Q

Previsão do tempo

17° C
  • Monday 25° C
  • Tuesday 28° C
  • Wednesday 27° C
17° C
  • Monday 26° C
  • Tuesday 29° C
  • Wednesday 28° C
17° C
  • Monday 28° C
  • Tuesday 32° C
  • Wednesday 30° C

Feriado Municipal do Cadaval atribui condecorações e entrega prémio literário

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Para celebrar o 13 de janeiro – Feriado Municipal que assinala os 119 anos sobre a restauração do concelho, a Câmara do Cadaval leva a cabo um leque de atividades diversas, com realce para a atribuição de condecorações do município e para a entrega do prémio literário “Fernanda Botelho”.

A atribuição de condecorações do município, agendada para as 20h do dia 13, volta a distinguir entidades que têm contribuído para a afirmação e desenvolvimento do concelho, no total de treze distinções a atribuir este ano.

A escolha dos agraciados decorre da apreciação efetuada por um conselho consultivo constituído para o efeito.

A Medalha de Mérito Municipal recairá, desta feita, sobre as seguintes entidades individuais e coletivas: Aristides Sécio, Diogo Abreu, Adega Cooperativa do Cadaval, Adega Cooperativa da Vermelha, Cooperativa Agrícola dos Fruticultores do Cadaval, Frutus – Estação Fruteira de Montejunto, Central de Frutas do Painho, Agrupamento de Escuteiros de Alguber e Agrupamento de Escuteiros do Vilar.

Por Mérito Desportivo Municipal, serão distinguidos Armindo Pereira (“Pé-curto”), Micael Isidoro e Duarte Baltazar, enquanto Cláudia Picado será agraciada com a Medalha de Mérito Cultural “Duquesa de Cadaval”.

A cerimónia de entrega do prémio literário está agendada para as 16h do dia 14, na Biblioteca Municipal. Foi promovido pelo Município do Cadaval em parceria com a Associação Gritos da Minha Dança, e dele resultaram 380 participantes, tendo o júri apurado um vencedor e uma menção honrosa.

Integrarão a cerimónia de entrega os membros do júri, os vencedores bem como os representantes da Casa-Museu Fernanda Botelho, criada na Vermelha, localidade onde residiu, por uma década, a escritora que dá nomeao prémio. A iniciativa terminará com uma visita à casa-museu.

Na Vermelha, pelas 18h30, decorrerá na sede da Junta de Freguesia a inauguração da Galeria dos Presidentes de Junta de Freguesia da Vermelha, eleitos após o 25 de Abril de 1974.

Cadaval antigo em exposição de rua

O programa do 119.º aniversário da restauração do concelho propõe no arranque do dia 13, pelas 9h30, o solene hastear da bandeira, perante a atuação da fanfarra dos bombeiros locais. Uma hora depois decorrerá uma prova de atletismo (nos escalões petizes, traquinas, benjamins e infantis), que se desenrolará na vertente de corta-mato, a ter lugar no Parque de Lazer da vila.

Para as 10h45, o programa reserva a inauguração da exposição de rua “Cadaval Antigo”, com início na Praça da República. Num trajeto predefinido, os visitantes poderão apreciar uma diversidade de fotografias antigas, expostas nos locais onde outrora foram tiradas, podendo-se, assim, comparar evolução e mudanças sofridas ao longo dos tempos.

Ao meio-dia, decorrerá a eucaristia pelos beneméritos do concelho, na Igreja Matriz do Cadaval e, pelas 17h realizar-se-á a atribuição do nome “Valentina de Abreu” ao auditório da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Cadaval.

A cerimónia homenageia uma figura proeminente na atividade cultural e social da associação de bombeiros e do próprio concelho.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Carolina Santos vence primeira final no circuito nacional de surf

Carolina Santos, atleta de Caldas da Rainha, estreou-se a vencer em provas a contar para o circuito nacional feminino de surf e é a nova Miss Prio Cup, após bater Camilla Kemp, campeã nacional de surf em 2018, numa final bastante renhida e de excelente nível, na Costa Nova, em Ílhavo, na passada sexta-feira.

carolina