Q

Previsão do tempo

19° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 21° C
20° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 22° C
20° C
  • Saturday 22° C
  • Sunday 24° C
  • Monday 23° C

Exposição “Como a Anestesiologia Mudou o Mundo”

Marlene Sousa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Museu do Hospital e das Caldas inaugurou no passado dia 25 a exposição itinerante da Sociedade Portuguesa de Anestesiologia intitulada “Como a Anestesiologia Mudou o Mundo”, sobre a história e a atualidade desta especialidade médica.
Mostra no Museu do Hospital e das Caldas

A mostra de 24 painéis estará patente na sala de exposições temporárias e no átrio das consultas externas até 24 de abril.

Produzida pela Sociedade Portuguesa de Anestesiologia, a exposição já esteve em vários hospitais do país e por proposta do médico Joaquim Urbano, diretor do Serviço de Anestesiologia do Centro Hospitalar do Oeste (CHO), foi acolhida nas Caldas.

Joaquim Urbano é anestesiologista desde 1982 e diz que esta especialidade da medicina tem a sua génese “no controlo, ausência ou alívio da dor” e é uma das que “mais evoluiu nos últimos anos e um dos marcos mais importantes no processo da humanidade”. “A necessidade de abolir a dor impulsionou o homem na invenção e na descoberta de produtos e técnicas para o conseguir”, referiu.

Nascida da necessidade de aliviar o sofrimento físico e consequentemente emocional, a anestesiologia foi também a pioneira da criação da medicina da dor, valência que aprofunda o estudo dos mecanismos de dor e do seu alívio, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos doentes com dor aguda e crónica.

A 16 de outubro de 1846, Edward Abbot fez a primeira demonstração pública da anestesia geral. No entanto, a anestesiologia não se ficou pela reinvenção da cirurgia, criou equipas de especializadas em reanimação cardiorrespiratória, implementando as unidades de emergência médica intra e extra-hospitalar e o transporte do doente crítico, essenciais para o cuidado dos doentes que necessitam de intervenção médica urgente.

Para Joaquim Urbano, é inquestionável a importância do papel do anestesiologista que “inicialmente estava limitados ao bloco operatório à anestesia cirúrgica” e agora tem um papel vasto no âmbito da anestesia em várias áreas como no parto, medicina intensiva, medicina da dor crónica, medicina de emergência e nos cuidados paliativos”.

O médico destacou que a exposição pretende veicular o papel decisivo desta especialidade médica no progresso da ciência, da medicina e da humanidade.“Está montada de uma forma muito leve e interessante e permite ao público em geral ter uma noção exata o que é a anestesia atualmente em Portugal”, apontou.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Livro de Inês Sofia “O segundo lado da perfeição” alerta para romances tóxicos

“O segundo lado da perfeição” é como se designa o livro da jovem Inês Sofia que foi lançado no passado dia 7 na Escola Básica e Secundária Fernão do Pó, no Bombarral.
É o segundo livro da autora, de 19 anos, e é uma história de amor entre dois adolescentes. “É sobre um relacionamento abusivo. Os seus sinais, a forma como se expressa, a maneira como se faz sentir, e, principalmente, a culpa com que as vítimas ficam”, contou.

ines 1

Papagaios gigantes coloriram o céu na Foz do Arelho

O passado fim-de-semana foi de grande animação na Foz do Arelho, com diversos eventos a terem lugar, no âmbito do 2º Festival da Lagoa. No domingo, os papagaios tomaram conta do céu.

primeira

Urgência de Ginecologia/Obstetrícia e Bloco de Partos continuam fechados ao fim de semana

A Urgência de Ginecologia/Obstetrícia e Bloco de Partos no hospital das Caldas da Rainha, na Unidade Local de Saúde (ULS) do Oeste, vão continuar a não receber utentes entre as manhãs de sexta-feira e de segunda-feira e quem necessitar de assistência médica deverá dirigir-se ao Hospital de Santarém, pertencente à ULS da Lezíria.

urgencia