Q

Previsão do tempo

17° C
  • Wednesday 20° C
  • Thursday 19° C
  • Friday 20° C
17° C
  • Wednesday 20° C
  • Thursday 19° C
  • Friday 20° C
18° C
  • Wednesday 21° C
  • Thursday 20° C
  • Friday 21° C

Espaço gastronómico inovador venceu Concurso de Negócios Oeste Portugal

Mariana Martinho
29 de Março, 2017
Dos dez finalistas ao Concurso de Negócios de Promoção do Espírito Empresarial na Região Oeste, apenas três projetos foram escolhidos pelo júri para receber os quinze mil euros em prémios. Um espaço gastronómico - “Environmental Food & Fun Xperience”, um portal de comércio de produtos agrícolas online - “Mapo” e uma empresa de animação turística - “Tugabuddies” foram os negócios distinguidos na cerimónia de entrega de prémios, que decorreu na passada quinta-feira, no Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha, onde também foram atribuídos menções honrosas a outros três projetos.
Grupo de finalistas

O Concurso de Negócios Oeste Portugalm organizado pela Comunidade Intermunicipal do Oeste e a Associação Empresarial da Região Oeste (Airo), realizou-se entre 27 de outubro de 2016 a 23 de março de 2017, e teve como objetivo de promover, apoiar, acompanhar e ajudar a implementar projetos que sejam inovadores, tenham viabilidade económica e financeira, sejam potenciadores de criação de novos postos de trabalho qualificado e produzam um efeito impulsionador no contexto de mercado global. Nesse sentido foram rececionados 27 projetos, dos quais o júri selecionou dez para estarem na final e para apresentarem as suas ideias de negócio.

A sessão de abertura do concurso contou com a presença de Ana Abrunhosa, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, Pedro Folgado, presidente da OesteCIM, Ana Maria Pacheco, presidente da direção da Airo e André Macedo, da OesteCIM, seguindo-se apresentação dos projetos. O projeto vencedor foi o “Environmental Food & Fun Xperience”, que consiste em englobar num edifício, situado no centro da cidade de Torres Vedras, diversos serviços, uma parte ligada à gastronomia e cafetaria, e outra a outras atividades.

Inspirado no conceito Time Out Market, criado no Mercado da Ribeira, em Lisboa, Gualter Costa, responsável pela ideia de negócio, decidiu apostar na “dinamização do centro da cidade, emprestando-lhe uma nova vida e capacidade para atrair pessoas para um mais ambiente aprazível”.

O projeto prevê quatro espaços ligados à restauração, uma cafetaria e uma esplanada, ou seja, “o que de melhor a cidade e região tem para oferecer: restaurantes, chefs e produtos nacionais”, bem como outros serviços.

O segundo negócio vencedor foi o “Mapo – Mercado Agrícola Português Online”, composto por três jovens estudantes e empreendedores, Diogo Massena, Hugo Borga e Marcelo Amaral, do curso de Engenharia Informática na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Leiria. Sedeado no edifício Caldas Empreende, em Caldas da Rainha, o “Mapo” consiste num portal de comércio de produtos agrícolas online, nomeadamente agroindustriais, cereais, ervas aromáticas, florícolas, frutícolas, hortícolas e viveiros.

O portal permite que qualquer produtor possa colocar todos os seus produtos à venda de forma totalmente gratuita e sem qualquer comissão sobre as vendas. Isso, segundo Marcelo Amaral, “permite acompanhar os produtores, desde o processo de produção até à comercialização, interligando todos os meios e potenciando a criação de sinergias entre os pequenos produtores e o consumidor final, assim como entre produtores com dimensões mais alargadas e entidades que visam a exportação”.

O negócio pretende não só potenciar o desenvolvimento agrícola da região, mas também de todo o país, dispondo ainda de outros serviços, como a criação de micro-páginas para os produtores que procuram uma presença na internet, associada a um baixo custo. Além disso, os três jovens explicaram que estão a desenvolver novas funcionalidades, de modo a “enriquecer bastante os serviços que o portal irá oferecer”.

Desde o seu lançamento no evento “Frutos 2016” e até ao presente, “o negócio tem apresentado um crescimento exponencial, tendo vindo a conquistar alcance internacional, com 95 países a acederem ao site”.

Os irmãos Pedro Penas e João Penas foram os responsáveis pelo terceiro projeto vencedor do Concurso de Negócios, com a “Tugabuddies”. Este projeto consiste numa empresa de animação turística, que acompanha a estadia e os desejos do turista em Portugal, através de passeios personalizados e com maior destaque em Peniche (Penichesurf Trip) e na Nazaré (NazaréCanyon Experience).

Este projeto aposta no “Tourism Tours and Concierge Service” através do “free trip advisor” (conselheiro de viagem gratuito), o “Lisbon Insomnia Tour” (uma espécie de “rally tascas”), o “Sintra’s Fairy Tale” (ligado à história, mar e gelados) e o “West Customized Tour” (circuito pelo Oeste: Fátima, Batalha, Alcobaça, Nazaré, Óbidos ou Rio Maior) e ainda o “Buddy Corporate“, dirigido a empresas. Contudo, os responsáveis têm a intenção de constituir uma marca nova, a “BuddyApp”, através de uma sociedade de quotas.

De acordo com os responsáveis, “o intuito é de oferecer uma experiência diferente aos “novos turistas”, que querem viver uma experiência autêntica no destino”.

Após apresentação dos projetos, os presidentes das Câmaras do Oeste juntaram-se aos elementos do júri para entregar os três primeiros prémios e as três menções de honra.

Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Espaço AbraçAr-te abre portas

O Espaço AbraçAr-te, na Rua Principal, nº 56, em Mata de Porto Mouro, Santa Catarina, nas Caldas da Rainha, abre portas com o espetáculo Raiz, numa criação de Daniel Seabra e Mafalda Gonçalves, e música de Miguel De.

Atribuição de 75 bolsas de estudo nas Caldas

Decorre até 12 de novembro o prazo para apresentação das candidaturas para atribuição de 75 bolsas de estudo, no valor unitário de 800 euros, relativas ao ano letivo 2021/2022, destinadas a alunos oriundos de agregados familiares carenciados que pretendam prosseguir estudos em estabelecimentos de ensino superior sediados fora do concelho das Caldas da Rainha.

pexels stanley morales 3186386

Clube de Leitura presencial

A Biblioteca Municipal das Caldas da Rainha acolhe a realização do Clube de Leitura em formato presencial, organizado pelas leitoras Marta Ambrósio e Elisa Santos, no dia 30 de outubro, pelas 15h00.