“Nos últimos anos a Nazaré tem sido o palco de alguns dos maiores espetáculos de ondas do planeta. Com a democratização da Praia do Norte (disponibilização de condições idênticas para todos) nos últimos três anos, temos cada vez mais surfistas a procurar a superação neste lugar único e fascinante. Mas sentíamos que precisávamos de um grande evento internacional. Nesse sentido, a realização do “Nazaré Challenge” é o reconhecimento da importância da Praia do Norte por parte da WSL”, explicou Walter Chicharro, presidente da Câmara Municipal da Nazaré.
Para que a competição vá para a água na Praia do Norte, Nazaré, as ondas terão de apresentar um tamanho entre os 6 e 12 metros, ondulação considerada gigante pela comunidade surfista. Depois de analisadas as previsões, Peter Mel, comissário do evento, decide se estão todas as condições reunidas para a competição arrancar. Se evento receber luz verde, os competidores têm 72 horas para largar tudo e viajar até Portugal.
Em prova na Nazaré estarão surfistas como o sul-africano Grant “Twiggy “Bake, atual campeão do mundo, o havaiano Garrett McNamara, lenda do surf de ondas grandes e pioneiro na Nazaré, assim como os seus conterrâneos Shane Dorian, Aaron Gold, Mark Healey, Billy Kemper, Albee Layer, Kai Lenny e Makuakai Rothman, o brasileiro Carlos Burle, o inglês Andrew Cotton, o norte-americano Greg Long, ex-campeão do mundo, e os seus compatriotas Damien Hobgood e Nic Lamb, os australianos Josh Kerr e Jamie Mitchell, e o chileno Cristian Merello.
No alinhamento de vinte e um competidores, destaca-se a presença de quatro surfistas portugueses: Alex Botelho, António Silva, João de Macedo e Hugo Vau. O também português Nicolau Von Rupp está na lista de substitutos, assim como os britânicos Tom Lowe e Tom Butler, os havaianos Trevor Sven Carlson e Ian Walsh, o chileno Ramon Navarro, o norte-americano Will Skudin, o brasileiro Pedro Calado e o peruano Gabriel Villaran.
Peter Mel mostra-se ansioso. “Este ano quisemos criar o Nazaré Challenge e juntá-lo às provas do Havaí e México. Esperamos que a mãe natureza coopere”, afirmou.
Bolsa para português melhor classificado
O EDP Mar Sem Fim anunciou a atribuição da Bolsa de Exploração ‘EDP Tour’, no valor de dois mil euros, ao surfista português melhor classificado na etapa da Nazaré do circuito mundial de ondas grandes.
João de Macedo, um dos surfistas portugueses mais experientes em ondas gigantes e, até aqui, o único a competir no circuito mundial, é o mentor da armada portuguesa que integra esta competição. António Silva venceu, por dois anos consecutivos, a Bolsa XXL (2014/15 e 2015/16), Alex Botelho, venceu recentemente três dos cinco prémios XXL EDP Mar Sem Fim, Nic Von Rupp foi o vencedor da edição do ano passado dos Prémios XXL EDP Mar Sem Fim e Hugo Vau participou em 2014 nas conversas Mar Sem Fim.
“Depois de duas temporadas onde apostámos num formato de submissões de projetos, em que foram atribuídas sete bolsas e um valor total de quinze mil euros, acreditamos que esta é a melhor forma de desenvolver o surf de ondas grandes em Portugal. A Nazaré é o cenário perfeito de treino e preparação para as ondulações de inverno e expedições EDP Mar Sem Fim, pelo que com a atribuição desta bolsa daremos oportunidade ao melhor português de viajar até outros locais onde decorram provas do circuito mundial”, explicou Mário Almeida, responsável pelo projeto EDP Mar Sem Fim.
O EDP Mar Sem Fim é um projeto pioneiro de descoberta de ondas grandes, perfeitas, desconhecidas e inexploradas, que pretende funcionar também como uma plataforma de visibilidade, comunicação e divulgação dos surfistas portugueses de ondas grandes, promovendo o desenvolvimento do surf e do turismo em Portugal. O projeto visa essencialmente desenvolver o surf de ondas grandes no nosso país através de um conjunto de explorações com alguns dos melhores e mais consagrados surfistas de ondas grandes em Portugal, complementado com a atribuição de bolsas de exploração aos surfistas que melhor cumpram os objetivos do projeto e ainda uma edição anual de Prémios de Ondas Grandes.
Francisco Gomes
0 Comentários