Q

Previsão do tempo

19° C
  • Tuesday 21° C
  • Wednesday 22° C
  • Thursday 20° C
20° C
  • Tuesday 21° C
  • Wednesday 23° C
  • Thursday 21° C
20° C
  • Tuesday 23° C
  • Wednesday 24° C
  • Thursday 22° C

A importância da matemática destacada no projeto Afinidades da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste

Marlene Sousa
21 de Março, 2017
Um almoço que juntou a matemática à mesa, numa partilha de conhecimentos entre os números e o curso de cozinha, foi a proposta do menu Afinidades, da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO). O desafio foi lançado aos alunos da turma finalista dos cursos de Técnicas de Cozinha e Pastelaria, e Técnicas de Serviço de Restauração e Bebidas, do 3º ano, que além da criação do menu e cocktail fizeram um panfleto sobre a iniciativa onde estava escrito: “Nem tudo o que pode ser contado conta, e nem tudo o que conta pode ser contado”, palavras de Albert Einstein (1879-1955), físico e matemático conhecido pela sua genialidade.
A matemática inspirou os alunos da EHTO que levaram à mesa do restaurante pedagógico, uma refeição ligada aos algarismos

A matemática inspirou os alunos da EHTO, que levaram à mesa do restaurante pedagógico, no passado dia 16, uma refeição ligada aos números e equações. Adecoração da sala também contou com diversos apontamentos que fizeram os clientes recordar os algarismos, esferas, círculos, cubos e pirâmides. Foi mais uma edição do projeto “Afinidades”, que une as disciplinas teóricas e práticas da escola.

O almoço temático iniciou com cocktails inspirados nos números. Os nomes dos pratos foram dedicados à matemática. “Prisma Triangular” foi o nome dado à entrada composto por triângulo de queijo e compota de frutos vermelhos.

“Cilindros, Esferas e Cubos” foi o título do prato de peixe – tamboril escalfado, legumes e batatas.

“Cubos, Círculos e Pirâmides” assim se designou o prato de carne composto por naco de novilho grelhado, ananás e arroz.

“Semiesfera de Chocolate” foi o nome dado à sobremesa composta por gelado de fruta e brownie.

Daniel Pinto, diretor da EHTO, sublinhou que o mundo da hotelaria, cozinha e bar também vive da matemática. “Para ser um excelente profissional na área do turismo é preciso ter conhecimento de várias técnicas como gestão, contabilidade, informação financeira”, disse.

Ana Catarina Ferreira, professora de matemática, revelou que os alunos perceberam que a matemática “está presente todos os dias na nossa vida em várias áreas”. “O objetivo da iniciativa foi eles perceberem onde na cozinha estaria presente a matemática”, explicou a docente, acrescentando que eles “foram suficientemente criativos, para associarem a matemática à área do bar e cozinha”.

O evento também contou com a colaboração dos chefes Luís Tarenta, Tiago Costa e Jorge Guilherme.

Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Protocolo apoia estudantes de Moçambique

A Câmara Municipal das Caldas da Rainha, o Politécnico de Leiria (IPL) e o Instituto de Bolsas de Moçambique assinaram, no passado sábado, um protocolo de cooperação que vai apoiar quatro estudantes de Moçambique que ingressem nos cursos Técnicos Superiores Profissionais ministrados pelo IPL.

protocolo

Carlota Canas Franca campeã em Alcobaça

Decorreu no Clube de Ténis de Alcobaça mais uma edição do torneio "Os Caloiros", prova oficial da Federação Portuguesa de Ténis destinada aos escalões de Sub12 e Sub16.

tenis 1

Caldas Rugby Clube mantém invencibilidade

Em jogo da 3ª jornada do campeonato nacional - Fase Apuramento Zona Sul, o Caldas Rugby Clube deslocou-se ao sintético do GD Direito, em Monsanto, para defrontar o ER Galiza, com bastante público afeto às duas equipas.

rugby 1