Q

Previsão do tempo

20° C
  • Wednesday 21° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 16° C
19° C
  • Wednesday 21° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 16° C
19° C
  • Wednesday 22° C
  • Thursday 18° C
  • Friday 16° C

Melhores alunos das Caldas e Óbidos distinguidos pelos rotários

Marlene Sousa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Rotary Club das Caldas atribuiu no passado dia 14 os prémios escolares 2015/2016 aos alunos que se distinguiram nas escolas das Caldas da Rainha e Óbidos. Este é o 17º ano em que se realiza a cerimónia, que valoriza o mérito de quem se destaca no seu percurso académico e que junta centenas de alunos, pais e professores. A cerimónia, que encheu o auditório da Expoeste, contou com um momento musical protagonizado por quatro alunos do Conservatório de Caldas da Rainha (CCR).
Alunos premiados:

Ao todo, foram distinguidos 37 jovens alunos do 9º ao 12º ano das escolas das Caldas e de Óbidos, incluindo os cursos profissionais, pelas boas notas obtidas no ano letivo passado. Um número recorde, uma vez que este ano, como novidade, os alunos do CCR também foram premiados pelo seu talento e dedicação à música.

Como já é habitual, a cerimónia foi conduzida pelo rotário caldense,Carlos Lopes, que destacou esta iniciativa como um dos eventos mais importantes do Rotary Club das Caldas. “O êxito dos estudantes também se deve aos bons professores, quase sempre decisivos no futuro dos jovens, que vão ser os profissionais de amanhã”, sublinhou.

Revelou ainda que dado às dificuldades de alguns patrocinadores, os prémios este ano entregues aos melhores alunos foram um diploma de reconhecimento e um troféu, ao contrário do valor monetário e cheques prendas que recebiam anteriormente.

O pai de Zahra Cassamo subiu ao palco para partilhar a sua experiência e destacar que o sucesso do aluno depende também dos professores e da capacidade de partilha dos conhecimentos. Dirigindo-se aos encarregados de educação, o pai pediu para “colaborarem com os docentes”, porque só assim “é possível uma melhor educação”.

Dirigindo-se ainda aos pais, Francisco Cassamo incentivou-os a apostarem na educação dos filhos porque é a “melhor herança que lhes podemos deixar”.

Recordou que para o filho mais velho pudesse estudar numa melhor faculdade, pediu “um empréstimo”. Enalteceu a atividade do clube rotário e mostrou a sua gratidão pelo prémio entregue à filha.

Na cerimónia foi ainda atribuída, pelo terceiro ano consecutivo, uma bolsa de estudos para Tatiana Neves, que frequenta o curso superior de secretariado na Universidade de Aveiro.

Em representação dos alunos, Tatiana Neves, que está no último ano do curso, subiu ao palco e agradeceu aos rotários a ajuda para “tirar o curso”. Lembrou que o reconhecimento dos rotários caldenses a “incentivou a ter bons resultados”.

O prémio de Melhor companheira foi para Flávia Fatal, aluna da Escola Técnica Empresarial do Oeste que vai representar o Rotary Club das Caldas no evento RYLA – um programa de desenvolvimento das habilidades de liderança gerenciado pelos clubes e distritos Rotary. Assim, a aluna caldense vai ter a oportunidade de desenvolver as suas capacidades de liderança, cidadania e crescimento pessoal, através da frequência de um estágio de vários dias.

António Marques, diretor da Expoeste, realçou que esta iniciativa tem ajudado vários estudantes todos os anos., e a vereadora Maria da Conceição considerou-a um bom exemplo do que a sociedade civil pode fazer. A autarca recordou os bons resultados alcançados pelas escolas caldenses, que permitem que o concelho figure no ranking como o que tem melhor média de 12º ano, a nível nacional. Reconhecendo as dificuldades de muitas famílias, Maria da Conceição agradeceu aos “estudantes caldenses por terem levado o nome das Caldas da Rainha bem longe”.

O Rotary Club das Caldas iniciou um novo projeto que envolve a entrega ao Banco Alimentar do Oeste de papas, leite em pó, entre outros produtos para as crianças mais desfavorecidas.

Marlene Sousa

Alunos premiados:

ETEO – Escola Técnica Empresarial do Oeste 10º – Bruna Nunes 11º – Juliana Bom 11º – Maria Inês Alves 12º – Samanta Correia Melhor companheira – Flávia Fatal Agrupamento da Escola Secundária Raul Proença 9º – Filipe Paiva 10º – Camila Costa 11º – Rui Santos 12º – Maria Faria Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro 9º – Catarina Simões 9º – Joana Rodrigues 10º – Inês Marques 10º – Bruno Gama 11º – Patrícia Cunha 11º- Luís Jacinto 12º – Catarina Norte 12º – Beatriz Tojal Agrupamento de Escolas de Josefa de Óbidos 9º – Rafael Reis 10º – Oksana Veychuk 11º – David Elias

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Exposição de Thiago Gadelha

O Espaço AbraçAr-te, na Rua Principal, 56, na Mata de Porto Mouro, em Santa Catarina, acolhe a exposição "O Quarto”, de Thiago Gadelha, inaugurada no dia 20 de abril.

Caldense vice-campeão nacional em triatlo cross

No dia 20 de abril decorreu o Campeonato Nacional de Triatlo Cross na Golegã, onde o atleta caldense Diogo Carvalhinho se sagrou vice-campeão nacional no seu escalão (20-24 anos), com o tempo de 2h26m04s.

diogo