Q

Previsão do tempo

13° C
  • Tuesday 21° C
  • Wednesday 22° C
  • Thursday 22° C
14° C
  • Tuesday 21° C
  • Wednesday 22° C
  • Thursday 23° C
14° C
  • Tuesday 23° C
  • Wednesday 24° C
  • Thursday 24° C

Programa de promoção da saúde oral nas escolas da região

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
À semelhança dos anos anteriores, a equipa de saúde oral do Agrupamento de Centros de Saúde Oeste Norte vai dar continuidade à implementação do Programa Nacional de Promoção da Saúde Oral em parceria com as instituições escolares dos respetivos concelhos.
Mais e melhor saúde oral é o objetivo

Entre as várias atividades propostas pelo programa, destacam-se a educação para a saúde, a implementação da escovagem e do bochecho quinzenal de flúor em meio escolar e a atribuição dos cheques dentários.

Para o ano letivo 2016/2017 está prevista a atribuição de cheques dentários a todos os alunos nascidos em 2009, 2006 e 2003 que frequentem escolas públicas e instituições particulares de solidariedade social. O cheque dentário prevê a proteção da dentição definitiva com selantes de fissura, ou em caso de existência de cáries, o respetivo tratamento. Estes cheques dentários serão entregues nas escolas, a partir de novembro e durante o restante ano letivo, abrangendo gradualmente todos os alunos envolvidos.

O Programa Nacional de Promoção da Saúde Oral tem sido alargado e atualmente também é possível beneficiar de um cheque dentista aos 16 e aos 18 anos, desde que tenham utilizado o cheque anterior (13 e 16 anos respetivamente) e que tenham finalizado os tratamentos previstos. Os cheques dentista dos 16 e 18 anos devem ser solicitados nas respetivas unidades de saúde, entre janeiro e agosto do ano civil em que os jovens completam 16 anos ou 18 anos. Assim, a partir de janeiro 2017, os jovens nascidos em 2001 e 1999, podem solicitar o seu cheque dentista, desde que preencham os critérios já referidos. Estes cheques dentista contemplam o tratamento de cáries e a aplicação/reaplicação de selantes aos 16 anos. Os tratamentos referidos serão sempre gratuitos para os utentes.

Estas medidas têm como objetivo a redução do índice de cáries na população escolarizada. No entanto, só uma conjugação de esforços e cuidados diários, nomeadamente uma boa higiene oral diária e uma alimentação equilibrada, terão o resultado pretendido: Mais e melhor saúde oral.

Nas Caldas da Rainha para mais informações sobre este programa pode ser contada a coordenação da Equipa de Saúde Oral, na Unidade de Saúde Pública Zé Povinho ou através do tel. 262870190.

Francisco Gomes

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Torneio de Voleibol Feminino de Veteranas em Óbidos

A secção de voleibol da Associação Desportiva de Óbidos levou a cabo a 2ª. Edição do Torneio de Voleibol Feminino de Veteranas, no Pavilhão Municipal, no passado dia 26, reunindo nove equipas e 108 atletas, com idade igual ou superior a 30 anos. A vitória coube à equipa Buzz (Marinha Grande).

veteranas1

Acrotramp Clube de Caldas campeão nacional na categoria de juvenis

A equipa da categoria de juvenis do Acrotramp Clube de Caldas, constituída por Rita Laranjeira, Zoe Mendes, Lara Murtinho e Madalena Gonçalves sagrou-se campeã nacional. Rita Laranjeira é campeã nacional em trampolim individual. Zoe Mendes e Andreia Berto (seniores) alcançaram o pódio no 3º lugar. Rita Laranjeira e Lara Murtinho ficaram em 3º lugar em trampolim sincronizado.

Acrotramp1