Q

Previsão do tempo

5° C
  • Saturday 7° C
  • Sunday 9° C
  • Monday 10° C
6° C
  • Saturday 7° C
  • Sunday 9° C
  • Monday 10° C
6° C
  • Saturday 8° C
  • Sunday 9° C
  • Monday 10° C

Bombarral diz não ao bullying

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Tendo em atenção o crescente número de casos de bullying que se tem registado nas escolas portuguesas, o Município do Bombarral, através do NILAVD - Núcleo de Intervenção Local para Área da Violência Doméstica, e o CLDS 3G “Bombarral Social” promoveram, nos dias 13 e 14 de outubro, uma ação de sensibilização sobre esta problemática.

A iniciativa teve como público-alvo os alunos dos 1º, 2º e 3º ciclos e os pais, tendo sido dinamizada por Cátia Vaz, educadora social e autora do primeiro jogo de tabuleiro destinado à prevenção do bullying escolar: “A Brincar e a Rir o Bullying Vamos Prevenir”.

Como explicou Cátia Vaz, com esta ação pretendeu-se que “os jovens ficassem a conhecer o que é o bullying na perspetiva de se conseguirem defender”..

Esta aprendizagem foi feita brincando, porque “sabemos que no caso dos jovens a mensagem é mais facilmente assimilada através da realização de atividades mais didáticas”.

O objetivo do jogo é chegar ao parque da prevenção, representado por um castelo, onde reina a amizade, a entreajuda e a partilha, e “existindo isso o bullying é muitas vezes evitado”.

“A ideia é chegar ao fim, obter uma chave dourada para que todos consigam entrar nesse castelo. Se algum jogador tiver mais cartas para atingir o objetivo do que o outro, deve ajudar e partilhar, ou seja, deve ser amigo e ao ser amigo não há tempo para que se faça bullying”, acrescentou.

O jogo tem igualmente uma versão digital, o que para as novas gerações acaba por ser “mais apelativo”.

Carla Vaz dinamizou igualmente ações para os estudantes do 7º ano, bem como para os pais. Neste último caso, foi feita uma abordagem à importância da prevenção ser feita também em casa, apresentando os sinais que nos indicam que uma criança está a ser vítima de bullying.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Procissão das chouriças

Decorreram entre 20 e 22 de janeiro, em Valado dos Frades, na Nazaré, as Festas em Honra de São Sebastião, tendo o ponto alto sido a procissão, em que participaram dezenas de grupos com os seus andores de oferendas e devoção religiosa, e o famoso leilão das...

chouricas

Óbidos no Congresso Nacional de Desporto

No passado dia 23 de janeiro realizou-se em Barcelos o Congresso Nacional de Municípios Amigos do Desporto, com a participação de 167 autarquias, entre as quais a de Óbidos, tendo sido partilhadas algumas práticas de programas desenvolvidos em diferentes...

congresso

7.ª Entrega de “Kits Recém-Nascido”

Decorreu no passado dia 16, no Auditório dos Paços do Concelho do Cadaval, a sétima entrega de Kits Recém-Nascido, no âmbito do projeto "Oeste +Grávida". A cerimônia contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, José Bernardo Nunes, e de Carla Serrenho...

kit