Q

Previsão do tempo

17° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 14° C
17° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 14° C
18° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 14° C

Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro inaugurou Centro Qualifica para formação de adultos

Marlene Sousa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro inaugurou no dia 21 o Centro Qualifica, que veio substituir o antigo Centro para a Qualificação e Ensino Profissional (CQEP).

O Governo lançou o novo programa de formação e qualificação de adultos através do alargamento da rede de Centros Qualifica, passando dos atuais 240 para 300 centros até ao final do próximo ano.

Maria do Céu Santos, diretora do agrupamento, explicou ao JORNAL DAS CALDAS o modelo do novo Programa Qualifica, que é um “centro especializado na qualificação de adultos e está vocacionado para a informação, aconselhamento e encaminhamento para ofertas de educação e formação profissional de adultos com idade igual ou superior a 18 anos, tendo em vista, nomeadamente, a conclusão do ensino secundário e/ou a obtenção de uma qualificação profissional”.

“Pretende-se melhorar os níveis deeducação e formação dosadultos,contribuindo assim para a melhoria dos níveis de qualificação da população e a melhoria da empregabilidade dos indivíduos ”, adiantou a responsável.

Quanto à diferença dos antigos Centros para a Qualificação e Ensino Profissional, Maria do Céu disse que “distinguem-se essencialmente pela diferença de procedimentos na validação e nacertificação”. O programa destina-se principalmente a quem tem 18 ou mais anos, mas excecionalmente pode ser uma solução para os jovens que não se encontram a estudar, nem a trabalhar, nem em formação. “A partir dos 15 anos, os jovens também se podem dirigir ao nosso centro a fim de serem encaminhados para ofertas que se adequem às suas expectativas”, acrescentou a diretora do agrupamento. Dirige-se também a adultos que procurem melhorar as suas qualificações, tendo em vista, nomeadamente, a conclusão do ensino secundário e/ou a obtenção de uma qualificação profissional,

Vai trabalhar emarticulação com outros centros,entidades formadoras,o Instituto de Emprego e Formação Profissional e juntas de freguesia, entre outros parceiros.

O Centro Qualifica funcionana Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, sede do Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro.

Segundo a responsável, a “equipa de formadores foi crescendo à medida das necessidades, neste momento contamos com dez docentes, que não estão a tempo inteiro e com duas Técnicas de Orientação, Reconhecimento e Validação de Competências”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

“Flash mob” comemorou 30 anos da EB de Santo Onofre

Um “flash mob” com a participação de cerca de uma centena de pessoas para assinalar os 30 anos da Escola Básica de Santo Onofre foi o momento alto do Dia Aberto daquele estabelecimento escolar, que decorreu no passado sábado.

dji 0226 0161

PSP intervém em jogo de futebol

O Comando Distrital da Polícia de Leiria da PSP transmitiu que no final de um jogo de futebol do escalão júnior realizado no passado sábado no Campo Luís Duarte, nas Caldas da Rainha, o juiz da partida “comunicou ao comandante do policiamento” ter existido uma “suposta tentativa de agressão ao árbitro” por parte do treinador de uma das equipas.