Q

Previsão do tempo

10° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 12° C
  • Sunday 14° C
11° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
11° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 12° C
  • Sunday 14° C

Angariação de fundos para melhorar casa de criança deficiente

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
David tem dez anos e é portador de paralisia cerebral. Não anda, não fala e também não vê. Tem epilepsia. São complicações surgidas após um AVC aos seis meses de gestação. A criança nasceu com sequelas devido a um acidente de viação sofrido pela mãe, que lhe provocaram hemorragias cerebrais.
David tem dez anos e é portador de paralisia cerebral

Têm sido muitas as despesas com consultas, tratamentos e deslocações para as especialidades de oftalmologia, neurologia, neurocirurgia e cardiologia, além de várias terapias. Apesar de alguma recuperação, o desenvolvimento de David ficou irremediavelmente comprometido e o que resta é proporcionar-lhe alguma qualidade de vida, mas isso também não tem sido fácil.

Os pais de David, Conceição e Carlos Lourenço, vivem numa casa que precisa de obras no Arelho, em Óbidos. “Começou a chover no nosso quarto, na cozinha e o teto da casa de banho começou a desfazer-se. O madeiramento do telhado ficou podre e o forro de madeira também se começou a deteriorar. A parte tardoz da casa ficou em risco de ceder e o frio circulava livremente pela casa através das janelas de madeira deterioradas, o que fazia com que o David todos os dias chorasse de sofrimento porque não tem a mesma capacidade que nós em aquecer, muito sobretudo por não andar”, recordou a mãe.

O facto de David estar a crescer e a casa, por ser um imóvel antigo e de divisões pequenas, não fornecer a mobilidade necessária para a nova cadeira de rodas circular pelas divisões, é outra contrariedade. Além da recuperação da casa por causa dos problemas de humidade e estruturais, tornou-se necessário também alargar as divisões para a zona tardoz de currais, adega e casa do forno, para que o David possa circular pela sua própria casa.

Este ano deram início à obra com uma verba de 4.449,81 euros disponibilizada pela Associação Salvador mas ainda é necessário mais material para que a odisseia chegue ao final, pelo que decidiram abrir este projeto à comunidade, divulgando a lista de artigos que são precisos, no valor de 5.800 euros: 770 telhas sol super 10, 640 tijoleiras 40, 36 vigas 4m, 46 telhões, 60 tamancos, 20 varas ferro 12, 30 varas ferro 10, 24 varas ferro 6, 200 sacos de cimento 25kg, 8 m3 mistura caboco, 4 m3 mistura reboco, 4 m3 areia fina, um rolo malha sol, 4 latas de tinta de 20l, 195 m2 de ladrilho, 7 aros de portas e 3 portas de alumínio de 90 cm.

Também é possível ajudar fazendo donativos através de conta corrente aberta para aquisição de materiais nas lojas Manuel Rodrigues Ferreira e Lealmat em nome de Carlos Filipe dos Santos Lourenço ou do nib 0007 0233 00295854803 67 conta Novo Banco. A mãe de David pode ser contatada pelo tlm. 934010878.

Francisco Gomes

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

GNR leva presentes de alunos a idosos

Alunos da turma 8C da Escola Básica e Secundária Fernão do Pó, do Bombarral, prepararam presentes alusivos à páscoa para serem distribuídos por idosos que vivem no concelho.

idosos

Infantis obidenses vencem em futsal

Em jogo da 4ª jornada da Divisão Distrital - Grupo B de futsal em infantis, no pavilhão da EB 2-3 D. Luís de Ataíde, em Peniche, defrontaram-se no passado dia 24 o Peniche Amigos Clube “B” e a Associação Desportiva de Óbidos. O resultado foi de 2-6.

futsal

Concerto solidário com Guiné

Um concerto solidário de angariação de bens para apoio do trabalho missionário na Guiné vai ter lugar no dia 30 de março, às 20h30, e no dia 31 de março, às 16h00, nos Pimpões, nas Caldas da Rainha.

concerto