Na sessão que decorreu no passado dia 24, no Clube Sénior de Caldas da Rainha, os idosos presentes foram alertados sobre vários temas, como as práticas enganosas e agressivas, prevenção e dicas sobre bem-estar e alimentação, o saber comprar – conselhos e cuidados a ter nas compras e na banca.
Segundo João Poseiro, jurista da delegação de Santarém da Deco, “esta ação de parceria com o projeto CLDS 3G (Contratos Locais de Desenvolvimento Social 3G) visa capacitá-los de fazerem escolhas informadas e seguras para evitar problemas de consumo, e tornar os consumidores mais protegidos relativamente às vendas enganosas”.
“A maioria das vendas agressivas é realizada numa visita à casa do consumidor ou por telefonemas, incentivando à aquisição de produtos e serviços de forma irrefletida”, explicou o jurista da Deco, alertando os consumidores para “pensarem duas vezes antes de assinar um contrato, lerem atetamente e não assinar se não compreenderem bem o que propõem”. Aliás, referiu que ”se sentir pressão para assinar no momento, desconfiem”.
Em caso de “vendas agressivas”, o representante da Deco referiu que o consumidor pode desistir destes contratos no prazo de 14 dias seguidos após a assinatura ou da entrega do produto, sem ter que alegar qualquer motivo ou pagar quantia, por escrito através de carta registada.Também informou os seniores que podem solicitar desde logo o livro de reclamações ou então procurar os centros de arbirtagem de resolução de problemas de consumo.
“Muitas destas práticas têm como alvo preferencial a população idosa”, salientou João Poseiro, pois tem “maior vulnerabilidade, menos informação e são mais fáceis de exercer pressão para comprarem produtos ou serviços que não desejam”. Deu como exemplo as cadeiras massajadoras, os colchões, os aparelhos auditivos, as massagens curativas e as enciclopédias, que também são vendidas em excursões.
“O grande desafio é promover uma melhor qualidade de vida junto da população sénior, através do reforço dos seus direitos enquanto consumidores”, concluiu o responsável.
Mariana Martinho
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