Q

Previsão do tempo

16° C
  • Thursday 18° C
  • Friday 19° C
  • Saturday 18° C
16° C
  • Thursday 18° C
  • Friday 19° C
  • Saturday 18° C
16° C
  • Thursday 18° C
  • Friday 20° C
  • Saturday 18° C

Medos dominam Mercado Medieval de Óbidos

Marlene Sousa
19 de Julho, 2016
Os medos dão mote à edição deste ano do Mercado Medieval de Óbidos. O evento iniciou na quinta-feira, e os primeiros quatro dias foram um sucesso com milhares de visitantes a mergulharem na história da Idade Média. O evento que estende-se até 7 de agosto, entre quinta-feira e domingo tem como novidade a temática ligada aos vários medos que se viviam no período medieval. “O medo da violência causada pela guerra, o medo da religião ao da miséria dos tempos parcos, da doença que se espalha, do desconhecido ou do mundo das trevas, ajudam a recriar, em Óbidos, as angústias da época”, disse, Ricardo Ribeiro, administrador da empresa municipal Óbidos Criativa.
Grupo de estudantes de Macau

“A peste foi um período que marcou de forma muito intensa o período medieval e qualquer pessoa que padecesse desse mal era colocado em gafarias”, adiantou, o responsável, acrescentando que as “atividades debruçam-se sobre os receios da população da época.

A recuperação da mouraria, com a criação de um acampamento mouro com teatro, música e dança dá a conhecer o modo de vida daquela população que estava presente na Península Ibérica no período medieval.

Foi criado ainda um jogo específico para este evento, em que através de enigmas, caças ao tesouro, e um conjunto de desafios que são colocados aos participantes eles “têm que se conseguir libertar da torre do castelo”.

O responsável garante “uma experiência inesquecível” em que, por poderem trajar-se à época, “os visitantes passam à condição de participantes, encarnando uma personagem”.

Todos os dias a programação é diferente e ao todo são, segundo administrador da empresa municipal Óbidos Criativa, “642 atuações, desde o teatro à música, dança, caravanas, torneios, atividades lúdicas e ‘workshops’”, envolvendo 24 grupos de animação, cinco cavalos, dois dromedários, um burro anão, três falcões, dois póneis, dois burros e quatro canídeos: um saluki e um Dogue Alemão.

Além dos grupos musicais portugueses há também músicos oriundos de Espanha, Itália e França.

Com as tasquinhas de petiscos e bebidas entre os maiores atrativos, o mercado conta este ano com a presença de 23 coletividades do concelho que no conjunto movimentam cerca de 700 voluntários.

“O evento tem uma componente comunitária forte, o conselho está aqui todo presente”, salientou, Ricardo Ribeiro, adiantado que “é isto que torna este evento único”.

Em declarações ao JORNAL DAS CALDAS, Ilda Cruz, técnica de turismo do Centro, considera o Mercado Medieval um evento muito importante “quer pela viagem no tempo, através da recriação histórica quer pela atração de milhares de visitantes à vila, sendo muito apreciado pelos estrangeiros que passam férias na região, e ainda porque move as associações locais e residentes, que se envolvem com excelentes sabores medievais”. “É um evento que me apaixonou desde a primeira realização e todos os anos faz-me viver momentos mágicos e divertidos”, adiantou, Ilda Cruz.

No primeiro dia do evento, no cortejo inaugural pelas ruas de Óbidos, o JORNAL DAS CALDAS encontrou um grupo de 17 estudantes de Macau que estão hospedadas em Peniche a frequentar um curso de verão na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar –IPL. Trajaram-sede acordo com aépoca medieval e “prepararam-se para viver momentos inesquecíveis”.

Os bilhetes custam sete euros, sendo a entrada gratuita para crianças até aos 11 anos. Os trajados à época pagam cinco euros e os munícipes do concelho de Óbidos têm entrada gratuita.?O mercado funcionará à quinta e sexta-feira entre as 17h00 e a 1h00 e ao sábado e domingo entre as 13h00 e a 1h00.

Marlene Sousa

Mariana Martinho (fotos)

Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Pizza Hut abre na entrada sul da cidade

Abriu nesta terça-feira o 99º Pizza Hut em Portugal e o primeiro nas Caldas da Rainha, criando 25 postos de trabalho neste restaurante especializado em pizzas e massas cujo estabelecimento original surgiu nos Estados Unidos da América.

pizza hut1

Caldas venceu dérbi do Oeste

À sexta jornada, o Caldas Sport Clube impôs a primeira derrota ao Torreense, líder da Série B da Liga 3, com 13 pontos, vencendo no passado domingo, por 2-0. Somou o seu terceiro triunfo na competição, registando agora 10 pontos.

caldas1 1