Q

Previsão do tempo

13° C
  • Thursday 15° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 14° C
13° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 14° C
14° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C

Medos dominam Mercado Medieval de Óbidos

Marlene Sousa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Os medos dão mote à edição deste ano do Mercado Medieval de Óbidos. O evento iniciou na quinta-feira, e os primeiros quatro dias foram um sucesso com milhares de visitantes a mergulharem na história da Idade Média. O evento que estende-se até 7 de agosto, entre quinta-feira e domingo tem como novidade a temática ligada aos vários medos que se viviam no período medieval. “O medo da violência causada pela guerra, o medo da religião ao da miséria dos tempos parcos, da doença que se espalha, do desconhecido ou do mundo das trevas, ajudam a recriar, em Óbidos, as angústias da época”, disse, Ricardo Ribeiro, administrador da empresa municipal Óbidos Criativa.
Grupo de estudantes de Macau

“A peste foi um período que marcou de forma muito intensa o período medieval e qualquer pessoa que padecesse desse mal era colocado em gafarias”, adiantou, o responsável, acrescentando que as “atividades debruçam-se sobre os receios da população da época.

A recuperação da mouraria, com a criação de um acampamento mouro com teatro, música e dança dá a conhecer o modo de vida daquela população que estava presente na Península Ibérica no período medieval.

Foi criado ainda um jogo específico para este evento, em que através de enigmas, caças ao tesouro, e um conjunto de desafios que são colocados aos participantes eles “têm que se conseguir libertar da torre do castelo”.

O responsável garante “uma experiência inesquecível” em que, por poderem trajar-se à época, “os visitantes passam à condição de participantes, encarnando uma personagem”.

Todos os dias a programação é diferente e ao todo são, segundo administrador da empresa municipal Óbidos Criativa, “642 atuações, desde o teatro à música, dança, caravanas, torneios, atividades lúdicas e ‘workshops’”, envolvendo 24 grupos de animação, cinco cavalos, dois dromedários, um burro anão, três falcões, dois póneis, dois burros e quatro canídeos: um saluki e um Dogue Alemão.

Além dos grupos musicais portugueses há também músicos oriundos de Espanha, Itália e França.

Com as tasquinhas de petiscos e bebidas entre os maiores atrativos, o mercado conta este ano com a presença de 23 coletividades do concelho que no conjunto movimentam cerca de 700 voluntários.

“O evento tem uma componente comunitária forte, o conselho está aqui todo presente”, salientou, Ricardo Ribeiro, adiantado que “é isto que torna este evento único”.

Em declarações ao JORNAL DAS CALDAS, Ilda Cruz, técnica de turismo do Centro, considera o Mercado Medieval um evento muito importante “quer pela viagem no tempo, através da recriação histórica quer pela atração de milhares de visitantes à vila, sendo muito apreciado pelos estrangeiros que passam férias na região, e ainda porque move as associações locais e residentes, que se envolvem com excelentes sabores medievais”. “É um evento que me apaixonou desde a primeira realização e todos os anos faz-me viver momentos mágicos e divertidos”, adiantou, Ilda Cruz.

No primeiro dia do evento, no cortejo inaugural pelas ruas de Óbidos, o JORNAL DAS CALDAS encontrou um grupo de 17 estudantes de Macau que estão hospedadas em Peniche a frequentar um curso de verão na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar –IPL. Trajaram-sede acordo com aépoca medieval e “prepararam-se para viver momentos inesquecíveis”.

Os bilhetes custam sete euros, sendo a entrada gratuita para crianças até aos 11 anos. Os trajados à época pagam cinco euros e os munícipes do concelho de Óbidos têm entrada gratuita.?O mercado funcionará à quinta e sexta-feira entre as 17h00 e a 1h00 e ao sábado e domingo entre as 13h00 e a 1h00.

Marlene Sousa

Mariana Martinho (fotos)

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

“Flash mob” comemorou 30 anos da EB de Santo Onofre

Um “flash mob” com a participação de cerca de uma centena de pessoas para assinalar os 30 anos da Escola Básica de Santo Onofre foi o momento alto do Dia Aberto daquele estabelecimento escolar, que decorreu no passado sábado.

dji 0226 0161

PSP intervém em jogo de futebol

O Comando Distrital da Polícia de Leiria da PSP transmitiu que no final de um jogo de futebol do escalão júnior realizado no passado sábado no Campo Luís Duarte, nas Caldas da Rainha, o juiz da partida “comunicou ao comandante do policiamento” ter existido uma “suposta tentativa de agressão ao árbitro” por parte do treinador de uma das equipas.