José Paulo, do departamento de marketing deste semanário, comentou que “logo ao entrar, pondo as mãos no volante, temos uma “imensidão” de carro com 2.0 de cilindrada e 190 cv de potência, um amplo espaço a bordo e muito conforto, pois trata-se de um automóvel de luxo”.
“O interior é bem construído e impecavelmente desenhado com uma ergonomia muito sofisticada, sóbria e de excelente qualidade. Tem uma bagageira ampla, de fácil acesso e espaçosa, e um teto panorâmico que aumenta a sensação e espaço”, referiu.
Quanto à condução, “é relaxante, muito graças à caixa automática de 8 velocidades, alertando quando se aproxima de uma faixa ou do passeio, ajudando na direção e colocando o carro de volta no caminho mais seguro”.
“Com todos os ângulos cobertos a 360º torna-se o estacionamento muito mais facilitado, além de ter o sistema PAP (Park Assist Pilot) em que o estacionamento é automático, ou seja, o carro informa se o lugar de estacionamento é adequado e depois assume toda a manobra”, descreveu José Paulo.
Outro grande pormenor que no seu entender salta logo à vista é a consola central, pelo “imponente ecrã tátil de 9 polegadas onde podemos configurar e controlar os vários sistemas de segurança, navegação, áudio ou climatização, tudo muito intuitivo, sem botões em excesso, e à distância de um toque”.
“Há uma boa insonorização e o sistema de som é excelente”, concluiu.
O Volvo V90 é para José Paulo “uma carrinha familiar muito bonita, com um porte robusto e impecavelmente bem desenhado”. “Este veículo é muito bem feito e gostei muito”, manifestou.
Francisco Gomes, chefe de redação do JORNAL DAS CALDAS, também testou o novo modelo e ficou impressionado com “um carro que quase se deixa conduzir sozinho”, devido à caixa automática e a um conjunto de opções que vão desde o estacionamento sem intervenção do condutor ao controlo de velocidade perante a viatura da frente. “Mas a sensação de ser conduzido pode ser substituída pelo prazer de controlar totalmente o carro, já que o condutor tem essa faculdade de passar a modo manual, como acontece noutras viaturas, com a diferença de que mesmo assim terá uma experiência mais confortável e agradável pela diferença dos pormenores”, acrescentou.
Destacou as quatro câmaras de vídeo incorporadas e a construção de uma imagem panorâmica do que está em redor do veículo, numa tecnologia avançada que permite ao condutor uma melhor perceção do exterior. Elogiou o painel de controlo, que funciona como se fosse um tablet, com um ecrã táctil de grandes dimensões, e a partir do qual se tem acesso ao comando da viatura e através do qual se pode até navegar na internet ou atender uma chamada telefónica. Realçou também a deteção da velocidade permitida e o alerta ao condutor para que possa reduzir.
“O conforto e o luxo fazem parceria com a tecnologia e a estética, permitindo viagens mais descontraídas”, declarou Francisco Gomes, que evidenciou ainda um dos trunfos da marca escandinava – a segurança – desde os sistemas de prevenção que ajudam a evitar colisões, até funcionalidades de proteção que amortecem o impacto de qualquer choque.
A carrinha Volvo V90, com o seu motor a diesel, tem um consumo médio de 6l/100km e o preço é partir de 55 mil euros. Existem treze cores disponíveis.
Quanto à S90, a versão automóvel, que tem uma traseira diferente e é no formato limousine, custa a partir de 52 mil euros.
0 Comentários