Q

Previsão do tempo

6° C
  • Saturday 7° C
  • Sunday 9° C
  • Monday 10° C
6° C
  • Saturday 8° C
  • Sunday 9° C
  • Monday 10° C
7° C
  • Saturday 8° C
  • Sunday 9° C
  • Monday 10° C

Jovens do Oeste reunidos no Conselho Nacional de Juventude

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O CNJ - Conselho Nacional de Juventude reuniu, pela primeira vez, no passado dia 4, no auditório da Escola Básica e Secundária Fernão do Pó, no Bombarral, jovens de 10 concelhos da região Oeste com o intuito de recolher a sua opinião sobre o que consideram ser necessário para se sentirem melhor preparados para a vida e para sociedade.

A iniciativa aconteceu na sequência do processo de diálogo estruturado, que decorre no âmbito europeu, e tem por finalidade “colocar em diálogo os decisores políticos e os jovens”, explicou Helderyse Rendall, membro do secretariado do CNJ, entidade a quem cabe a coordenação deste projeto a nível nacional.

Nesta auscultação, o CNJ procurou saber o que os jovens consideram “ser competências essenciais para se tornarem cidadãos mais ativos, quais os obstáculos com idades entre os 16 e os 30 anos que encontram para desenvolver esse potencial e que atores essenciais devem estar presentes, em termos de políticas públicas, para que possa haver algumas alterações que lhes proporcione mais oportunidades de aprender e se desenvolverem enquanto cidadãos”, resumiu esta responsável.

No centro do debate, estiveram seis questões relacionadas com temáticas como as mudanças sociais, a relação de confiança com pessoas de diferentes contextos, a exclusão e igualdade de oportunidades ou a integração na comunidade.

Na sequência dos resultados obtidos na discussão, os jovens foram desafiados a formular propostas, que tiveram oportunidade de apresentar e de debater com vereadora da Câmara Municipal do Bombarral, Rosa Guerra, questionando a autarca sobre a exequibilidade das mesmas.

Entre outras propostas, os jovens sugeriram a criação de disciplinas opcionais, formação cívica e formação em contexto não formal, organização de debates para desenvolver o espírito crítico dos jovens ou ainda a realização de palestras para divulgação de oportunidades.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Procissão das chouriças

Decorreram entre 20 e 22 de janeiro, em Valado dos Frades, na Nazaré, as Festas em Honra de São Sebastião, tendo o ponto alto sido a procissão, em que participaram dezenas de grupos com os seus andores de oferendas e devoção religiosa, e o famoso leilão das...

chouricas

Óbidos no Congresso Nacional de Desporto

No passado dia 23 de janeiro realizou-se em Barcelos o Congresso Nacional de Municípios Amigos do Desporto, com a participação de 167 autarquias, entre as quais a de Óbidos, tendo sido partilhadas algumas práticas de programas desenvolvidos em diferentes...

congresso

7.ª Entrega de “Kits Recém-Nascido”

Decorreu no passado dia 16, no Auditório dos Paços do Concelho do Cadaval, a sétima entrega de Kits Recém-Nascido, no âmbito do projeto "Oeste +Grávida". A cerimônia contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, José Bernardo Nunes, e de Carla Serrenho...

kit