Q

Previsão do tempo

17° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 19° C
  • Monday 18° C
17° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 19° C
  • Monday 18° C
18° C
  • Saturday 22° C
  • Sunday 21° C
  • Monday 20° C

Quarteto obrigou idoso a dar código do Multibanco e roubou 420 euros

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Foi com recurso a murros e pontapés que dois homens e duas mulheres conseguiram que um idoso de 72 anos revelasse o código do cartão multibanco e levantaram 420 euros. A vítima tinha sido sequestrada na zona das Caldas da Rainha. Os suspeitos acabaram por ser detidos pela Polícia Judiciária (PJ).
Coagiram vítima a revelar código mas acabaram por ser detidos

O septuagenário foi atraído por uma das mulheres, sua conhecida, sendo depois, segundo a PJ, “ameaçado com uma pistola e introduzido num automóvel”. “Conduzido para local ermo, foi sujeito a agressões e colocado na impossibilidade de resistir, tendo-lhe sido subtraído dinheiro e objetos pessoais”, adiantou.

Segundo fonte judicial, “em conformidade com o plano previamente delineado, no dia 28 de março, os arguidos subtraíram o cartão Visa Multibanco do ofendido e, sob ameaça de uma arma de caraterísticas não concretamente apuradas, exigiram a revelação do respetivo código. Neste contexto, os dois arguidos do sexo masculino, que tapavam o rosto com gorros, desferiram vários murros e pontapés no ofendido, provocando-lhe lesões”.

Utilizando o código, acederam à rede do sistema bancário e procederam a quatro levantamentos de dinheiro, no montante total de 260 euros junto da agência de Óbidos do BPI. Nos dias 29 e 30 de março, com o mesmo cartão, as duas arguidas realizaram oito levantamentos em diversas ATM’s localizadas na cidade de Caldas da Rainha, perfazendo um total de 160 euros”.

O grupo abandonou o idoso entre as Caldas da Rainha e Óbidos, e fugiu, deixando o homem bastante debilitado após as agressões.

As averiguações desenvolvidas pelo Departamento de Investigação Criminal de Leiria da PJ e dirigidas pelo Ministério Público em funções no Departamento de Investigação e Ação Penal de Leiria – 1ª Secção de Caldas da Rainha, permitiram no dia 15 de junho identificar e deter os quatro suspeitos, com idades compreendidas entre 22 e 29 anos e residentes nas Caldas da Rainha.

No dia 17 de junho os arguidos foram sujeitos a primeiro interrogatório judicial na Instância Central de Instrução Criminal de Leiria por se considerar fortemente indiciada a prática, em co-autoria material e em concurso efetivo, de um crime de roubo, um crime de burla informática e um crime de sequestro agravado. Uma das arguidas incorre ainda na prática do crime de detenção de arma proibida.

Por se afigurar a existência de perigo de continuação da atividade criminosa e de perturbação da ordem e tranquilidade pública, no primeiro interrogatório judicial o juiz de instrução criminal decretou, a título de medidas de coação, que um dos arguidos aguardasse os trâmites processuais em prisão preventiva e que os outros três arguidos ficassem em liberdade, sujeitos a apresentação diária no posto da entidade policial mais próximo da sua residência.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

José Viegas com duplo título de campeão nacional de veteranos

José Viegas, que reside nas Caldas da Rainha e foi um dos melhores praticantes nacionais de ténis de mesa, tendo representado o Sporting das Caldas para além de FC Porto, Benfica, Sporting e Clube 81 Huelva de Espanha, entre outros, e foi internacional por Portugal e com inúmeros títulos nacionais, conquistou nos dias 18 e 19 de maio, na Figueira da Foz, na categoria de veteranos, o Campeonato Nacional Individual e de Pares.

viegas