Q

Previsão do tempo

12° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 9° C
  • Monday 11° C
12° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 9° C
  • Monday 11° C
13° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 8° C
  • Monday 11° C

Francês resgatado de veleiro afundado

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Um francês foi resgatado na noite da passada quarta-feira de um veleiro que foi ao fundo na Nazaré. Conseguiu lançar à água uma jangada salva-vidas, onde permaneceu até ser socorrido. O único tripulante do veleiro Marylea II, com bandeira francesa, dava um passeio sozinho ao largo da Nazaré quando o barco começou a meter água. O homem, de 55 anos, lançou logo o alerta através de um sistema de satélite, pelas 19h53.
Guy Pfister perdeu o veleiro ao largo da Nazaré

A caminho ia já o socorro de uma lancha semirrígida da estação salva-vidas de Peniche do Instituto de Socorros a Náufragos, com três elementos, uma vez que o pedido de socorro indicava ser a várias milhas a norte das Berlengas. Constatou-se depois ser a catorze milhas, já na Nazaré.

Nas operações participou também a embarcação de pesca Varamar, que estava nas imediações. O náufrago seria encontrado dentro de uma balsa. O veleiro, de 14 metros, tinha ido ao fundo. O homem foi então transportado para o porto de Peniche, onde chegou cerca das 22h30.

Ainda um pouco assustado e cansado, como confessou, o francês, que reside com a mulher em Coimbrã, Peniche, e fazia a sua última viagem de recreio este ano, prestou um curto depoimento à capitania de Peniche sobre as razões do afundamento do veleiro. “Bati em alguma coisa e a água começou a entrar no meu barco. Tentei com o motor regressar à Nazaré mas não consegui e tentei manter-me vivo na balsa”, afirmou Guy Pfister, que estava bem equipado com roupa própria de velejador, o que evitou entrar em estado de hipotermia.

Prossegue entretanto a fase de inquérito para apurar o que facto se passou. “Foi assistido pelos bombeiros. Recusou a ida ao hospital porque estava bem de saúde e alega que durante a navegação, que começou pelas 14h na Nazaré, terá embatido em algo que presume possa ser um contentor à deriva”, revelou Serrano Augusto, comandante da capitania de Peniche.

Uma coisa é certa: Foi um grande susto para o francês, que viu a sua vida em perigo, e que perdeu a sua paixão – o veleiro, que foi ao fundo ao largo da Nazaré.

Francisco Gomes

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Atividade desportiva na Escola de Sargentos

Lara Pereira, aluna do 3º ano do Curso Profissional de Técnico de Desporto, equivalente ao 12º ano, na Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, nas Caldas da Rainha, vai realizar uma atividade desportiva na Escola de Sargentos do Exército, no âmbito da PAP (Prova de Aptidão Profissional).

Pimpões em 2.º no Meeting Internacional do Estoril em natação

A equipa dos Pimpões demonstrou o seu elevado nível competitivo no XXII Meeting Internacional do Estoril, realizado nos dias 11 e 12 de janeiro. O clube destacou-se pelo desempenho coletivo e pelos vários pódios conquistados pelos seus atletas, consolidando-se como uma das equipas mais consistentes da competição.

estoril