Q

Previsão do tempo

15° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 14° C
15° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 14° C
16° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 14° C

Dois presépios de grandes dimensões no Nadadouro

Mariana Martinho

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Nadadouro volta a ter duas principais atrações nesta época natalícia, com dois presépios de grandes dimensões. Um encontra-se no Largo da Igreja, promovido pela Junta de Freguesia, e o outro na Rua das Arroteias, criado por duas moradoras e responsáveis pelo presépio, Almerinda Frazão e Helena Loureiro.
Tradicional presépio no Largo da Igreja do Nadadouro

Pelo terceiro ano consecutivo, as duas moradoras dão vida a “Aldeia de Natal”, num espaço que estava abandonado na Rua das Arroteias. É composto por 50 peças – feitas com materiais recicláveis, colheres de pau, arame e bugalhos – que imitam o quotidiano, as brincadeiras e tradições de antigamente. Ou seja, “vários presépios num só espaço”, salientaram as autoras.

Segundo as responsáveis, a iniciativa “surgiu a partir de uma viagem que fizemos a Espanha, em que todas as ruas tinham bonecos, então pensámos porque não aproveitar este espaço, que estava cheio de mato e sem aproveitamento nenhum”. Começaram por colocar bonecos de grandes dimensões a representar “Os Maias”, acabando por ao longo do ano “colocar qualquer coisa neste espaço”, como foi a homenagem às lavadeiras do Nadadouro.

Para ambas, “esta foi uma forma de dinamizar este espaço e de fazermos aquilo que gostamos. Adoramos isto”.

A atração tornou-se um local de paragem para os mais curiosos, que ali se deslocam para tirar fotografias e para verem de perto as figuras feitas pelas responsáveis.

Além desta atração, o Nadadouro também conta com o tradicional presépio com figuras de grandes dimensões no Largo da Igreja, que todos os anos tem vindo aumentar o número de personagens.

Mariana Martinho

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

“Flash mob” comemorou 30 anos da EB de Santo Onofre

Um “flash mob” com a participação de cerca de uma centena de pessoas para assinalar os 30 anos da Escola Básica de Santo Onofre foi o momento alto do Dia Aberto daquele estabelecimento escolar, que decorreu no passado sábado.

dji 0226 0161

PSP intervém em jogo de futebol

O Comando Distrital da Polícia de Leiria da PSP transmitiu que no final de um jogo de futebol do escalão júnior realizado no passado sábado no Campo Luís Duarte, nas Caldas da Rainha, o juiz da partida “comunicou ao comandante do policiamento” ter existido uma “suposta tentativa de agressão ao árbitro” por parte do treinador de uma das equipas.