Q

Previsão do tempo

11° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
11° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
12° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 14° C

Vereadores do PS contestam “estabilidade” de associações que gerem equipamentos públicos nas Caldas

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Os vereadores do Partido Socialista na Câmara Municipal das Caldas da Rainha manifestaram a sua “indignação” perante as “afirmações publicadas pelo senhor presidente da câmara, segundo as quais vê "com agrado" o facto da situação financeira das instituições que gerem equipamentos públicos nas Caldas da Rainha se encontrar estabilizada”.

“Afirmar que as contas destas associações (Adio, Culturcaldas, Museu do Ciclismo, Adjcr) se encontram “estabilizadas” constitui uma alegação insidiosa e que falta grosseiramente à verdade. Nenhuma destas entidades sobrevive sem ser às custas da câmara e todos quantos nelas trabalham que recebem vencimento são pagos com dinheiros da câmara na sua quase totalidade”, manifestaram Rui Correia e Jorge Sobral.

“Enquanto a câmara pertenceu às direções destas associações, elas nunca conseguiram sustentar-se a si mesmas. Quando a lei entrou em vigor, a câmara das Caldas procurou circundar a lei, saindo formalmente das respetivas direções, mas continuou, como sempre o fizera, a pagar substancialmente os custos do seu funcionamento. “Estabilidade” não é ter contas estatutariamente aprovadas. Perante a lei, que é o que aqui importa, “estabilidade” é, apenas, ter dinheiro suficiente para sobreviver, sem mais de metade do orçamento total a ser pago pelas câmaras”, sublinharam os socialistas.

“Como nenhuma destas associações consegue, ainda hoje, assegurar essa estabilidade financeira, só por deliberada fuga à verdade é que se aceitam estas declarações”, vincaram.

Segundo fazem notar, “o caso da Adio é especialmente excêntrico porque a Câmara chegou a ver ameaçada a propriedade do edifício da Expoeste pelos credores. Para resolver estas dívidas pagou 340 mil euros para comprar um edifício, um equipamento público, que era seu. Deu esse dinheiro à direção da Adio que com ele pôde, em princípio, pagar o que tinha a pagar. Mesmo a Culturcaldas que produz créditos próprios não consegue prover pelos seus equipamentos de modo autónomo. Nenhuma destas associações apresentou um plano que permita sequer prever, a um prazo aceitável, a sua desejada sustentabilidade e estabilização económica”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

GNR leva presentes de alunos a idosos

Alunos da turma 8C da Escola Básica e Secundária Fernão do Pó, do Bombarral, prepararam presentes alusivos à páscoa para serem distribuídos por idosos que vivem no concelho.

idosos

Barbeiro desaparecido

Um barbeiro brasileiro, de 42 anos, está desaparecido desde 3 de março, havendo suspeitas de que se possa ter afogado no mar na Foz do Arelho, localidade onde residia, mas não havendo testemunhas todas as hipóteses estão em aberto, tendo o caso sido comunicado ao Ministério Público e à Polícia Judiciária.

desaparecido0