Q

Previsão do tempo

13° C
  • Thursday 14° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 13° C
13° C
  • Thursday 14° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 13° C
13° C
  • Thursday 14° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 13° C

Alunos da ESAD.CR premiados em Alcobaça

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Câmara Municipal de Alcobaça entregou no Museu do Vinho, no passado dia 19, os prémios do projeto Coz’Art aos alunos da Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha (ESAD.CR) que responderam ao desafio lançado pelo Município: conceber criações inovadoras e de grande potencial comercial com base na tradição artesanal do junco. Os trabalhos puderam ser vistos na exposição “Junco”, patente até 30 de julho na Adega dos Toneis do Museu do Vinho de Alcobaça.
Estudantes conceberam criações inovadoras com base na tradição artesanal do junco

O presidente da Câmara Municipal, Paulo Inácio, recordou, durante a sua intervenção, os primeiros passos do projeto Coz’Art e da “necessidade de revitalizar e rejuvenescer esta tradição do trabalho do junco”. “Era preciso estimular a criatividade de jovens criadores como são os alunos da ESAD.CR. E foi com esse intuito que o Município promoveu a aproximação entre estas duas entidades e os resultados estão à vista. Estes objetos são simultaneamente simples, funcionais e esteticamente belíssimos e a Câmara deve uma palavra de agradecimento a todos os participantes neste projeto. Apesar de alguns se terem destacado mais do que outros, vamos dialogar com todos os criativos para criar uma relação duradoura e produtiva”, declarou o autarca.

Lançado no final de 2015, o Coz’Art é um projeto da Câmara Municipal de Alcobaça em parceria com o Centro de Bem Estar Social (CBES) da Freguesia de Coz, que visa a revitalização de uma arte centenária da freguesia, formando novos artesãos.

Foi celebrado um protocolo promovido pela Câmara Municipal de Alcobaça e que proporcionou a cooperação entre o CBES da Freguesia de Coz e o Instituto Politécnico de Leiria, o qual integra a ESAD.CR, com vista à recuperação das antigas tradições de manufaturação de esteiras e ceiras de junco. Visa sobretudo fomentar o empreendedorismo social, criando condições de inclusão social e laboral para os elementos da comunidade que desejem integrar a formação que terá inicio proximamente.

As propostas apresentadas em “Junco” pretendem ser material e tecnicamente exequíveis, correspondendo a necessidades identificadas e sustentando uma ideia de negócio para todos os envolvidos na sua produção, sob a marca Coz’Art.

Ana Casimiro venceu o 1º prémio (1000€). Eduardo Vanzeler arrecadou o 2º (750€) e Miguel Ferreira o 3º. Foram entregues menções honrosas a Diana Fonseca, Filipa Bernardes, Paulo Garcia, Liliana Gouveia e Afonso Duarte.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Suspeito de homicídio terá sido ajudado

Luís Lopes, o homem acusado pelo Ministério Público (MP) de homicídio qualificado e profanação de cadáver do seu companheiro, em abril do ano passado, em Adão Lobo, no concelho do Cadaval, não será o único arguido a sentar-se no banco dos réus, no início do julgamento, a 18 de março, às 14h00, no Tribunal de Loures, sede da Comarca de Lisboa Norte.

crime

Ciclista da Ribafria venceu a primeira etapa da Taça de Portugal de Masters

Um ciclista do CRP Ribafria | Grupo Parapedra – Dinazoo – Riomagic venceu a primeira etapa da Taça de Portugal de Masters em Taveiro – Coimbra, no dia 25 de fevereiro. É uma corrida em que os atletas competem pela liderança entre escalões, sendo esta prova composta por cinco etapas.

ciclista