Q

Previsão do tempo

9° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 12° C
  • Wednesday 12° C
9° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 12° C
  • Wednesday 13° C
10° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 12° C
  • Wednesday 13° C

Professores do Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro no projeto Erasmus+

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Professores do Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro participaram, nos meses de agosto e setembro, em três cursos de formação, enquadrados no projeto Erasmus+, Ação K1, “A Escola aberta ao exterior: o ensino e a aprendizagem em novos contextos”.
Curso na Toscânia, Itália

O primeiro curso, Smile, realizou-se em Estocolmo e teve como objetivo central compreender a função dos museus, exposições, galerias de arte, bibliotecas e espaços públicos como instituições propícias à educação e à aprendizagem, como instrumentos didáticos privilegiados, locais de encontro social e pedagógico, de comunicação e interação social.

O curso permitiu a partilha de conhecimentos, boas práticas, novos métodos de ensino, o reforço da cooperação com professores estrangeiros e a criação de uma dimensão cada vez mais europeia do Agrupamento de Escolas, proporcionada pelo estabelecimento de relações com profissionais de ensino do Reino Unido, Suécia, Bulgária, Grécia, Roménia, Portugal e Letónia.

Entre as muitas visitas efetuadas em Estocolmo destacou-se a visita à Cidade Velha, ao Skansen – museu ao ar livre, ao Museu da Idade Média e ao Museu Vasa. Em Mariefred, o grupo visitou o castelo de Gripsholm, onde estão retratadas as figuras mais importantes do país ao longo da história. De referir ainda a visita ao Living History Forum. Muito significativa foi a visita à exposição Anne Frank – “Se eu posso ser eu mesmo”, onde se procurou explorar o tema dos direitos humanos e da igualdade.

No Museu Sueco de Ciência e Tecnologia os participantes puderam realizar um programa de televisão tendo por base as visitas de estudo efetuadas a museus durante a semana.

O segundo curso, “Reading the City” (Lendo a Cidade), realizou-se em cidades da Toscânia, Itália, e teve como objetivo central a utilização, descoberta e exploração da cidade como um recurso no ensino e aprendizagem, partindo do pressuposto de que a cidade, como local de pertença, é o lugar a partir do qual se constroem identidades.

No curso estiveram uma vez mais professores de diferentes países: Portugal, Grécia, Suécia, Polónia, Letónia, Finlândia e Turquia. Durante o curso a reflexão incidiu sobre aspetos como identidade e cidadania europeia; grupos minoritários; urbanismo e aprendizagem; cidade e património; arte e cidade; desenvolvimento e planeamento da cidade; e educação ao ar livre.

Foram efetuadas visitas a vários sítios e cidades italianas: Pistoia, Lucca, Florença, Villa Celle. O “Instituto de Arte Petrocchi”, na cidade de Pistoia foi o local anfitrião, onde decorreu a maioria das atividades. Esta escola está vocacionada para a preparação de profissionais em áreas como a pintura, decoração mural, arquitetura, escultura, restauração de arte e arte aplicada à indústria, tendo por isso algumas similitudes com a Escola Bordalo Pinheiro.

Cada professor preparou um trabalho sobre um museu da sua cidade. No caso dos participantes portugueses, foram preparados trabalhos sobre os Museus Barata Feyo, Atelier-Museu António Duarte e Museu da Cerâmica.

O terceiro curso, “Shakespeare in Europe”, decorreu em Oxford. Com um programa muito exigente, desafiante e altamente motivador, a formação contou com participantes da Alemanha, Bulgária, Estónia, Grécia e Portugal, dirigidos pelo formador holandês Fokko Dijkstra.

Tendo por base a peça de Shakespeare, “Rei Lear”, todos os trabalhos se desenvolveram a partir desta, implicando tarefas antes, durante e após a formação.

O curso teve início a partir de um booklet que continha diversas informações a partir de estudos variados sobre o autor e a peça, os locais a visitar e respetiva história, os textos a trabalhar, as diferentes versões fílmicas da obra e adaptações.

O programa mostrou-se de uma riqueza e variedade muito interessantes, que proporcionou aos participantes experiências e vivências únicas.

Estiveram presentes nestes cursos os professores Carlos Ubaldo, coordenador do projeto, Helena Rodrigues, subcoordenadora, Alexandra Sampaio, coordenadora de projetos da Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro e Paulo Leonardo, responsável TIC do projeto.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Várias equipas do Caldas Rugby Clube em competição

Foi mais um fim-de-semana em que várias equipas do Caldas Rugby Clube (CRC) disputaram as diversas competições em que estão envolvidas. Apenas o escalão Sub16 não teve partida agendada.

CRC1

Caldas Rugby Clube derrotado em casa pelo Tondela

Em jogo da quinta jornada do campeonato nacional da primeira divisão – fase de apuramento, o Caldas Rugby Clube (CRC) sofreu uma derrota caseira por 6-18, frente ao Rugby Clube de Tondela (RCT).

rugby 2

“Pensamento e saúde” em conferência

O Centro de Cultura Espírita de Caldas da Rainha realiza no dia 17 de janeiro, às 21h00, uma conferência espírita subordinada ao tema "Pensamento e saúde", com a psiquiatra Gláucia Lima.