Q

Previsão do tempo

16° C
  • Friday 26° C
  • Saturday 28° C
  • Sunday 27° C
16° C
  • Friday 27° C
  • Saturday 29° C
  • Sunday 28° C
16° C
  • Friday 32° C
  • Saturday 33° C
  • Sunday 31° C

Rede de rega para servir agricultores pronta a adjudicar

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O primeiro troço de uma rede de rega com mais de 50 quilómetros que permitirá irrigar 750 parcelas agrícolas dos concelhos de Óbidos e Bombarral deverá ser adjudicado esta semana, divulgou o município de Óbidos. A obra poderá arrancar assim que tiver visto do Tribunal de Contas, o que deverá demorar cerca de um mês”, disse à agência Lusa o presidente da Câmara de Óbidos, Humberto Marques.

O Conselho de Ministros aprovou a abertura de concurso limitado por prévia qualificação para a construção do bloco da Amoreira, ou seja, a segunda parte da rede, que, quando concluída, permitirá o aproveitamento hidroagrícola das denominadas baixas de Óbidos (terrenos agrícolas que se estendem entre a vila e o concelho do Bombarral).

A rede de regadio das baixas de Óbidos representa um investimento de 28 milhões de euros, dos quais 22,2 milhões comparticipados pelo Programa de Desenvolvimento Regional (Proder).

O projeto servirá cerca de mil agricultores das freguesias da Amoreira e do Olho Marinho, no concelho de Óbidos, e do Pó e da Roliça, no concelho do Bombarral.

A obra desenvolve-se em duas fases, a primeira das quais a construção de uma estação elevatória que filtrará a água para a rega e que se encontra já em construção.

Na segunda fase, a que respeitam as deliberações do Conselho de Ministros, serão construídos 50 quilómetros de tubagem com uma capacidade de transporte de 5,5 milhões de metros cúbicos de água por hora, que irrigarão 750 hectares de parcelas agrícolas do concelho de Óbidos e 450 hectares do concelho do Bombarral.

A rede de rega vem juntar-se à construção da Barragem do Arnoia, uma obra de 6,5 milhões de euros, concluída desde 2005 e parada desde então devido aos sucessivos adiamentos na conclusão da estação de tratamento e da rede de tubagens.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Sofia está desaparecida

Ana Sofia Sousa Ribeiro, de 28 anos, foi supostamente passar uns dias em casa de uma amiga, em Lisboa, no passado dia 19, mas está desaparecida desde então, relata a família.

desaparecida

“Há Festa na Bordalo”

A Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, nas Caldas da Rainha, é palco da iniciativa “Há Festa na Bordalo”, no dia 4 de junho, para encerramento do ano letivo.