Q

Previsão do tempo

13° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 14° C
13° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 14° C
14° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 14° C

Campeonato Mundial de Artes Marciais nas Caldas

Marlene Sousa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
De 7 a 9 de abril a “Wac World All Styles Championships 2017 & Feira Internacional de Cultura e Desporto” - (Campeonato Mundial de Artes Marciais) vai trazer às Caldas da Rainha cerca de seis mil atletas.
Apresentação da iniciativa, que decorrerá na Expoeste

Desde a passada quarta-feira a Federação Nacional, assim como a estrutura internacional – UWSKF (United World Sport Kempo Federation) passaram a ter a sua sede nas Caldas da Rainha.

Caldas da Rainha vai receber a 7ª edição da “Wac World All Styles Championships 2017 & Feira Internacional de Cultura e Desporto”, o maior evento de artes marciais e de desportos de combate, que reúne atletas de todo o mundo e dos mais variados estilos.

Depois do sucesso que foi no ano passado, a Câmara voltou a apoiar a Federação Portuguesa de Lohan Tao sob a égide da WACF, ICKKF e IKF, que escolheu novamente esta cidade para a realização do evento, que vai ter lugar nos dias 7, 8 e 9, na Expoeste.

Este grande evento desportivo de artes marciais e desportos de combate vai trazer às Caldas da Rainha cerca de seis mil atletas oriundos de 54 países, tendo sido apresentado no passado dia 29 na Expoeste.

Segundo a organização, terá um impacto económico de cerca de 500 mil euros no concelho. Por exemplo, o impacto para a hotelaria “não poderá ser melhor porque todos os hotéis das Caldas estão todos cheios, não temos alojamento para mais pessoas que estão a reservar quartos no Bombarral, Peniche, Alfeizerão, São Martinho e Nazaré”, explicou o organizador, o caldense Bruno Rebelo, presidente da WAC, WAC PRO, WAC Federation, diretor ICKKF e presidente da Federação Portuguesa de Lohan Tao.

Bruno Rebelo revelou que a Federação nacional, assim como a estrutura internacional passaram a ter a sua sede nas Caldas da Rainha, no espaço da Expoeste.

Esta é a terceira federação nacional sedeada nas Caldas, depois das do Badminton e Pentatlo, e a primeira mundial. O objetivo imediato da UWSKF será a preparação do chamado projeto olímpico, isto é, de tudo o que implica a preparação e participação dos atletas da modalidade nos Jogos Olímpicos.

O responsável sublinhou que “haverá quase todas as semanas eventos desportivos na cidade que terão lugar nos pavilhões municipais e que trarão muitas pessoas à cidade, esgotando os hotéis e restaurantes”.

A importância do turismo desportivo para o desenvolvimento do concelho

Esta 7ª edição da WAC contará também com a realização da Feira Internacional de Cultura e Desporto. “Promover a região e o país nos seus variados setores é um dos principais objetivos deste certame, que contará com stands de produtores, produtos e empresas, diversas apresentações e ainda a realização de competições e atividades lúdicas”, explicou o presidente da WAC Association. Gastronomia, folclore, artesanato, lojas de desporto e de alimentos naturais são algumas das vertentes que estarão presentes no certame.

Bruno Rebelo, atleta detentor de dezenas de títulos mundiais, fez questão de destacar que este evento só é possível de realizar nas Caldas devido ao “apoio incondicional da autarquia, o que não é fácil de encontrar em país nenhum do mundo”.

Para o responsável pelo pelouro do Desporto, Alberto Pereira, o facto de o Município ser palco de eventos desportivos internacionais em várias modalidades “traz mais-valias” para o desporto, mas também para a economia e turismo. “É um tipo de turismo que é interessante para a cidade porque, além do próprio, o participante vem com acompanhantes”, disse Alberto Pereira. “O turismo desportivo é uma componente muito importante para o desenvolvimento do concelho e a Câmara das Caldas reconhece isso”, afirmou.

Neste caso, trata-se de um evento que coloca a cidade no mapa ao nível da participação de pessoas e espetacularidade da modalidade” continua a explicar Alberto Pereira, “e isso é bom para todo o território, beneficiando setores como a hotelaria, a restauração e o comércio”.

A Câmara vai apoiar o evento com 30 mil euros mais toda a ajuda logística.

Os caldenses terão desconto de 50% nos bilhetes e todos os estudantes do concelho têm entrada gratuita mediante a apresentação do cartão de estudante.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

PSP intervém em jogo de futebol

O Comando Distrital da Polícia de Leiria da PSP transmitiu que no final de um jogo de futebol do escalão júnior realizado no passado sábado no Campo Luís Duarte, nas Caldas da Rainha, o juiz da partida “comunicou ao comandante do policiamento” ter existido uma “suposta tentativa de agressão ao árbitro” por parte do treinador de uma das equipas.

Bárbara Costa no “Centro das Conversas”

A iniciativa “Centro das Conversas”, realizada no passado dia 20, no Shopping Center La Vie Caldas da Rainha, contou com a presença de Bárbara Costa, Miss Petite Mesoamérica Portugal 2024 e vencedora do Mesoamerica International 2024, concurso de beleza e dança.

miss