Q

Previsão do tempo

6° C
  • Monday 9° C
  • Tuesday 12° C
  • Wednesday 12° C
6° C
  • Monday 9° C
  • Tuesday 12° C
  • Wednesday 12° C
5° C
  • Monday 8° C
  • Tuesday 12° C
  • Wednesday 12° C

Comitiva de autarcas chineses visitou o Bombarral

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Uma comitiva de autarcas da região chinesa de Nujian visitou o Município do Bombarral com o intuito de partilhar experiências em várias áreas e analisar eventuais relações empresariais e de geminação. Os autarcas foram recebidos pelo presidente da Câmara Municipal do Bombarral, José Manuel Vieira, acompanhado do vice-presidente da autarquia, Nuno Mota da Silva, e das vereadoras Norberta Santos e Rosa Guerra.
Autarcas chineses acolhidos pelos congéneres bombarralenses

O edil destacou o “potencial enorme de oportunidades” que existe entre a China e Portugal, “com destaque para o que se produz aqui no Oeste, no âmbito dos setores agroalimentar e agrícola”.

José Manuel Viera destacou a área dos vinhos, recordando que o concelho do Bombarral tem “a maior produção de bacelos e enxertia que distribui pelo mundo uma grande parte das castas consumidas em termos nacionais e internacionais”, bem como “a pera rocha do Oeste, da qual somos os maiores produtores”.

O autarca afirmou ainda que o Município do Bombarral “está interessado em desenvolver as melhores relações com a China”.

Zu Song, vice-governador da Região Autónoma de Nujiang, apresentou uma das trinta regiões autónomas da China, situada no sudoeste do país, tendo salientado que se trata de uma região muito rica em água e em minerais.

Abordou também as políticas de desenvolvimento que estão a ser aplicadas pelo presidente da Republica Popular da China para as províncias periféricas, como é o caso de Nujiang, explicando que “a visita a Portugal foi sugerida pelo próprio Presidente da República no sentido dos representantes das várias regiões poderem contatar com outras culturas e aprender outras formas de trabalhar”.

No caso de Portugal, “pretendem seguir os exemplos de sucesso que o país tem obtido em termos de turismo e de recursos humanos, entre outros aspetos que são muito valorizados pelo governo chinês”, acrescentou.

Com esta visita pretendem igualmente “fomentar a interação entre os dois países” e estabelecer uma plataforma de entendimento entre as empresas portuguesas e chinesas”.

“Espero que o Município do Bombarral possa aproveitar a plataforma que iremos conseguir estabelecer entre empresas e cimentar uma relação mais duradoura”, acrescentou o vice-governador, que aproveitou para convidar os responsáveis da autarquia bombarralenses a visitar a região de Nujian.

Representantes de Angola são recebidos

O representante comercial e o adido cultural da Embaixada da República de Angola foram recebidos no Município do Bombarral, no âmbito de uma iniciativa promovida pela Costa Verde e de Prata – Associação de Turismo do Oeste.

Para os receber estiveram no Salão Nobre dos Paços do Município o presidente da Câmara Municipal, José Manuel Vieira, o vice-presidente Nuno Mota da Silva, e as vereadoras Norberta Santos e Rosa Guerra.

Em representação da associação Costa Verde e de Prata, a sessão contou com a presença de Olívia Costa, enquanto o Turismo do Centro, entidade que apoiou o evento, esteve representado por Ilda Cruz.

O presidente da autarquia referiu que “existe entre Angola e Portugal um enorme potencial de oportunidades, nomeadamente em torno do que se produz aqui no Oeste, no âmbito dos setores agroalimentar e agrícola”.

O edil defendeu ainda a necessidade de reforçar “o intercâmbio de empresas e de todo o capital de experiência que está implícito nelas”, afirmando o interesse em continuar a “desenvolver as relações com Angola”.

Amadeu Leitão Nunes, representante comercial da Embaixada da República de Angola, desejou que esta seja “a primeira de muitas iniciativas no sentido de criar os caminhos que conduzam a parcerias sólidas e construtivas para ambos os países”.

Luandino de Carvalho, adido cultural da Embaixada da República de Angola, salientou a importância de se “começar a pensar numa geminação entre o Bombarral e uma vila angolana, à semelhança do que já acontece em outras regiões de Portugal” e desafiou a autarquia “a criar uma delegação para se deslocar à Embaixada”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Procissão das chouriças

Decorreram entre 20 e 22 de janeiro, em Valado dos Frades, na Nazaré, as Festas em Honra de São Sebastião, tendo o ponto alto sido a procissão, em que participaram dezenas de grupos com os seus andores de oferendas e devoção religiosa, e o famoso leilão das...

chouricas

Óbidos no Congresso Nacional de Desporto

No passado dia 23 de janeiro realizou-se em Barcelos o Congresso Nacional de Municípios Amigos do Desporto, com a participação de 167 autarquias, entre as quais a de Óbidos, tendo sido partilhadas algumas práticas de programas desenvolvidos em diferentes...

congresso

7.ª Entrega de “Kits Recém-Nascido”

Decorreu no passado dia 16, no Auditório dos Paços do Concelho do Cadaval, a sétima entrega de Kits Recém-Nascido, no âmbito do projeto "Oeste +Grávida". A cerimônia contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, José Bernardo Nunes, e de Carla Serrenho...

kit