Q

Previsão do tempo

17° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
17° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
18° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 16° C

Projeto cultural dinamizado pela União de Freguesias no Parque deverá continuar

Mariana Martinho

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
“Ares de Arte no Parque” é nome do projeto que está a ser dinamizado pela União de Freguesias de Caldas da Rainha - Nossa Senhora do Pópulo, Coto e São Gregório no Parque D. Carlos I e que vai decorrer até 31 de março. Assim, para fomentar o enriquecimento cultural nas Caldas da Rainha, o projeto irá até ao fim do mês proporcionar momentos de lazer e de aprendizagem, como na próxima sexta-feira, pelas 21h00, um espetáculo intitulado "Pranto de Maria Parda", no Museu José Malhoa, e no próximo domingo, pelas 15h00, a apresentação do livro "Coração de Leão", da autora Vanda Furtado Marques, no Céu de Vidro
Os conferencistas Fernando Pinto do Amaral e Teresa André, acompanhados pelo diretor do Museu Malhoa

Para o presidente da União de Freguesias, Vítor Marques, a “Ares de Arte no Parque é um conjunto de atividades que vamos continuar a querer”.

O projeto, que começou no passado dia 8 com uma iniciativa “Sobre Mulheres”, consiste na dinamização de diversas atividades que pretendem fomentar o enriquecimento cultural nas Caldas da Rainha, englobando vários parceiros locais. Pretende ainda criar oportunidades para as pessoas usufruírem de momentos de aprendizagem e lazer, através das várias formas de artes no parque.

A iniciativa já realizou um conjunto de conferências, como “António Pedro de corpo inteiro”, com a oradora Teresa André, licenciada em Línguas e Literaturas Modernas e “Uma inquietação sem remédio. Apenas uma narrativa”, com o orador Fernando Pinto do Amaral, coordenador do Plano Nacional de Leitura, que falou sobre a vida da personalidade literária e artística de António Pedro, no âmbito dos 50 anos da morte do escritor. Além disso, também houve uma conversa sobre marionetas, com José Carlos Barros, da Associação Criadores de Imagens.

“Ares de Arte no Parque” proporcionou igualmente um conjunto de exposições tais como a obra de António Pedro na Casa dos Barcos, uma mostra de marionetas de José Ramalho no Museu José Malhoa e uma exposição de livros sobre teatro e poesia, com curadoria da Biblioteca Municipal das Caldas da Rainha, no mesmo local onde funcionou a Feira do Livro Usado.

O espetáculo “Pranto de Maria Parda”, de Gil Vicente, antecipa a comemoração do Dia Mundial do Teatro. Criado a partir do texto de Gil Vicente, o espetáculo conta com a interpretação de Eunice Correia e encenação de José Ramalho, que relaciona o trabalho do ator com o teatro de marionetas.

Já na altura da apresentação do livro “Coração de Leão” serão realizadas diversas atividades dirigidas às crianças acerca da temática da obra.

No dia 27 de março, a iniciativa vai assinalar o Dia Internacional do Teatro, com uma exposição, intitulada “O Que é o Teatro?”, na Casa dos Barcos. Esta mostra vai contar com vinte e quatro painéis, acompanhados de textos e documentação, para auxiliar o visitante a navegar sobre a História do Teatro.

Vítor Marques explicou que o “março é um mês em que se celebra o teatro e as marionetes, e parecia pertinente que usássemos para dinamizar algumas iniciativas ligadas à cultura”, envolvendo um conjunto de instituições e parcerias, desde a Câmara, a Biblioteca Municipal até mesmo o Museu José Malhoa, “no sentido de poder dinamizar e de criar hábitos culturais dentro do parque”.

Segundo o responsável, “seria interessante que pudéssemos calendarizar março como mês dedicado às artes”, através de atividades ligadas à poesia e ao teatro. Destacou também que a intenção é continuar a realizar este conjunto de atividades em março, com a promessa de “conseguimos dar um bocado mais de consistência às iniciativas”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

“Flash mob” comemorou 30 anos da EB de Santo Onofre

Um “flash mob” com a participação de cerca de uma centena de pessoas para assinalar os 30 anos da Escola Básica de Santo Onofre foi o momento alto do Dia Aberto daquele estabelecimento escolar, que decorreu no passado sábado.

dji 0226 0161

PSP intervém em jogo de futebol

O Comando Distrital da Polícia de Leiria da PSP transmitiu que no final de um jogo de futebol do escalão júnior realizado no passado sábado no Campo Luís Duarte, nas Caldas da Rainha, o juiz da partida “comunicou ao comandante do policiamento” ter existido uma “suposta tentativa de agressão ao árbitro” por parte do treinador de uma das equipas.