Q

Previsão do tempo

12° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 9° C
12° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 8° C
13° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 8° C

Jovens do Oeste reunidos no Conselho Nacional de Juventude

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O CNJ - Conselho Nacional de Juventude reuniu, pela primeira vez, no passado dia 4, no auditório da Escola Básica e Secundária Fernão do Pó, no Bombarral, jovens de 10 concelhos da região Oeste com o intuito de recolher a sua opinião sobre o que consideram ser necessário para se sentirem melhor preparados para a vida e para sociedade.

A iniciativa aconteceu na sequência do processo de diálogo estruturado, que decorre no âmbito europeu, e tem por finalidade “colocar em diálogo os decisores políticos e os jovens”, explicou Helderyse Rendall, membro do secretariado do CNJ, entidade a quem cabe a coordenação deste projeto a nível nacional.

Nesta auscultação, o CNJ procurou saber o que os jovens consideram “ser competências essenciais para se tornarem cidadãos mais ativos, quais os obstáculos com idades entre os 16 e os 30 anos que encontram para desenvolver esse potencial e que atores essenciais devem estar presentes, em termos de políticas públicas, para que possa haver algumas alterações que lhes proporcione mais oportunidades de aprender e se desenvolverem enquanto cidadãos”, resumiu esta responsável.

No centro do debate, estiveram seis questões relacionadas com temáticas como as mudanças sociais, a relação de confiança com pessoas de diferentes contextos, a exclusão e igualdade de oportunidades ou a integração na comunidade.

Na sequência dos resultados obtidos na discussão, os jovens foram desafiados a formular propostas, que tiveram oportunidade de apresentar e de debater com vereadora da Câmara Municipal do Bombarral, Rosa Guerra, questionando a autarca sobre a exequibilidade das mesmas.

Entre outras propostas, os jovens sugeriram a criação de disciplinas opcionais, formação cívica e formação em contexto não formal, organização de debates para desenvolver o espírito crítico dos jovens ou ainda a realização de palestras para divulgação de oportunidades.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Ricardo Pinteus assume presidência da Câmara Municipal

Com a saída de José Bernardo Nunes da presidência da Câmara do Cadaval, para assumir o cargo de vice-presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo, Ricardo Pinteus, atualmente vice-presidente do executivo municipal, torna-se presidente da Câmara.

ricardo

Fotografia na Praia do Norte coloca estudante no top 10 em concurso mundial

Rafael Ferreira, estudante da Universidade de Aveiro (UA), recebeu uma menção honrosa no World Sports Photography Awards, a maior e mais prestigiada competição de fotografia desportiva do mundo, ao ficar no top 10 da categoria de Desportos Aquáticos com uma fotografia captada no ano passado, na Praia do Norte, na Nazaré.

fotografia