Q

Previsão do tempo

14° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 14° C
14° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 14° C
14° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C

A importância da matemática destacada no projeto Afinidades da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste

Marlene Sousa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Um almoço que juntou a matemática à mesa, numa partilha de conhecimentos entre os números e o curso de cozinha, foi a proposta do menu Afinidades, da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO). O desafio foi lançado aos alunos da turma finalista dos cursos de Técnicas de Cozinha e Pastelaria, e Técnicas de Serviço de Restauração e Bebidas, do 3º ano, que além da criação do menu e cocktail fizeram um panfleto sobre a iniciativa onde estava escrito: “Nem tudo o que pode ser contado conta, e nem tudo o que conta pode ser contado”, palavras de Albert Einstein (1879-1955), físico e matemático conhecido pela sua genialidade.
A matemática inspirou os alunos da EHTO que levaram à mesa do restaurante pedagógico, uma refeição ligada aos algarismos

A matemática inspirou os alunos da EHTO, que levaram à mesa do restaurante pedagógico, no passado dia 16, uma refeição ligada aos números e equações. Adecoração da sala também contou com diversos apontamentos que fizeram os clientes recordar os algarismos, esferas, círculos, cubos e pirâmides. Foi mais uma edição do projeto “Afinidades”, que une as disciplinas teóricas e práticas da escola.

O almoço temático iniciou com cocktails inspirados nos números. Os nomes dos pratos foram dedicados à matemática. “Prisma Triangular” foi o nome dado à entrada composto por triângulo de queijo e compota de frutos vermelhos.

“Cilindros, Esferas e Cubos” foi o título do prato de peixe – tamboril escalfado, legumes e batatas.

“Cubos, Círculos e Pirâmides” assim se designou o prato de carne composto por naco de novilho grelhado, ananás e arroz.

“Semiesfera de Chocolate” foi o nome dado à sobremesa composta por gelado de fruta e brownie.

Daniel Pinto, diretor da EHTO, sublinhou que o mundo da hotelaria, cozinha e bar também vive da matemática. “Para ser um excelente profissional na área do turismo é preciso ter conhecimento de várias técnicas como gestão, contabilidade, informação financeira”, disse.

Ana Catarina Ferreira, professora de matemática, revelou que os alunos perceberam que a matemática “está presente todos os dias na nossa vida em várias áreas”. “O objetivo da iniciativa foi eles perceberem onde na cozinha estaria presente a matemática”, explicou a docente, acrescentando que eles “foram suficientemente criativos, para associarem a matemática à área do bar e cozinha”.

O evento também contou com a colaboração dos chefes Luís Tarenta, Tiago Costa e Jorge Guilherme.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

“Flash mob” comemorou 30 anos da EB de Santo Onofre

Um “flash mob” com a participação de cerca de uma centena de pessoas para assinalar os 30 anos da Escola Básica de Santo Onofre foi o momento alto do Dia Aberto daquele estabelecimento escolar, que decorreu no passado sábado.

dji 0226 0161

PSP intervém em jogo de futebol

O Comando Distrital da Polícia de Leiria da PSP transmitiu que no final de um jogo de futebol do escalão júnior realizado no passado sábado no Campo Luís Duarte, nas Caldas da Rainha, o juiz da partida “comunicou ao comandante do policiamento” ter existido uma “suposta tentativa de agressão ao árbitro” por parte do treinador de uma das equipas.