Q

Previsão do tempo

18° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 23° C
  • Tuesday 21° C
18° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 23° C
  • Tuesday 21° C
19° C
  • Sunday 25° C
  • Monday 25° C
  • Tuesday 23° C

Junta de Freguesia de Santa Catarina celebrou 25 anos de reelevação a vila

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Junta de Freguesia de Santa Catarina celebrou os 25 anos de reelevação a vila, com uma sessão solene no dia 15 de agosto, no Centro Pastoral.
O pelourinho de Santa Catarina é um dos ex-libris da vila

Nessa tarde houve atuações da Banda Filarmónica Catarinense e do Rancho Folclórico Vale Choupinho de Relvas, no largo do Pelourinho. À noite atuou a banda Jam-Rock Covers, desfilou a marcha de Santa Catarina e houve fogo de artifício.

As comemorações iniciaram-se a 13 de agosto, com acesso gratuito às piscinas. No dia 14 realizou-se um peddy paper. No da 16 houve jantar no Centro Pastoral e atuação da banda Xeques, com um baile de aniversário da vila e homenagem aos emigrantes.

A freguesia de Santa Catarina localiza-se perto da Serra dos Candeeiros e é limitada pelas freguesias de Vimeiro e Turquel a Norte, a Este pela Benedita, a Sul pela Benedita e Alvorninha (todas do concelho de Alcobaça) e a Oeste pelas freguesias de Carvalhal Benfeito e Salir de Matos (do concelho de Caldas da Rainha).

Numa área de 19,2km2 a freguesia conta com aproximadamente 2773 eleitores entre 3029 habitantes distribuídos pelos lugares do Peso, Vigia, Cumeira, Mouraria, Casal do Rio, Casal do Bicho, Quinta da Ferraria, Casal das Freiras, Casal dos Nortes, Santa Catarina, Casal da Coita, Portela, Abrunheira, Casal da Marinha, Casal da Azenha, Casal das Penas, Mata de Porto Mouro, Relvas, Granja Nova, Casal da Cruz e Casal Torcano.

As principais atividades económicas da freguesia de Santa Catarina são a marroquinaria, a construção civil, a agricultura, a fruticultura, a agropecuária e o comércio em geral, sendo, porém, com a sua cutelaria, que Santa Catarina é reconhecida internacionalmente.

A sede da freguesia é no lugar de Santa Catarina, que teve a sua elevação a vila no dia 20 de junho de 1991, sendo publicada como lei n.º105/91 no dia 16 de agosto no Diário da República, I Série, n.º187.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Barómetro – Festival de Intervenção Cultural e Artística

O Teatro da Pessoa, numa parceria com a Junta de Freguesia das Gaeiras e o Município de Óbidos, organiza a II edição do Barómetro - Festival de Intervenção Cultural e Artística, que acontecerá no Convento de São Miguel, nas Gaeiras, de 12 a 19 de maio.

Rute Silva apresenta livro

O auditório municipal Casa da Música, em Óbidos, é palco no dia 18 de maio, pelas 17h30, da apresentação do livro “Diário de Hodgkin”, de Rute Silva.

rute