Q

Previsão do tempo

15° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 19° C
  • Monday 18° C
15° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 19° C
  • Monday 18° C
16° C
  • Saturday 22° C
  • Sunday 21° C
  • Monday 20° C
Campanha 2016 na Adega Cooperativa do Cadaval

“A uva tem qualidade e produzirá vinhos de excelência”

Marlene Sousa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Adega Cooperativa do Cadaval (ACC) já começou a receber as uvas das vindimas deste ano e espera atingir cerca de 5 mil toneladas na campanha de 2016. Numa altura em que ainda decorre a época das vindimas, a ACC, produtora de vinhos da região Oeste, garante em 2016 uma produção que deverá ultrapassar os 5 milhões de litros de vinho, sendo que cerca de 65% são vinhos brancos, 27% vinhos tintos e 8% vinhos rosados.
Leopoldo Neves, presidente da adega cooperativa

A uva tem qualidade e produzirá vinhos de excelência, mas a quantidade será menor, prevê o presidente da ACC, Leopoldo Neves, que estima que a produção na campanha 2016 atinja uma quebra de 20% relativamente ao ano passado.

A ACC dedica-se à receção e transformação por vinificação de uvas dos seus membros. Contando com cerca de 1300 associados efetivos, tem 450 sócios a fazer a entrega de uvas. Foi criada em 1963 e iniciou atividade em 1969.

Com 53 anos de existência, o presidente faz um balanço positivo da ACC e destaca a qualidade produtiva e o investimento contínuo como fatores de sucesso. “Ao longo dos anos investimos na modernização tecnológica, não só na parte de vinificação, mas também no engarrafamento, para conseguir pôr no mercado um produto de qualidade”, referiu.

Com o objetivo de serem competitivos no mercado, ao longo dos anos contrataram técnicos qualificados, reestruturaram-se do ponto de vista tecnológico, apostaram na qualidade e certificação dos seus vinhos. “Hoje temos mais máquinas e outros mercados para conseguirmos sobreviver”, disse o responsável. A ACC tem condições de excelência para a produção de espumantes e vinhos brancos de grande qualidade, frescos, intensos e aromáticos.

Como muitos produtores da Região de Vinhos de Lisboa, também a ACC tem forte aptidão para produção de vinhos Leves (Regional de Lisboa), sendo que foram premiados por diversas vezes ao longo dos anos, em concursos nacionais e internacionais, tendo o seu Moscatel Leve sido medalha de bronze no Concurso de Vinhos de Portugal 2015.

No momento as marcas comercializadas, pela ACC são Confraria para os vinhos, espumantes e aguardente de gama superior, Adega da Confraria para vinhos regionais (tranquilos e leves) de gama média, Dacepa e Belacepa para vinhos de mesa (gama popular).

A cooperativa exporta parte da sua produção para países como a China, Estados Unidos da América, Canadá e Brasil.

No dia que o JORNAL DAS CALDAS foi à ACC encontrou vários sócios a entregar a uva. Joaquim Oliveira Isadora disse que este ano vai recolher cerca de 15 toneladas e que a uva tem “uma excelente qualidade”.

Marlene Sousa

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

José Viegas com duplo título de campeão nacional de veteranos

José Viegas, que reside nas Caldas da Rainha e foi um dos melhores praticantes nacionais de ténis de mesa, tendo representado o Sporting das Caldas para além de FC Porto, Benfica, Sporting e Clube 81 Huelva de Espanha, entre outros, e foi internacional por Portugal e com inúmeros títulos nacionais, conquistou nos dias 18 e 19 de maio, na Figueira da Foz, na categoria de veteranos, o Campeonato Nacional Individual e de Pares.

viegas