Foi atribuído o número 100 à loja mais barata de cada distrito. A partir dessa referência foi calculado o índice dos restantes supermercados, tendo em conta o acréscimo do preço dos cabazes face à loja mais barata. Por cada ponto a mais, o cabaz será 1% mais caro do que na loja de referência. Logo, um cabaz com índice 120 é 20% mais caro do que o mesmo cabaz na loja com índice 100 desse distrito.
Foi elaborada um Cabaz Marcas, que inclui 92 produtos das marcas mais vendidas em Portugal, divididos por mercearia, drogaria, fruta e legumes. Representa o consumo médio das famílias portuguesas. Já o Cabaz Mix combina marcas de fabricante com marcas próprias da loja. Inclui os mesmos 92 bens, mas substitui alguns produtos da marca do fabricante por outros similares, procurando os mais baratos.
No Cabaz Marcas, o melhor preço é praticado pelo Pão de Açúcar, no centro comercial La Vie. Seguem-se o Continente e o Pingo Doce da estrada de Tornada. No Cabaz Mix, Pão de Açúcar e Continente lideram, seguindo-se o Pingo Doce da estrada de Tornada.
Foram ainda analisados o Aldi, o Lidl, o Minipreço em Santo Onofre e o Pingo Doce na Rua Heróis da Grande Guerra.
Alguns estabelecimentos recusaram participar no estudo, como é o caso do E.Leclerc das Caldas da Rainha.
Francisco Gomes
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