Q

Previsão do tempo

15° C
  • Monday 18° C
  • Tuesday 20° C
  • Wednesday 22° C
15° C
  • Monday 18° C
  • Tuesday 20° C
  • Wednesday 23° C
15° C
  • Monday 19° C
  • Tuesday 22° C
  • Wednesday 25° C

Participantes em campo de trabalho internacional pintam muros em Óbidos

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Decorreu entre os dias 3 e 14 de agosto mais um Campo de Trabalho Internacional em Óbidos, com a organização da Associação Espeleológica de Óbidos (AEO). Este projeto trouxe até Óbidos 17 jovens oriundos de vários países (Taiwan, Sérvia, Áustria, Rússia, Itália, França, Espanha, Grécia e Portugal) com idades compreendidas entre os 18 e 30 anos, e onde a língua inglesa predominava.
Caiação no Bairro da Sra. da Luz

Durante doze dias na componente de trabalho do projeto, estes jovens procederam à caiação de alguns espaços/infraestruturas do concelho, nomeadamente, muros à entrada norte de Óbidos (junto ao Café “Os Filipes”) e muro junto à Escola Josefa de Óbidos, lavadouro do Bairro da Sra. da Luz, muros do cemitério da Amoreira e Pelourinho, Coreto e espaço de lazer no Olho Marinho.

Na componente de intercâmbio cultural e recreativo, os jovens participantes puderam visitar as praias da Foz do Arelho, Baleal, Bom Sucesso, S. Martinho e Ilha da Berlenga. Foram ainda participar no Mercado Medieval de Óbidos, Feira Nacional da Pera Rocha e Festival do Vinho Português e outras festas populares. Houve também a oportunidade de se realizarem jantares temáticos, com os participantes a trazerem os pratos principais dos seus países, num intercâmbio gastronómico.

A AEO acredita que este tipo de projetos veicula grandes recordações e a vontade de voltar por parte dos participantes, havendo um enriquecimento a vários níveis por todos os envolvidos neste projeto.

A Câmara Municipal de Óbidos e as juntas de freguesia de Sta. Maria, S. Pedro e Sobral da Lagoa, Amoreira e Olho Marinho disponibilizaram espaços e equipamento logístico.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Estudantes visitam Paul de Tornada

A Associação PATO recebeu duas turmas da Escola Secundária Raul Proença, que realizaram um conjunto de atividades de voluntariado, explorando a Reserva Natural do Paul de Tornada numa visita guiada, contribuíram para o nascimento de um jardim sensorial e efetuaram ainda uma monitorização ambiental na Lagoa de Óbidos com o Projeto Coastwatch, recolhendo muito lixo marinho.

pato

Jovens portugueses e finlandeses em intercâmbio

Entre os dias 1 e 8 de abril, a Associação Juvenil de Peniche foi palco de um intercâmbio sob a temática da arte e sustentabilidade. O evento recebeu a participação de doze jovens, de Portugal e Finlândia, com idades entre os 15 e os 25 anos.

intercambio

Curso Avançado de Produção de Microalgas e Cultivos Auxiliares

O MARE - Politécnico de Leiria e a Escola Superior de Turismo e Tecnologias do Mar, em Peniche, vão promover uma nova edição do Curso Avançado de Produção de Microalgas e Cultivos Auxiliares, que pretende dar a conhecer as espécies de microalgas cultivadas em laboratório, métodos de cultivo, potencialidades como recursos marinhos, sistemas de produção, e os cultivos auxiliares que beneficiam e cujo valor nutricional pode ser modelado através da alimentação com microalgas. As inscrições estão abertas até dia 27 de maio.