Q

Previsão do tempo

17° C
  • Wednesday 20° C
  • Thursday 19° C
  • Friday 20° C
17° C
  • Wednesday 20° C
  • Thursday 19° C
  • Friday 20° C
18° C
  • Wednesday 21° C
  • Thursday 20° C
  • Friday 21° C

Município das Caldas relança o programa “Jovens em Acção”

Mariana Martinho
29 de Março, 2017
Interrompido há seis anos, o Município das Caldas da Rainha decidiu relançar o programa de apoio ao associativismo juvenil, “Jovens Em Acção”, que contempla uma verba anual de 10 mil euros. Apresentado na passada quarta-feira, o programa irá permitir apoiar os jovens e estudantes do concelho, com idades compreendidas entre os 12 e os 30 anos, bem como as associações juvenis, nos projetos ou eventos propostos em diversas áreas, que possam ser do interesse municipal.
Apresentação do programa “Jovens em Acção”

Criado em 2004 pela Câmara Municipal das Caldas da Rainha, o programa acabou mais tarde por ser transferido para a ADJCR (Associação para o Desenvolvimento da Juventude das Caldas da Rainha), e nessa altura foi suspenso para ser reformulado. Durante o período de apoio, muitos foram os projetos financiados pelo “Jovens em Acção”, como é o caso do livro / DVD “Rebobina”, sobre a história dos primeiros anos do Caldas Late Night, bem como, eventos organizados pelos estudantes, no âmbito de Provas de Aptidão Pedagógica e Área-Projeto.

Agora relançado, este programa contempla um apoio financeiro, técnico e logístico por parte da autarquia e do Centro da Juventude das Caldas da Rainha, relativo às áreas consideradas de interesse municipal (Ação Social, Ambiente, Animação Cultural, Área Científica, Artes, Desporto e Turismo, entre outras).

Segundo o vice-presidente, Hugo Oliveira, “temos aqui o relançamento de um programa que incentiva a execução de projetos, o associativismo e a dinâmica juvenil no concelho das Caldas da Rainha, e que teve sucesso na edição anterior”.

O programa encontra-se dividido em quatro fases ao longo do ano, sendo que a próxima fase de entrega de fichas de candidaturas deve ser feita até ao final deste mês, seguindo-se a outra fase de entrega que será até 30 de junho.

Em cada uma das fases, os projetos devem ser executados durante o trimestre imediato, e terão um acompanhamento dos técnicos da Câmara ou Centro da Juventude. Os projetos serão avaliados por um júri, decidido anualmente pela Câmara Municipal e presidido pelo vereador da Juventude, e que “preferencialmente serão elementos que tenham uma ligação com a cidade para fazer uma análise mais correta”.

Assim, o júri irá ter em conta o interesse dos projetos apresentados, tendo em vista a sua integração junto da comunidade, a capacidade de mobilização e envolvimento dos jovens, a adequação dos objetivos relativamente aos custos globais do projeto, a capacidade da organização juvenil em mobilizar outros apoios e patrocinadores para a realização do evento, e os resultados obtidos em ações anteriormente desenvolvidas. Após avaliação atribuída pelo júri, serão especificados os apoios concedidos, no prazo de 15 dias úteis.

Segundo Hugo Oliveira, “quanto maior for o envolvimento na comunidade, maior é a possibilidade de terem apoio do município”, que tem como valor base dez mil euros por ano a repartir pelo número de projetos apresentados e aprovados. Contudo, caso não haja projetos que mereçam o apoio num trimestre, “o valor pode ser transitado para o semestre seguinte, de forma a gastar o dinheiro disponível”.

“O que mais queremos é apoiar os nossos jovens, e que estes continuem a desenvolver projetos tão interessantes como aqueles que já se realizaram na edição passada”, salientou o vice-presidente, destacando que “muitas vezes nem sequer é necessário despender qualquer verba, uma vez que há jovens que só precisam de algum apoio ao nível logístico e acompanhamento nas suas atividades”.

As fichas de candidatura encontram-se disponíveis no Centro da Juventude ou através do site da Câmara Municipal das Caldas da Rainha.

Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Espaço AbraçAr-te abre portas

O Espaço AbraçAr-te, na Rua Principal, nº 56, em Mata de Porto Mouro, Santa Catarina, nas Caldas da Rainha, abre portas com o espetáculo Raiz, numa criação de Daniel Seabra e Mafalda Gonçalves, e música de Miguel De.

Atribuição de 75 bolsas de estudo nas Caldas

Decorre até 12 de novembro o prazo para apresentação das candidaturas para atribuição de 75 bolsas de estudo, no valor unitário de 800 euros, relativas ao ano letivo 2021/2022, destinadas a alunos oriundos de agregados familiares carenciados que pretendam prosseguir estudos em estabelecimentos de ensino superior sediados fora do concelho das Caldas da Rainha.

pexels stanley morales 3186386

Clube de Leitura presencial

A Biblioteca Municipal das Caldas da Rainha acolhe a realização do Clube de Leitura em formato presencial, organizado pelas leitoras Marta Ambrósio e Elisa Santos, no dia 30 de outubro, pelas 15h00.