O Governo lançou o novo programa de formação e qualificação de adultos através do alargamento da rede de Centros Qualifica, passando dos atuais 240 para 300 centros até ao final do próximo ano.
Maria do Céu Santos, diretora do agrupamento, explicou ao JORNAL DAS CALDAS o modelo do novo Programa Qualifica, que é um “centro especializado na qualificação de adultos e está vocacionado para a informação, aconselhamento e encaminhamento para ofertas de educação e formação profissional de adultos com idade igual ou superior a 18 anos, tendo em vista, nomeadamente, a conclusão do ensino secundário e/ou a obtenção de uma qualificação profissional”.
“Pretende-se melhorar os níveis deeducação e formação dosadultos,contribuindo assim para a melhoria dos níveis de qualificação da população e a melhoria da empregabilidade dos indivíduos ”, adiantou a responsável.
Quanto à diferença dos antigos Centros para a Qualificação e Ensino Profissional, Maria do Céu disse que “distinguem-se essencialmente pela diferença de procedimentos na validação e nacertificação”. O programa destina-se principalmente a quem tem 18 ou mais anos, mas excecionalmente pode ser uma solução para os jovens que não se encontram a estudar, nem a trabalhar, nem em formação. “A partir dos 15 anos, os jovens também se podem dirigir ao nosso centro a fim de serem encaminhados para ofertas que se adequem às suas expectativas”, acrescentou a diretora do agrupamento. Dirige-se também a adultos que procurem melhorar as suas qualificações, tendo em vista, nomeadamente, a conclusão do ensino secundário e/ou a obtenção de uma qualificação profissional,
Vai trabalhar emarticulação com outros centros,entidades formadoras,o Instituto de Emprego e Formação Profissional e juntas de freguesia, entre outros parceiros.
O Centro Qualifica funcionana Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, sede do Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro.
Segundo a responsável, a “equipa de formadores foi crescendo à medida das necessidades, neste momento contamos com dez docentes, que não estão a tempo inteiro e com duas Técnicas de Orientação, Reconhecimento e Validação de Competências”.
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