Q

Previsão do tempo

14° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 15° C
15° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 15° C
16° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C

Idosa que aguardou um ano para ser consultada já foi observada por médicos

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Uma idosa de 84 anos, das Caldas da Rainha, com uma grave obstrução vascular, que viu desmarcada perto de uma dezena de vezes consultas e exames no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, foi finalmente observada pelos médicos na semana passada. A situação foi desbloqueada após ter sido relatada na comunicação social.
Rosa Maria tem uma obstrução vascular na ordem dos 70 por cento

Rosa Maria foi a uma consulta em agosto do ano passado no Hospital de Santa Maria, e desde então viu desmarcada uma dezena de consultas e exames no mesmo estabelecimento de saúde. Antes das reportagens, a idosa tinha recebido uma comunicação que a deixou ainda mais angustiada: a nova data de consulta seria 8 de março de 2017.

“Sinto muito falta de ar e muito cansaço, não posso dar um passo na rua se não for agarrada. Se não for operada, vejam o que podem fazer para eu ficar bem”, apelava Rosa Maria.

Eis que a situação foi desbloqueada e foi finalmente analisada na passada quarta-feira. “Acho incrível porque não se faz haver tantas desmarcações. O que me disseram agora deviam ter dito logo no princípio, mas sinto-me melhor porque ao menos sinto-me esclarecida”, desabafou Rosa Maria.

“Foi um ano de espera e em menos de três horas conseguimos resolver tudo. Não assim há tanta gente com este tipo de problemas em Portugal que obrigasse a estar tanto tempo à espera. Com um bocado de boa vontade as coisas resolver-se-iam de outra forma”, sustentou Paula Mendes, filha da doente.

Agora que foi observada, a idosa, que foi diagnosticada com uma obstrução vascular que se situa atualmente na ordem dos 70 por cento, ficou a saber que o risco de uma intervenção cirúrgica é enorme e, por isso, desaconselhável,

Foi prescrita medicação adequada e encaminhada para a médica de família para realizar uma série de exames, antes de voltar ao Hospital de Santa Maria para consulta de cirurgia vascular e repetição de exames, diligências que só foram aceleradas graças à comunicação social, como o JORNAL DAS CALDAS, que divulgou o caso.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Exposição GRAVE 4 no CCC

Foi inaugurada a 12 de abril, na Galeria de Exposições do Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha, a Mostra Coletiva de Arte Visual GRAVE 4.

grave2

José Viegas é o primeiro entrevistado da nova rubrica mensal “Gente com História”

O Jornal das Caldas dá início a uma nova rubrica que pretende dar destaque a pessoas que, de forma discreta ou visível, contribuem para a nossa comunidade e fazem realmente a diferença.
Em “Gente com História” vamos dar a conhecer quem são estas pessoas, o que fazem no dia-a-dia e o que as move. Queremos ir além dos títulos ou cargos e mostrar o lado mais humano e verdadeiro de quem dedica tempo, talento ou energia a melhorar a vida dos outros.
Uma vez por mês, vamos conversar com cidadãos de diferentes áreas – da cultura à educação, da saúde ao desporto, da solidariedade à inovação – sempre com a mesma missão: dar voz a quem merece ser ouvido.
Porque a região Oeste é feita de pessoas. E são as pessoas que fazem a diferença.

Jose Viegas 2 1