Q

Previsão do tempo

19° C
  • Tuesday 21° C
  • Wednesday 22° C
  • Thursday 20° C
20° C
  • Tuesday 21° C
  • Wednesday 23° C
  • Thursday 21° C
20° C
  • Tuesday 23° C
  • Wednesday 24° C
  • Thursday 22° C

Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro inaugurou Centro Qualifica para formação de adultos

Marlene Sousa
21 de Março, 2017
O agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro inaugurou no dia 21 o Centro Qualifica, que veio substituir o antigo Centro para a Qualificação e Ensino Profissional (CQEP).

O Governo lançou o novo programa de formação e qualificação de adultos através do alargamento da rede de Centros Qualifica, passando dos atuais 240 para 300 centros até ao final do próximo ano.

Maria do Céu Santos, diretora do agrupamento, explicou ao JORNAL DAS CALDAS o modelo do novo Programa Qualifica, que é um “centro especializado na qualificação de adultos e está vocacionado para a informação, aconselhamento e encaminhamento para ofertas de educação e formação profissional de adultos com idade igual ou superior a 18 anos, tendo em vista, nomeadamente, a conclusão do ensino secundário e/ou a obtenção de uma qualificação profissional”.

“Pretende-se melhorar os níveis deeducação e formação dosadultos,contribuindo assim para a melhoria dos níveis de qualificação da população e a melhoria da empregabilidade dos indivíduos ”, adiantou a responsável.

Quanto à diferença dos antigos Centros para a Qualificação e Ensino Profissional, Maria do Céu disse que “distinguem-se essencialmente pela diferença de procedimentos na validação e nacertificação”. O programa destina-se principalmente a quem tem 18 ou mais anos, mas excecionalmente pode ser uma solução para os jovens que não se encontram a estudar, nem a trabalhar, nem em formação. “A partir dos 15 anos, os jovens também se podem dirigir ao nosso centro a fim de serem encaminhados para ofertas que se adequem às suas expectativas”, acrescentou a diretora do agrupamento. Dirige-se também a adultos que procurem melhorar as suas qualificações, tendo em vista, nomeadamente, a conclusão do ensino secundário e/ou a obtenção de uma qualificação profissional,

Vai trabalhar emarticulação com outros centros,entidades formadoras,o Instituto de Emprego e Formação Profissional e juntas de freguesia, entre outros parceiros.

O Centro Qualifica funcionana Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, sede do Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro.

Segundo a responsável, a “equipa de formadores foi crescendo à medida das necessidades, neste momento contamos com dez docentes, que não estão a tempo inteiro e com duas Técnicas de Orientação, Reconhecimento e Validação de Competências”.

Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Protocolo apoia estudantes de Moçambique

A Câmara Municipal das Caldas da Rainha, o Politécnico de Leiria (IPL) e o Instituto de Bolsas de Moçambique assinaram, no passado sábado, um protocolo de cooperação que vai apoiar quatro estudantes de Moçambique que ingressem nos cursos Técnicos Superiores Profissionais ministrados pelo IPL.

protocolo

Carlota Canas Franca campeã em Alcobaça

Decorreu no Clube de Ténis de Alcobaça mais uma edição do torneio "Os Caloiros", prova oficial da Federação Portuguesa de Ténis destinada aos escalões de Sub12 e Sub16.

tenis 1

Caldas Rugby Clube mantém invencibilidade

Em jogo da 3ª jornada do campeonato nacional - Fase Apuramento Zona Sul, o Caldas Rugby Clube deslocou-se ao sintético do GD Direito, em Monsanto, para defrontar o ER Galiza, com bastante público afeto às duas equipas.

rugby 1