Q

Previsão do tempo

9° C
  • Tuesday 12° C
  • Wednesday 9° C
  • Thursday 13° C
8° C
  • Tuesday 12° C
  • Wednesday 9° C
  • Thursday 13° C
8° C
  • Tuesday 12° C
  • Wednesday 9° C
  • Thursday 13° C

Surf para todos em Peniche envolveu mais de 250 alunos com deficiência

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A escola de surf inclusivo Special Surf 78 proporcionou no ano passado a mais de 250 alunos com deficiência, com idades compreendidas entre os 4 e os 65 anos, a oportunidade de fazerem surf com adequado acompanhamento técnico e pedagógico.
Um dos grupos que no ano passado fez surf

É uma escola de surf para todos que foi formada em 2011. Tem sede em Peniche e trabalha regularmente no Bar Bocaxica, na praia da Cova da Alfarroba. A sua principal missão é a utilização do surf como instrumento de intervenção terapêutica, educativa e recreativa em crianças e adultos com deficiência. Tem uma oferta desportiva e terapêutica (regular durante nove meses no ano) para populações com necessidades especiais e também dá aulas a pessoas sem deficiência.

Dispõe de uma equipa multidisciplinar com professores simultaneamente ligados à educação física, ao surf e à educação especial. Os professores responsáveis, Nuno Jesus e Edgar Jesus, descrevem que durante o ano de 2016 foi possível proporcionar o surf a doze instituições, seja de forma regular (uma vez por semana no período de dois a três meses) ou de forma pontual (uma aula de duas horas ou um dia inteiro).

Dos 236 alunos com deficiência, a maioria (54) apresentava perturbação do espectro do autismo, seguindo-se deficiência mental/intellectual (52), hiperatividade/défice de atenção (35), paralisia cerebral (23), atrasos no desenvolvimento global (22), contexto social desfavorecido/risco de exclusão (15), trissomia 21 (14), multideficiência (12), paraplegia/tetraplegia (5), frágil (2), deficiência visual (1) e obesidade infantil (1).

A classe mais regular (oito meses todos os fins de semana) de surf terapia/inclusivo contou com 28 alunos com diferentes necessidades especiais, que realizaram a atividade simultaneamente com 25 alunos sem deficiência.

É entregue um relatório anual de avaliação de competências técnicas e pedagógicas dos alunos com deficiência da classe de surf terapia, para que possa ser partilhado com os restantes médicos e terapeutas.

A escola também realiza atividades com instituições e escolas de forma pontual e recreativa, com alunos com e sem deficiência. Habitualmente a 1 de junho, “Dia Mundial da Criança”, a Special Surf 78 em conjunto com o beach bar Bocaxica Surf, oferece aulas de surf à comunidade educativa de Peniche (em especial aos alunos com deficiência), contando com a participação de todos os agrupamentos de escolas do concelho de Peniche.

Embora de forma sazonal, tenta contribuir para o desenvolvimento do turismo acessível.

Em 2015 a Special Surf 78 foi considerada uma iniciativa Es+ com alto potencial de inovação e empreendedorismo social em Portugal, pelo MIES (Mapa de Inovação e Empreendedorismo Social em Portugal).

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

V Jornadas SIPO Júnior

Entre os dias 12 a 15 de abril decorre a 5ª edição das Jornadas da Semana Internacional de Piano de Óbidos (SIPO) Júnior, no Auditório Municipal de Óbidos, com master classes de piano, seminário de improvisação, concertos comentados e uma audição final dos...

sipo

Mostra de Renda de Bilros na Eira do Paço Real

A Junta de Freguesia de Serra d'El-Rei assinou no passado domingo um acordo para que a realização da Mostra Internacional de Renda de Bilros da Serra d'El-Rei, que deverá decorrer entre 27 e 29 de maio seja realizada na Eira do Paço Real da freguesia, inspirada na...

mostra

“Mercadinho de Trocas” no Mercado Municipal

O Mercado Municipal do Bombarral viveu no passado sábado mais uma manhã de brincadeira e partilha com a realização do “Mercadinho de Trocas”, iniciativa em que as crianças têm oportunidade de trocar entre si jogos, livros e brinquedos que já não usam. A atividade,...

mercado