Q

Previsão do tempo

13° C
  • Tuesday 21° C
  • Wednesday 22° C
  • Thursday 22° C
14° C
  • Tuesday 21° C
  • Wednesday 22° C
  • Thursday 23° C
14° C
  • Tuesday 23° C
  • Wednesday 24° C
  • Thursday 24° C

USF de Tornada desperta interesse dos profissionais de saúde para o envelhecimento saudável

Marlene Sousa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
“65+ Envelhecimento Ativo”, foi o tema das II Jornadas da Unidade de Saúde Familiar de Tornada (USF), que decorreram na Universidade Sénior das Caldas da Rainha, no passado dia 24. O evento contou com a presença de cerca de 70 médicos, enfermeiros e secretários, onde o objetivo principal foi partilhar conhecimento e experiências sobre como prestar melhor cuidado ao idoso. A Academia de Música de Óbidos fez uma atuação.
Um workshop de alimentação saudável marcou o primeiro dia das Jornadas

Segundo a médica da Unidade de Saúde Familiar de Tornada e da comissão organizadora das jornadas, Ângela Cerqueira, dados nacionais revelam que 19% da população em Portugal tem mais de 65 anos e 16% dos utentes da USF de Tornada encaixa-se nesta faixa etária. O tema das II Jornadas pretende “ajudar a prestar melhores cuidados de saúde aos nossos utentes”, sublinhou a médica, acrescentando que a USF de Tornada pretende estar o mais próximo possível da comunidade.

Ângela Cerqueira disse que o intuito era despertar o interesse dos profissionais de saúde na temática do envelhecimento ativo e saudável. “Apesar de algumas patologias, hoje os seniores são mais ativos e integrados”, acrescentou.

A médica apontou que a Universidade Sénior Rainha Dona Leonor é um exemplo de como os seniores depois de se reformarem podem ocupar o seu tempo.

As Jornadas “65+ Envelhecimento Ativo” iniciaram no dia 23 de setembro com atividades dedicadas à comunidade. Decorreu no pavilhão desportivo do Campo um workshop sobre alimentação saudável e uma demonstração onde participaram dezenas de idosos.

No segundo dia, dedicado aos médicos, enfermeiros, psicólogos, entre outros profissionais ligados à saúde, foram debatidas várias temáticas ligadas à terceira idade como auditorias na consulta de diabetes, terapia compressiva no tratamento de úlceras venosas, técnicas de relaxamento e postura, o papel da acupuntura, ser avó e a sexualidade.

As jornadas terminaram com uma aula sobre quais os exercícios dirigidos a maiores de 65 anos, dada pelo fisioterapeuta André Pinto e o médico de família com pós graduação em medicina do desporto, Miguel Louro. Assim os médicos podem aconselhar aos seus utentes qual os exercícios adequados para manter uma vida mais saudável.

Marlene Sousa

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Torneio de Voleibol Feminino de Veteranas em Óbidos

A secção de voleibol da Associação Desportiva de Óbidos levou a cabo a 2ª. Edição do Torneio de Voleibol Feminino de Veteranas, no Pavilhão Municipal, no passado dia 26, reunindo nove equipas e 108 atletas, com idade igual ou superior a 30 anos. A vitória coube à equipa Buzz (Marinha Grande).

veteranas1

Acrotramp Clube de Caldas campeão nacional na categoria de juvenis

A equipa da categoria de juvenis do Acrotramp Clube de Caldas, constituída por Rita Laranjeira, Zoe Mendes, Lara Murtinho e Madalena Gonçalves sagrou-se campeã nacional. Rita Laranjeira é campeã nacional em trampolim individual. Zoe Mendes e Andreia Berto (seniores) alcançaram o pódio no 3º lugar. Rita Laranjeira e Lara Murtinho ficaram em 3º lugar em trampolim sincronizado.

Acrotramp1