A iniciativa teve como público-alvo os alunos dos 1º, 2º e 3º ciclos e os pais, tendo sido dinamizada por Cátia Vaz, educadora social e autora do primeiro jogo de tabuleiro destinado à prevenção do bullying escolar: “A Brincar e a Rir o Bullying Vamos Prevenir”.
Como explicou Cátia Vaz, com esta ação pretendeu-se que “os jovens ficassem a conhecer o que é o bullying na perspetiva de se conseguirem defender”..
Esta aprendizagem foi feita brincando, porque “sabemos que no caso dos jovens a mensagem é mais facilmente assimilada através da realização de atividades mais didáticas”.
O objetivo do jogo é chegar ao parque da prevenção, representado por um castelo, onde reina a amizade, a entreajuda e a partilha, e “existindo isso o bullying é muitas vezes evitado”.
“A ideia é chegar ao fim, obter uma chave dourada para que todos consigam entrar nesse castelo. Se algum jogador tiver mais cartas para atingir o objetivo do que o outro, deve ajudar e partilhar, ou seja, deve ser amigo e ao ser amigo não há tempo para que se faça bullying”, acrescentou.
O jogo tem igualmente uma versão digital, o que para as novas gerações acaba por ser “mais apelativo”.
Carla Vaz dinamizou igualmente ações para os estudantes do 7º ano, bem como para os pais. Neste último caso, foi feita uma abordagem à importância da prevenção ser feita também em casa, apresentando os sinais que nos indicam que uma criança está a ser vítima de bullying.
0 Comentários