Q

Previsão do tempo

16° C
  • Wednesday 18° C
  • Thursday 21° C
  • Friday 25° C
16° C
  • Wednesday 18° C
  • Thursday 22° C
  • Friday 27° C
17° C
  • Wednesday 19° C
  • Thursday 24° C
  • Friday 31° C
Secretário de Estado Miguel Honrado

“A Cultura é, verdadeiramente, um motor para a economia”

Mariana Martinho

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Pelas mãos do secretário de Estado da Cultura, Miguel Honrado, foi entregue o Prémio Nacional de Ilustração, ao português João Fazenda, ilustrador do livro “Dança” e vencedor da 20ª edição dos prémios atribuídos pela Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, no passado sábado, na galeria novaOgiva, com a abertura da exposição PIM!, no espaço FOLIO Ilustra. A mostra, que reúne obras de 22 ilustradores nacionais e internacionais, é d
Miguel Honrado entrega prémio de ilustração

às suas famílias. Como tal, pode ler-se nas paredes da galeria a frase: “Esta mostra é dedicada a todas as crianças refugiadas. Esperamos que todas encontrem o seu lugar“.

Para além do ilustrado vencedor, também foram distinguidos com uma Menção HonrosaBernardo P. de Carvalho, pelo livroVerdade?!(Pato Lógico), e a brasileiraYara Kono, porGato procura-se(Caminho).

Para João Fazenda, que se mostrou satisfeito com o galardão, esta atribuição do prémio é “um sinal de que há lugar para livros diferentes”, numa área como a ilustração, que “não tem tido muita atenção”.

Para o secretário de Estado, “a ilustração portuguesa tem conhecido uma grande pujança e é missão do Governo de a estimular”, pois este prémio “tem sido um estímulo muito interessante”. Elogiou ainda o trabalho desenvolvido pela Câmara Municipal de Óbidos na realização do FOLIO.

“Apesar da sua pouca idade, já é uma referência nacional”, garante o governante, acrescentando que é “um exemplo que deve inspirar outros exemplos”.

Nesse sentido, admitiu que “os festivais são eventos muito importantes para essa difusão (do livro), mas devemos associar-lhes outros, como por exemplo, a promoção de escritores e da literatura portuguesa em termos internacionais”.

Para Miguel Honrado, “os festivais estabelecem uma relação entre o público, os artistas e todos os intervenientes na cadeia de valor do livro”, sendo “um auxílio muito efetivo à política que o Governo tem em mente”.

No que diz respeito aos apoios, o secretário de estado salientou que “há vontade por parte dos governantes de criar mais incentivos à cultura” e que as medidas vão ser divulgadas à medida que estejam aptas a ser concretizadas.

A entrega do prémio, que aconteceu após a inauguração da PIM! Mostra de Ilustração Para Imaginar o Mundo, contou com a presença do autarca de Óbidos, Humberto Marques, da vereadora da Cultura, Celeste Afonso, do responsável da Direção Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas, Silvestre Lacerda, e da curadora Mafalda Milhões, curadora do FOLIO Ilustra. Esteve igualmente presente a famosa ilustradora alemã, Jutta Bauer, que viajou até Óbidos para a inauguração da mostra.

O valor do prémio é de 5 mil euros, acrescido de 1500 euros destinados a apoiar uma deslocação à Feira Internacional do Livro Infantil e Juvenil de Bolonha, Itália. As menções especiais são também premiadas com 1500 euros destinados a comparticipar a presença dos ilustradores na Feira do Livro de Bolonha.

Mariana Martinho

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Hóquei em patins no Pavilhão da Mata

No passado sábado o hóquei em patins regressou às Caldas da Rainha e ao Pavilhão Municipal da Mata para a 9ª e penúltima jornada do Campeonato Nacional de Masters +35 da época 23/24.

hoquei

Recolha e troca de brinquedos

No dia 1 de junho a associação sem fins lucrativos Ajudouro vai realizar uma festa de oferta, recolha e troca de brinquedos em segunda mão, no espaço Leonel Miranda, no Bairro da Ponte, cedido pela União de Freguesias de Santo Onofre e Serra do Bouro, onde irá haver espaço para as crianças brincarem.

brinquedos