Q

Previsão do tempo

13° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
13° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
13° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 14° C

Centenário do nascimento de Manuel Guimarães assinalado pela Nazaré

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Município da Nazaré assinala, em setembro, o centenário do nascimento de Manuel Guimarães (1915-2015), o único realizador neorrealista do cinema português. O autor de uma obra ímpar, construída tenazmente contra todas as adversidades e mutilada sem perdão pela Censura do tempo da Ditadura, será recordado com uma exposição fotodocumental, um colóquio e a visualização dos filmes “Nazaré” e “Vidas Sem Rumo”, que decorrerão na Biblioteca Municipal.
A visualização do filme "Vidas Sem Rumo" terá lugar no dia 30 de setembro pelas 15h00.

A sua ligação a esta pequena vila piscatória (anos 50) tem início com a obra de Alves Redol e será através do livro “Uma Fenda na Muralha” que o cineasta realiza uma obra-prima do cinema português, retratando a vida e hábitos dos pescadores e mulheres da Nazaré, tendo a praia, as ruas (esquinas), as tabernas, as pequenas e singelas casas como cenários.

Este filme desmistifica a vida dos pescadores da Nazaré, mostrando de uma maneira crua e real o sacrifício diário a que estavam sujeitos, quando partiam para um mar traiçoeiro e muitas vezes ceifeiro de muitas vidas.

Estreou a 12 de dezembro de 1952, no Cinema Éden, na cidade de Lisboa. Ao fim de 5 dias em cartaz, a publicidade ao filme anunciava que este já tinha sido visionado por cerca de 27 mil espetadores. Permaneceu em cartaz durante três semanas.

Este filme faz parte da história do cinema português, não só pelas suas imagens e personagens, mas também pela profundidade dramática que apresenta, numa altura em que na Nazaré se vivia a amargura de naufrágios e de uma vida dura e sofrida.

Neste sentido considera-se de elevada relevância cultural a vinda desta exposição à Nazaré, não só como forma de mostrar a importância da nossa vila, mas como demarcar as nossas tradições e histórias que fazem parte da nossa Identidade Social e Cultural.

A exposição estará patente até dia 01 de outubro de 2016, na Biblioteca Municipal da Nazaré. A inauguração terá lugar no sábado, às 16h00.

Decorrerá ainda um Colóquio sobre Manuel Guimarães, seguido da visualização de filme “Nazaré” no dia 17 de setembro pelas 15h00.

A visualização do filme “Vidas Sem Rumo” terá lugar no dia 30 de setembro pelas 15h00.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

GNR leva presentes de alunos a idosos

Alunos da turma 8C da Escola Básica e Secundária Fernão do Pó, do Bombarral, prepararam presentes alusivos à páscoa para serem distribuídos por idosos que vivem no concelho.

idosos

Infantis obidenses vencem em futsal

Em jogo da 4ª jornada da Divisão Distrital - Grupo B de futsal em infantis, no pavilhão da EB 2-3 D. Luís de Ataíde, em Peniche, defrontaram-se no passado dia 24 o Peniche Amigos Clube “B” e a Associação Desportiva de Óbidos. O resultado foi de 2-6.

futsal

Concerto solidário com Guiné

Um concerto solidário de angariação de bens para apoio do trabalho missionário na Guiné vai ter lugar no dia 30 de março, às 20h30, e no dia 31 de março, às 16h00, nos Pimpões, nas Caldas da Rainha.

concerto