Q

Previsão do tempo

17° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
17° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
17° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 16° C

Jovens do Oeste reunidos no Conselho Nacional de Juventude

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O CNJ - Conselho Nacional de Juventude reuniu, pela primeira vez, no passado dia 4, no auditório da Escola Básica e Secundária Fernão do Pó, no Bombarral, jovens de 10 concelhos da região Oeste com o intuito de recolher a sua opinião sobre o que consideram ser necessário para se sentirem melhor preparados para a vida e para sociedade.

A iniciativa aconteceu na sequência do processo de diálogo estruturado, que decorre no âmbito europeu, e tem por finalidade “colocar em diálogo os decisores políticos e os jovens”, explicou Helderyse Rendall, membro do secretariado do CNJ, entidade a quem cabe a coordenação deste projeto a nível nacional.

Nesta auscultação, o CNJ procurou saber o que os jovens consideram “ser competências essenciais para se tornarem cidadãos mais ativos, quais os obstáculos com idades entre os 16 e os 30 anos que encontram para desenvolver esse potencial e que atores essenciais devem estar presentes, em termos de políticas públicas, para que possa haver algumas alterações que lhes proporcione mais oportunidades de aprender e se desenvolverem enquanto cidadãos”, resumiu esta responsável.

No centro do debate, estiveram seis questões relacionadas com temáticas como as mudanças sociais, a relação de confiança com pessoas de diferentes contextos, a exclusão e igualdade de oportunidades ou a integração na comunidade.

Na sequência dos resultados obtidos na discussão, os jovens foram desafiados a formular propostas, que tiveram oportunidade de apresentar e de debater com vereadora da Câmara Municipal do Bombarral, Rosa Guerra, questionando a autarca sobre a exequibilidade das mesmas.

Entre outras propostas, os jovens sugeriram a criação de disciplinas opcionais, formação cívica e formação em contexto não formal, organização de debates para desenvolver o espírito crítico dos jovens ou ainda a realização de palestras para divulgação de oportunidades.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

PSP intervém em jogo de futebol

O Comando Distrital da Polícia de Leiria da PSP transmitiu que no final de um jogo de futebol do escalão júnior realizado no passado sábado no Campo Luís Duarte, nas Caldas da Rainha, o juiz da partida “comunicou ao comandante do policiamento” ter existido uma “suposta tentativa de agressão ao árbitro” por parte do treinador de uma das equipas.

Bárbara Costa no “Centro das Conversas”

A iniciativa “Centro das Conversas”, realizada no passado dia 20, no Shopping Center La Vie Caldas da Rainha, contou com a presença de Bárbara Costa, Miss Petite Mesoamérica Portugal 2024 e vencedora do Mesoamerica International 2024, concurso de beleza e dança.

miss