Q

Previsão do tempo

7° C
  • Wednesday 9° C
  • Thursday 14° C
  • Friday 12° C
7° C
  • Wednesday 9° C
  • Thursday 14° C
  • Friday 13° C
7° C
  • Wednesday 9° C
  • Thursday 14° C
  • Friday 13° C
VII Encontro Nacional com o tema “Motivação & Liderança”

“Os 7 C’s que envolvem as pessoas nas empresas”

Marlene Sousa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
“Comunicação, confiança, colaboração, compromisso, competência, “coragem” e celebração, são os 7 C’s que “potenciam o envolvimento das pessoas nas organizações e empresas”, disse Sobreiro Duarte, responsável do Grupo SD - Sentidos Dinâmicos, no VII Encontro Nacional, que teve este ano como tema “Motivação & Liderança”.
Sessão de abertura do evento, que teve este ano como tema “Motivação & Liderança”

O evento teve lugar no auditório das antigas instalações da Universidade Católica, onde funciona atualmente o Centro de Recursos Comunitários da Santa Casa da Misericórdia de Caldas da Rainha, e reuniu 225 participantes de 114 empresas oriundas de norte a sul do país, que partilharam experiências e procuraram saber mais sobre suportes fundamentais ao sucesso.

Sobreiro Duarte apontou que um bom líder sabe “escutar e compreender o que é importante para as pessoas”. “Um colaborador satisfeito é o melhor recurso para o sucesso e organização de uma empresa”, disse o responsável, destacando a necessidade das organizações “valorizarem o trabalho daqueles que alcançam melhores resultados”. “A motivação não vem só em termos financeiros”, sublinhou, acreditando que “quando as pessoas perceberem qual a razão do trabalho delas, motivam-se e fazem mais”.

Música e arte completaram o evento

Acreditando que motivar e liderar são uma arte, o VII Encontro do Grupo SD tinha como objetivo proporcionar aos participantes uma experiência com “maior dimensão e mais envolvimento”. A artista caldense Rebeca criou um tema inédito, com o título “Para quem nunca me abandonou”, inspirado na temática do evento, cuja apresentação oficial decorreu na sessão de abertura.

A cantoratocou o piano e cantou o novo tema que é mais uma vez o resultado de uma parceria de 18 anos com Ricardo Landum. Os sentimentos e as emoções da sua profissão estão expressas nesta nova canção que foi bastante aplaudida pelas pessoas presentes. Rebeca aceitou este desafio por acreditar no “profissionalismo, humildade e dedicação da equipa do Grupo SD”.

O escultor caldense Carlos Oliveira criou, também, uma escultura em exclusivo para o Grupo SD, composta por uma montanha e uma equipa a caminhar para o seu cume. Foi uma apresentação artística que aliou o violino com Beatriz Morais e poesia com Catarina Gaspar, com a obra criada para o encontro. “A obra retrata a escalada e simboliza equipas que chegam ao topo. Aqui, o esforço, a partilha, a interajuda, a persistência, a motivação conjuntamente com a liderança, são fatores marcantes”, adiantou o artista.

O presidente da Câmara Municipal das Caldas da Rainha, Tinta Ferreira, que participou na sessão de abertura do evento, disse que o executivo da autarquia tem que liderar e promover a motivação dos “próprios recursos humanos que gere e toda a comunidade, 53 mil habitantes”. Revelou que procura motivar os trabalhadores da Câmara através do exemplo. “O executivo da Câmara não está num patamar superior, está lado a lado dos nossos colaboradores”, referiu.

A inspetora da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT), Orlanda Costa, recordou que a ACT tem como missão a promoção e melhoria das condições de trabalho, apenas, do setor privado, uma vez que em 2014 foram-lhe retiradas as competências para intervir no “setor público”. Destacou que não há “melhoria das condições de trabalho, que não passe pelas questões da motivação e liderança”.

A manhã teve a “Motivação” como mote e contou com a moderação de António Fidalgo, comentador da RTP/RR. A tarde foi dedicada à “Liderança” e teve como moderador o diretor comercial da MédiaMais Seguros, Noel Vinagre.

O segundo painel da tarde, com o tema “Os 7 C’s que envolvem as pessoas”, foi assegurado por Sobreiro Duarte, que contou com a colaboração da plateia e terminou com uma celebração coletiva.

Os restantes painéis contaram com a participação de Orlanda Costa, do Hugo Feliciano, presidente da Casa do Benfica das Caldas, de Catarina Fonseca, socióloga, de Nuno Martinho, coordenador do curso de Engenharia Automóvel do Politécnico de Leiria, de Isabel Ferreira (coach), de António Fidalgo (coach), de Duarte Torres, diretor de Infraestruturas da Ferrovial, e de Marco Sousa, gestor de recursos humanos.

A sessão de encerramento teve a presença do provedor da Misericórdia caldense e presidente da Assembleia Municipal de Caldas da Rainha, Lalanda Ribeiro, e terminou com a atuação de Rebeca.

O Grupo SD, detentor das marcas registadas Sentidos Dinâmicos, PsicOeste, YesDPeople e SD Envolve, tem como atividade principal a formação profissional e tem como missão “ajudar as pessoas a chegar mais longe”.

Marlene Sousa

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Peão Cavalgante/Arneirense no Torneio de Xadrez Centenário

Realizou-se no Sport Operário Marinhense, na Marinha Grande, no passado dia 29, o Torneio de Xadrez Centenário, onde António Policarpo foi o único representante da Associação Peão Cavalgante/Arneirense, das Caldas da Rainha. Participaram 80 jogadores com o ritmo de...

xadrez

Festival das Sopas

O Sport Clube Escolar Bombarralense vai organizar na sua sede a sexta edição do Festival das Sopas, nos dias 11 de fevereiro, das 18h às 23h, e 12 de fevereiro, das 12h às 16h. Haverá variadas sopas para degustar. As crianças dos 5 aos 10 anos pagam quatro euros e...

Exposição sobre José Saramago no CCC

O STAL - Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração Local e Regional, Empresas Públicas, Concessionárias e Afins associou-se ao centenário de nascimento do Prémio Nobel da Literatura José Saramago, através de uma exposição com a chancela da Fundação José...

saramago