Q

Previsão do tempo

12° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
  • Monday 15° C
12° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
  • Monday 14° C
12° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 15° C

Grande criatividade e qualidade no Festival de Cocktails do Oeste

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Do programa constou o II Festival Fusion, que tentou fazer a harmonia entre um cocktail e uma iguaria doce, numa competição reservada aos alunos das escolas do Turismo de Portugal. O III Festival para jovens foi dirigido a todos os alunos na preparação de cocktails e o IV Festival de Veteranos foi uma competição entre profissionais que puderam dar largas ao seu talento.
No Festival Fusion, num lado preparava-se a sobremesa e no outro o cocktail

Alunos de várias escolas de hotelaria e turismo do país e barmen veteranos participaram nas Caldas da Rainha no IV Festival de Cocktails do Oeste, que nos dias 24 e 25 de março reuniu 52 concorrentes para mostrarem as suas habilidades e competências, numa iniciativa que primou pela qualidade dos trabalhos produzidos.

“É o melhor evento de bar da região Oeste”, não tem dúvida em afirmar o chef Jorge Guilherme, da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO), estabelecimento de ensino que organizou e acolheu o festival.

Tratou-se de um encontro de alunos com profissionais de referência com o único objetivo de partilha de experiências e de oportunidade de convívio com o intuito de poderem dar asas à criatividade e desta forma mostrar o que de melhor se vai fazendo nas escolas e nos bares na atualidade.

Houve momentos de formação com a realização de vários workshops sobre mixologia moderna, vinho do Porto, licor Beirão e de apresentação do Lisbon Bar Show (uma das maiores feiras de bar do mundo, a ter lugar a 16 e 17 de maio, em Lisboa), e um debate sobre a profissão de barman.

Na sexta-feira, o II Festival Fusion, em que a fusão entre o bar e a pastelaria era o mote, foi uma das atrações do evento, reunindo nas Caldas da Rainha alunos destas duas áreas de oito escolas do país pertencentes ao Turismo de Portugal.

Tendo como produto base o Licor Beirão, foi lançado um desafio aos concorrentes para, em pares, elaborarem um cocktail conjugado com a sobremesa, o que resultou num conjunto bastante atrativo aos olhos e ao paladar. O JORNAL DAS CALDAS foi júri neste concurso, onde apareceram combinações bastante originais e criativas, e onde era avaliado não só o sabor da bebida e da sobremesa como também a descrição que os alunos iam fazendo da sua performance e ingredientes utilizados.

Foram vistas algumas combinações em homenagem à pera rocha do Oeste – os alunos de Portimão confecionaram uma pera recheada com quatro camadas, onde não faltou compota de pera rocha, e usaram no cocktail pera bêbada, enquanto os do Estoril usaram aguardente e geleia de pera rocha.

Os alunos da EHTO evidenciaram a maçã da região, usando como um dos ingredientes xarope de apple pie, mas também houve quem preferisse destacar produtos das suas próprias terras de origem, como aconteceu, por exemplo, com os alunos da escola de Vila Real de Santo António, que usaram amêndoa, figo e aguardente de medronho – tipicamente algarvios.

Nalguns casos verificou-se até preocupação com a escolha da loiça, como se viu nos alunos de Coimbra, que usaram loiça contemporânea para a sobremesa e mais clássica para o cocktail, servido como se fosse o “chá das cinco”, onde não faltava uma flor – um amor-perfeito. Também não se esqueceram da maçã de Alcobaça nem da ginja de Óbidos.

Uma sobremesa num copo tombado e um cocktail com sabores mais cítricos foi a proposta dos alunos de Faro, enquanto os de Viana do Castelo apostaram no limão para a sobremesa, através de crumble, marmelada e creme gel, e no cocktail incluíram na mistura sumo de limão e de laranja. Os alunos de Lisboa apostaram em ervas aromáticas e em produtos das Beiras, como doces à base de ovos e mousse de queijo da Serra, tendo em conta a origem do produto obrigatório – o Licor Beirão.

Houve uma grande variedade de técnicas usadas, mostrando que estes alunos atingiram já um alto nível de conhecimentos, não tendo sido por acaso que foram escolhidos para o concurso. A vitória coube aos alunos de Coimbra, Vítor Gonçalves (bar) e Rute Ferreira (pastelaria).

Os participantes acabariam o dia num jantar no The Literary Man Hotel, em Óbidos, na presença do vice-presidente da Câmara de Óbidos, Pedro Félix, do presidente da Assembleia Municipal e dono do hotel, Telmo Faria, e do diretor da EHTO, Daniel Pinto, que exortaram os estudantes a aproveitarem as oportunidades que a procura do setor turístico pode proporcionar.

No sábado realizou-se o III Festival de Cocktails Jovem, destinado a qualquer aluno das escolas participantes, onde igualmente as criações apresentadas estiveram em bom nível, e o IV Festival de Cocktails Veteranos, destinado a profissionais do setor. No total houve 36 concorrentes.

João Pedro Costa, da escola de Lamego, foi o vencedor do Festival Jovem, enquanto que Arlindo Duarte ganhou no Festival de Veteranos.

Segundo Jorge Guilherme, “esteve bonita a festa e vi muita qualidade e entrega por parte dos participantes. Foi bonito ver alunos em palco e ao lado os seus mestres em total empatia a mostrarem o que de melhor se faz em Portugal na área do bar e também na pastelaria. Foi bonito ver grandes profissionais, do melhor que se faz por essa Europa, mostrarem aos nossos alunos qual é o caminho a seguir e ver esses mesmos profissionais ainda agradecerem o facto de estarem connosco”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

GNR leva presentes de alunos a idosos

Alunos da turma 8C da Escola Básica e Secundária Fernão do Pó, do Bombarral, prepararam presentes alusivos à páscoa para serem distribuídos por idosos que vivem no concelho.

idosos

Barbeiro desaparecido

Um barbeiro brasileiro, de 42 anos, está desaparecido desde 3 de março, havendo suspeitas de que se possa ter afogado no mar na Foz do Arelho, localidade onde residia, mas não havendo testemunhas todas as hipóteses estão em aberto, tendo o caso sido comunicado ao Ministério Público e à Polícia Judiciária.

desaparecido0