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Agrupamentos de escolas recebem tablets para projeto-piloto de aprendizagem da matemática

Francisco Gomes

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Cinco agrupamentos de escolas da região Oeste estão a participar num projeto-piloto a nível nacional de utilização pedagógica de uma plataforma online que tem ajudado os alunos a aperfeiçoarem os seus conhecimentos de matemática, tendo recebido na semana passada 35 tablets destinados a essa aprendizagem, no valor unitário de cerca de 250 euros.
A sessão de entrega dos tablets decorreu nas Caldas da Rainha

A entrega realizou-se nas Caldas da Rainha, no Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro, um dos integrantes do projeto da plataforma mundial Khan Academy, a par do Agrupamento de Escolas Fernão do Pó (Bombarral), Agrupamento de Escolas do Cadaval, Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos e Agrupamento de Escolas D. Luís de Ataíde (Peniche).

A Samsung doou à Fundação PT tablets para afetação ao projeto-piloto, que por sua vez os cedeu às escolas pelo período do projeto (2016/2017 e 2017/18). No final do projeto regressam à Fundação PT, se não houver nenhuma diretiva em contrário.

Na sessão esteve Rui Cintrão, diretor do Agrupamento de Escolas D. Luís de Ataíde, a que foram entregues nove tablets para a escola básica do 1º ciclo do Filtro. Noémia Machado, da direção do Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro, recebeu dois tablets para a escola dos Casais da Serra, Emanuel Vilaça, diretor do Agrupamento de Escolas Fernão do Pó, ficou com dez tablets para a escola do 1º ciclo do Bombarral, Luís Mendes, diretor do Agrupamento de Escolas do Cadaval, levou doze tablets para a escola básica do Cadaval e José Nascimento, da direção do Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos, entregará dois tablets à escola do Complexo dos Arcos. São os estabelecimentos que mais precisam dos equipamentos.

A ação tem vindo a decorrer desde fevereiro deste ano e visa abranger 850 alunos, de 40 turmas, do 1º ao 9º ano.

O desafio da iniciativa surgiu da Fundação PT à Direção-Geral de Educação, com o envolvimento da Educom, associação que promove formação e avaliação do impacto deste projeto, e da Samsung.

João Carlos, em representação do diretor-geral da Educação, disse que se trava “uma guerra em prol do futuro dos alunos”, e como “sem omeletes não se fazem ovos”, os tablets ajudarão no trabalho que está a ser desenvolvido. “A ligação à internet é fundamental e vamos tentar resolver o problema”, adiantou.

Fernando Reis, da Educom, fez o ponto de situação do projeto, relatando que os alunos têm estado motivados. Os docentes também estão a aprender como rentabilizar os recursos disponibilizados, tendo em conta que há escolas com melhores condições do que outras.

Susana Colaço, da Fundação PT, descreveu que a plataforma apresenta atualmente 475 competências possíveis. Nesta altura, “é interessante ver o relato dos professores a contarem a motivação dos alunos com plataforma. Mesmo aos alunos que têm muitas dificuldades permite-lhes que vão ao seu próprio ritmo. Os alunos que estavam completamente afastados da matemática agora estão motivados. Claro que também há outros que com ou sem Khan Academy continuam na mesma”.

Miguel Castro, professor de matemática destacado na Fundação PT, divulgou a criação de um torneio interturmas para aferir as competências dos alunos e motivá-los ainda mais. Haverá prémios para os alunos, professores e agrupamentos.

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