Q

Previsão do tempo

13° C
  • Tuesday 21° C
  • Wednesday 22° C
  • Thursday 22° C
14° C
  • Tuesday 21° C
  • Wednesday 22° C
  • Thursday 23° C
14° C
  • Tuesday 23° C
  • Wednesday 24° C
  • Thursday 24° C

Tradição da batatada repetiu-se no Pinhal de Óbidos

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Na aldeia do Pinhal de Óbidos repetiu-se na passada quarta-feira a tradição da oferta de bacalhau cozido com batatas a cerca de duas mil pessoas, numa organização da Sociedade Musical e Recreativa Pinhalense. “As pessoas apenas precisavam de trazer apetite e talheres e pratos”, referiu Marco Martins, presidente da assembleia geral da coletividade.
Uma festa com grande participação para comer bacalhau cozido e batatas

E já lá vão 88 anos que a batatada se realiza, no âmbito da festa de Santa Ana. A população ofereceu à festa 500 quilos de batata e 100 quilos de cebola. Foram confecionados 325 quilos de bacalhau, cerca de 1800 postas.

As filas para comer foram enormes mas ninguém arredou pé. “Faz parte da festa, porque sem filas já não seria a mesma coisa”, comentava um dos participantes.

Com pratos bem recheados de bacalhau e batata, a satisfação era grande e o sabor enaltecido. E mais comentários eram ouvidos: “Não posso falhar. Desmarco outras coisas para estar aqui. Já se começa a falar na irmandade do bacalhau”; “É uma brincadeira bonita. Levo o prato bem recheado porque apesar da idade como à maneira”; “Está muito bem servido e deve estar saboroso, faz crescer água na boca”; “Não sou apreciadora de bacalhau, mas este é especial, não sei se é o convívio que potencia o sabor”; “É totalmente diferente do que se faz em casa, tem outro gosto”.

Para a festa ficar ainda mais animada foram percorridas 14 adegas familiares na aldeia, abertas para provar, também sem pagar nada, a água-pé produzida.

A Óbidos.Com – Associação Empresarial de Óbidos entregou menções honrosas a todos os participantes

António Silva, vencedor do concurso de provas, descreveu o método: “Apanho uns canecos de uvas, misturo com água, estão horas dentro de uma pia e depois envasilho”. Simples, eficaz e útil para um dia de farra, num convívio onde comida e bebida, de graça, não faltaram.

Francisco Gomes

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Torneio de Voleibol Feminino de Veteranas em Óbidos

A secção de voleibol da Associação Desportiva de Óbidos levou a cabo a 2ª. Edição do Torneio de Voleibol Feminino de Veteranas, no Pavilhão Municipal, no passado dia 26, reunindo nove equipas e 108 atletas, com idade igual ou superior a 30 anos. A vitória coube à equipa Buzz (Marinha Grande).

veteranas1

Acrotramp Clube de Caldas campeão nacional na categoria de juvenis

A equipa da categoria de juvenis do Acrotramp Clube de Caldas, constituída por Rita Laranjeira, Zoe Mendes, Lara Murtinho e Madalena Gonçalves sagrou-se campeã nacional. Rita Laranjeira é campeã nacional em trampolim individual. Zoe Mendes e Andreia Berto (seniores) alcançaram o pódio no 3º lugar. Rita Laranjeira e Lara Murtinho ficaram em 3º lugar em trampolim sincronizado.

Acrotramp1