Q

Previsão do tempo

16° C
  • Monday 19° C
  • Tuesday 19° C
  • Wednesday 22° C
16° C
  • Monday 19° C
  • Tuesday 20° C
  • Wednesday 23° C
16° C
  • Monday 21° C
  • Tuesday 22° C
  • Wednesday 25° C

Paróquia do Vau aproveitou Mercado Medieval para reunir verbas para restaurar igreja

João Polónia

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Cruzada Eucarística foi uma das novidades da edição deste ano do Mercado Medieval de Óbidos. Localizado no 'Terreiro Cristão', junto de uma cruz alta recriando a época da Idade Média, a Comissão da Igreja Paroquial do Vau decidiu participar para angariar fundos a fim de restaurar a sua igreja, que apresenta já sinais de degradação por falta de manutenção.
Cruzada Eucarística da Paróquia do Vau

A ideia surgiu a partir do grupo coral de animadores da paróquia e logo teve o apoio do pároco Paulo Gerardo. “Há poucos jovens a participar nestas causas, infelizmente eles não se interessam muito, é tudo gente de meia idade que se disponibiliza a mobilizar”, frisou uma responsável, manifestando que enquanto católica gosta de ver a Igreja “bem representada e animada” num evento desta natureza.

“Graças à generosidade das pessoas em iniciativas como esta, recentemente conseguimos construir uma Imagem de Nossa Senhora de Fátima embelezando a nossa paróquia”, indicou.

O Agrupamento de Escuteiros 753 de Óbidos também participou com a Taberna Real. Com o espaço ampliado este ano, aumentou os meios e recursos mobilizando mais escuteiros e suas famílias, cativando milhares de visitantes de diferentes nacionalidades e culturas com as suas iguarias. Lobitos e Exploradores tiveram novos desafios.

Ao JORNAL DAS CALDAS, alguns intervenientes revelaram as suas experiências fazendo uma avalização enriquecedora das tarefas, destacando a interação com os seus filhos.

“Estivemos como pais apenas a organizá-los. Foram eles que deram a cara, que tomaram algumas pequenas decisões e que se geriram entre eles, gostei muito de os ver”, destacou Nuno Carocha. Como tantas outras atividades do Corpo Nacional de Escutas, este pai considera que o evento “contibuiu imenso para a desenvoltura e crescimento dos mais novos” graças ao contato com pessoas de outras nações ou do resto do país que visitaram a vila de Óbidos. “Foi uma experiência fantástica em família a repetir”, sustentou.

Sara Santos testemunhou a sua primeira experiência de ajuda aos escuteiros como mãe, amiga do grupo e do agrupamento. “Foi bastante trabalhoso, mas engraçado e gratificante porque dá frutos”, salientou. Solicitada pelos dirigentes da família escutista de Óbidos num apoio “mais presente”, decidiu aderir à iniciativa, ajudando também a preparar o futuro dos seus filhos.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Estudantes visitam Paul de Tornada

A Associação PATO recebeu duas turmas da Escola Secundária Raul Proença, que realizaram um conjunto de atividades de voluntariado, explorando a Reserva Natural do Paul de Tornada numa visita guiada, contribuíram para o nascimento de um jardim sensorial e efetuaram ainda uma monitorização ambiental na Lagoa de Óbidos com o Projeto Coastwatch, recolhendo muito lixo marinho.

pato

Jovens portugueses e finlandeses em intercâmbio

Entre os dias 1 e 8 de abril, a Associação Juvenil de Peniche foi palco de um intercâmbio sob a temática da arte e sustentabilidade. O evento recebeu a participação de doze jovens, de Portugal e Finlândia, com idades entre os 15 e os 25 anos.

intercambio

Curso Avançado de Produção de Microalgas e Cultivos Auxiliares

O MARE - Politécnico de Leiria e a Escola Superior de Turismo e Tecnologias do Mar, em Peniche, vão promover uma nova edição do Curso Avançado de Produção de Microalgas e Cultivos Auxiliares, que pretende dar a conhecer as espécies de microalgas cultivadas em laboratório, métodos de cultivo, potencialidades como recursos marinhos, sistemas de produção, e os cultivos auxiliares que beneficiam e cujo valor nutricional pode ser modelado através da alimentação com microalgas. As inscrições estão abertas até dia 27 de maio.