A iniciativa decorreu no Auditório Municipal, que se encheu para ouvir a apresentação de Miguel Contreras, médico que tem dedicado parte do seu tempo a sensibilizar a sociedade a enveredar por uma alimentação mais saudável e sustentável.
Na abertura da sessão, Rosa Guerra, vereadora da Câmara Municipal com o pelouro da Agricultura, destacou ainda a mais valia desta palestra em termos “de aprendizagem e de benefícios para a saúde e o bem-estar de todos nós”, considerando por isso ser “um dever da Câmara Municipal apoiar este género de iniciativas”.
Explicando o teor da iniciativa, Patrícia Alexandrino referiu que a mesma pretendeu fazer a “relação entre aquilo que é uma alimentação saudável e uma alimentação de cuida do nosso meio ambiente”, surgindo “na sequência de várias dinâmicas que o Ashrama Bombarral tem realizado”.
Como salientou, este é um tema sobre o qual “todos temos consciência, não é uma novidade”, no entanto “temos de tomar uma atitude, porque cada pequena atitude que vamos tomando vai fazendo a mudança, quer para nós próprios quer para o meio ambiente”.
Entrando no conceito da alimentação saudável, o médico Miguel Contreras recorreu à visão apresentada no Programa Nacional da promoção da Alimentação Saudável da Direção Geral de Saúde (DGS), que nos convida a olhar para a roda dos alimentos, procurando seguir uma alimentação completa, equilibrada e variada.
Como complemento a este conceito, Miguel Contreras transmitiu ainda três importantes sugestões da DGS: ter uma boa hidratação, reduzir o consumo de sal, substituindo-o por ervas aromáticas ou especiarias, e reduzir o consumo de açúcar.
0 Comentários