Q

Previsão do tempo

15° C
  • Saturday 18° C
  • Sunday 22° C
  • Monday 22° C
15° C
  • Saturday 19° C
  • Sunday 24° C
  • Monday 24° C
15° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 25° C
  • Monday 25° C

União no Colégio Rainha Dona Leonor

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Não é novidade para ninguém que, nos últimos cinco anos, o Colégio Rainha Dona Leonor tem sido alvo das mais duras críticas e tentativas de destabilização. Qualquer cidadão mais desatento não demoraria muito tempo em encontrar frases pouco simpáticas a respeito do Colégio em blogues, páginas de facebook e outras redes sociais.

Não precisamos, no entanto, de recuar cinco anos, basta recuarmos três meses. Os últimos três meses.

O 3.º período letivo começou da pior forma possível para os professores, funcionários, encarregados de educação e alunos desta escola. Numa altura em que a concentração deverá estar nas metas a atingir e em que o cansaço começa a dar sinais, esta comunidade educativa foi confrontada com uma decisão que poderia pôr em causa a continuidade da escola. As semanas arrastaram-se e as notícias foram sendo cada vez piores. De um lado, iniciou-se uma verdadeira luta pública pela justiça (discutível, já sabemos), do outro lado, um verdadeiro ataque ao nosso trabalho, às nossas iniciativas, à nossa luta, em suma, à nossa existência. Muito foi dito, muito foi feito, sem limites, atingindo proporções de algo que passa do razoável e começa a tocar o fanatismo. Houve quem se regozijasse com as decisões do governo e quem fizesse das tristezas dos outros as suas alegrias, houve quem não percebesse que, para além de um corpo docente e de um corpo não docente que também têm responsabilidades financeiras e família, havia centenas de alunos apanhados no meio de uma guerra de poder.

Neste contexto, com uma exaustão emocional a superar a física, seria de esperar que estes professores e estes alunos fraquejassem naquilo que seria a última prova académica do ano, mas isso não aconteceu. Estes professores e estes alunos fizeram aquilo que sabem fazer melhor: uniram-se. Uniram-se e trabalharam em equipa. Foi isto que fizeram enquanto as tentativas de destabilização cresciam. Responderam da melhor forma que sabiam, com as melhores armas que tinham, e os resultados apareceram, igualando ou superando, em determinadas disciplinas, os resultados de Exames Nacionais do ano letivo anterior. Não houve dons de clarividência em relação aos conteúdos a testar, não houve respostas “sussurradas” telepaticamente, houve trabalho, profissionalismo, empenho e espírito de equipa.

Por tudo isto, a Direção Pedagógica do Colégio Rainha Dona Leonor vem congratular todos os alunos desta escola, os encarregados de educação, os professores e funcionários, não só pelos resultados obtidos nas Provas Finais de Ciclo/Exames Nacionais, mas também pela forma como suportaram aquele que terá sido o pior ano da existência do Colégio Rainha Dona Leonor.

Aca Cascão

Raquel Galeão

Sandra Santos

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Jantar convívio em Santa Catarina

O Centro Pastoral de Santa Catarina é palco no dia 4 de maio de um jantar convívio promovido pela Comissão de Pais de Santa Catarina no âmbito das comemorações dos 30 anos da escola da freguesia.

jantar

Semana Hortícola do Oeste

A Semana Hortícola do Oeste realiza-se no auditório da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, em Peniche, no dia 2 de maio. Na sua 11ª edição, o tema é “A terra das couves e as couves sem terra”.

Bombeiros pedem criação de carreira

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Bombarral entregou na tarde da passada quarta-feira, na Câmara Municipal, uma carta a alertar para a necessidade da criação da carreira de bombeiro.

carta