Q

Previsão do tempo

20° C
  • Tuesday 18° C
  • Wednesday 15° C
  • Thursday 14° C
20° C
  • Tuesday 19° C
  • Wednesday 15° C
  • Thursday 14° C
21° C
  • Tuesday 19° C
  • Wednesday 15° C
  • Thursday 14° C

Novo empréstimo bancário da Câmara de Óbidos criticado pela oposição

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Na reunião da Assembleia Municipal de Óbidos do dia 28 de setembro, a Câmara anunciou que pretende contrair no próximo ano um empréstimo bancário de 525 mil euros. A oposição votou contra (nove do PS mais dois da CDU), mas os dez votos do PSD a somar a outros seis a favor dos presidentes de junta, chegaram para viabilizar o empréstimo, a pagar em quinze anos. Apenas o presidente da junta de freguesia de de Santa Maria, São Pedro e Sobral da Lagoa, João Rodrigues, votou contra.

A autarquia alega a necessidade de realizar repavimentação de vários troços de caminhos e estradas do concelho, requalificar a estrada principal entre o cruzamento da Rua do Trancão e o cruzamento da estrada municipal 585 em A-dos-Negros, construir muros de suporte de terras em A-dos-Negros, proceder à segunda fase da rede de saneamento básico na Rua Manuel Teotónio, na Usseira, instalar sinalização horizontal da rede viária e pavimentações em calçada em vários locais do concelho, e adquirir inertes, misturas betuminosas, pré-fabricados e outros, por lotes. Tudo somado dá 525 mil euros.

A oposição contesta. O PS argumenta que “neste mandato autárquico, a Câmara Municipal de Óbidos recebeu milhões de euros de receitas extraordinárias de um empreendimento turístico, nos anos de 2013 e 2014, e não fez ainda as prometidas obras. Como já gastou esse dinheiro, agora diz ter necessidade de mais um empréstimo bancário”.

“De salientar que atualmente, o Município já tem um encargo anual de cerca de um milhão de euros com o resultado de empréstimos anteriores (juros e amortizações)”, sustenta.

“Lamenta-se que a maioria PSD queira, quando faltarem poucos meses para o final deste mandato (no próximo ano), contrair um novo empréstimo bancário que começará a ser pago só no mandato seguinte”, afirma o PS.

Os socialistas entendem também que “devia ser dada prioridade a investimentos fundamentais, tais como a substituição de redes de água”.

“A muito recente venda dos dois lotes atrás da farmácia de Óbidos, constitui uma receita extraordinária de 300 mil euros. Assim, o empréstimo bancário que a Câmara pretende obter, poderia ser deduzido deste valor”, argumentam.

Carlos Pinto Machado, ex-candidato autárquico do CDS-PP em Óbidos e presidente da Comissão Politica Concelhia do CDS-PP, emitiu um comunicado onde afirma que a situação financeira municipal “é grave e caminha para o descalabro”.

“Não se entende porquê a necessidade de um empréstimo, quando a Câmara obteve receitas extraordinárias provenientes do empreendimento turístico que cortou milhares de pinheiros e de outras árvores no Bom Sucesso”, critica.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Sporting Clube das Caldas com dupla vitória

A equipa de seniores do Sporting Clube das Caldas deslocou-se ao reduto do Clube Voleibol de Oeiras (recém despromovido da 1ª divisão) para disputar a 6ª jornada do campeonato nacional da 2ª divisão, vencendo por 3-2, perante outro dos candidatos à subida de divisão.

sporting

Veteranas de voleibol de Óbidos triunfam na Marinha Grande

A equipa feminina de veteranas de voleibol da Associação Desportiva de Óbidos deslocou-se no passado dia 8 à Marinha Grande para defrontar a equipa do Sport Operário Marinhense, no arranque do primeiro campeonato de voleibol de veteranas femininas, tendo ganho por três sets a zero, com os parciais de 18-25, 20-25 e 17-25.

feminina

Veteranos de Óbidos começam campeonato de voleibol a vencer

Os veteranos masculinos de voleibol da Associação Desportiva de Óbidos efetuaram na passada sexta-feira, em Óbidos, no Pavilhão Municipal, o primeiro jogo respeitante ao nono campeonato de voleibol de veteranos, tendo vencido o Madeira Voleibol Torres, proveniente de Torres Vedras, por três sets a zero, com os parciais de  25-13, 25-23 e 25-17.

voleibol