Q

Previsão do tempo

15° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 14° C
16° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 14° C
16° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C

“Oeste Jovem 2017” com a participação de 12 municípios

Marlene Sousa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O “Oeste Jovem 2017” conta, este ano, pela primeira vez, com a participação dos doze Municípios do Oeste e vai decorrer durante um mês e meio com várias atividades de fruição artística, cultural e desportiva.
Apresentação do Oeste Jovem 2017, que se inicia a 23 de março e termina a 12 de maio

A sessão de abertura terá lugar no dia 23 de março, das 10h00 às 12h30, no grande auditório do Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha, sobre as profissões do futuro, com o painel de abertura: “Curte o que fazes, faz o que curtes”.

Estarão presentes os Beatbombers (DJ Ride e DJ Stereossauro) e DJ Holly. A sessão contará também com a presença de Lara Seixo Rodrigues – arquiteta, curadora (e produtora) de Arte Urbana. João Neves – Sensi System – Startup Lisboa, também fará uma intervenção, no painel que será moderado pelo vice-presidente da Câmara das Caldas e vereador da Juventude, Hugo Oliveira.

A receção contará com as entidades oficiais e com música do Grupo de Bombos da Escola Técnica Empresarial do Oeste.

Foram apresentadas na passada segunda-feira, em conferência de imprensa, na Oeste CIM, as atividades do Oeste Jovem 2017, que vão decorrer até 12 de maio.

Os doze municípios da Comunidade Intermunicipal do Oeste, em conjunto com os respetivos agrupamentos de escolas, centros de juventude e associações de estudantes, prepararam um diversificado conjunto de atividades a pensar nos jovens.

A apresentação do evento foi feita pelos vice-presidentes da Oeste CIM, António José Correia (presidente da Câmara de Peniche), Tinta Ferreira (presidente da Câmara de Caldas), e José Manuel Vieira (presidente do município do Bombarral), assim como pelo secretário-geral da Oeste CIM, André Macedo, e pelo Centro de Juventude das Caldas.

São várias as iniciativas, divididas pelos doze municípios, nas quais os jovens vão ter oportunidade de participar, assegurando as autarquias o transporte de entre os vários concelhos onde as mesmas irão acontecer.

Tinta Ferreira destacou os eventos virados para a juventude que o Oeste no seu todo quer proporcionar. “São eventos nos quais todos os jovens do Oeste vão poder estar presentes e que são relevantes para a sua participação ativa na sociedade”, sublinhou o autarca.

António José Correia realçou os projetos intermunicipais que se têm vindo a realizar e apontou que esta iniciativa “é um exemplo do que temos vindo a fazer de trabalho em conjunto”. “Relativamente às questões partidárias acho que conseguimos transmitir à sociedade este ambiente positivo que existe na comunidade intermunicipal do Oeste para encararmos desafios em conjunto”, adiantou.

O edil bombarralense não quis deixar de realçar que o primeiro passo para a concretização de um evento regional dedicado à juventude foi dado pela autarquia de Caldas da Rainha, por intermédio do vice-presidente Hugo Oliveira, a quem se associaram numa primeira fase o Bombarral e Óbidos.

A estes três municípios juntaram-se, no ano passado, os de Alcobaça, Cadaval e Peniche, enquanto este ano concretizou-se o desejo inicial do evento contar com o envolvimento dos doze municípios que integram a Oeste CIM.

Bombarral recebe a final do “Toma Lá Talento”

Relativamente ao concelho do Bombarral, são dois os eventos que constam no programa do Oeste Jovem 2017, sendo o primeiro a final do “Toma Lá Talento”, que irá acontecer no dia 21 de abril, no Teatro Eduardo Brazão.

No dia seguinte, acontecerá a segunda edição do “Bombarral Radical”, que proporcionará aos jovens participantes a oportunidade de andar de karting na pista do KIRO – Kartódromo do Oeste e de participar num torneio de paintball.

Oeste Jovem 2017 – Programa de atividades

23 de março – Sessão de Abertura – 10h00 às 12h30

Caldas da Rainha – Centro de Congressos de Caldas da Rainha

25 de março – Romeira Colour Fest – 14h00 às 19h00

Alenquer

28 de março e 11 de abril – Anatomia da Identidade – 10h00 às 17h30

Óbidos

31 de março – Inauguração da pista de Dirtjump e Hackaton (maratona de programação, cujo objetivo é desenvolver um software seja inovador). – 9h30 às 18h00 Óbidos

31 de março – Final do Concurso de Bandas – 21h30

Alcobaça

4 de abril – Duatlo Jovem – 8h30 às 13h00

Arruda dos Vinhos

5 e 6 de abril – Claustrophonia – 10h30 às 16h00

Torres Vedras – Claustros do Convento de Nossa Senhora da Graça

8 de abril – Oficina de Escrita Criativa – 10h00 às 13h00 ou 14h30 às 17h30

Sobral de Monte Agraço – Cinte-Teatro

8 de abril – Atividades Náuticas – 9h00 às 17h30

Peniche

12 de abril – Nazaré na Crista da Onda – 9h30 às 12h30

Nazaré

21 de abril – Final do Concurso Toma Lá Talento – 21h00

Bombarral – Teatro Eduardo Brazão

22 de abril – Bombarral Radical – 10h00 às 16h30

Torneio de Paintball, almoço e experiência no KIRO – Kartódromo do Oeste

Bombarral

28 de abril – Apresentação Erasmus + – 14h30

Lourinhã – Biblioteca Municipal

29 de abril – Mercado Jovem – 15h00 às 23h30

Caldas da Rainha – Parque D. Carlos I

6 de maio – Campeonato Regional de Skate – 11h30 às 18h00

Lourinhã

6 de maio – Escorrega de Água e Animação Jovem – 15h00

Cadaval – Parque de Lazer da Misericórdia do Cadaval

6 de maio – Concurso de Empreendedorismo nas Escolas – 14h30

Sessão final e entrega de prémios

Caldas da Rainha – Oeste CIM

11 de maio – Workshop de Graffiti – 15h00 às 18h00

Torres Vedras

12 de maio – Sessão de Encerramento do Oeste Jovem 2017

15h00 às 18h00 – Workshop de Graffiti e inauguração do mural

18h30 às 19h30 – Concerto

Torres Vedras

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

PSP intervém em jogo de futebol

O Comando Distrital da Polícia de Leiria da PSP transmitiu que no final de um jogo de futebol do escalão júnior realizado no passado sábado no Campo Luís Duarte, nas Caldas da Rainha, o juiz da partida “comunicou ao comandante do policiamento” ter existido uma “suposta tentativa de agressão ao árbitro” por parte do treinador de uma das equipas.

Bárbara Costa no “Centro das Conversas”

A iniciativa “Centro das Conversas”, realizada no passado dia 20, no Shopping Center La Vie Caldas da Rainha, contou com a presença de Bárbara Costa, Miss Petite Mesoamérica Portugal 2024 e vencedora do Mesoamerica International 2024, concurso de beleza e dança.

miss