Q

Previsão do tempo

16° C
  • Wednesday 17° C
  • Thursday 21° C
  • Friday 25° C
16° C
  • Wednesday 18° C
  • Thursday 22° C
  • Friday 27° C
16° C
  • Wednesday 19° C
  • Thursday 24° C
  • Friday 31° C

Coleção ‘Sardinha by Bordallo Pinheiro’ com 60 modelos

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Um ‘cardume’ de 60 sardinhas da coleção ‘Sardinha by Bordallo Pinheiro’ deu à costa. A iniciativa da Fábrica das Faianças Bordallo Pinheiro, nas Caldas da Rainha, que vai na sua terceira edição anual, apresenta 26 novos modelos e dez foram elaborados por ilustradores e cartoonistas internacionais, como o português António, o mexicano Boligan, o francês Martin Jarrié, os colombianos Omar Turcios e Elena Ospina, a italiana Marilena Nardi, os espanhóis Kap e Javier Carbajo, o brasileiro Cassio Loredano, e a argentina Marlene Phole.
Sardinha de edição limitada, de autoria de Manuel João Vieira

Nasce de uma parceria entre a Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural e a Câmara Municipal de Lisboa e homenageia o legado artístico de Raphael Bordallo Pinheiro. É comercializada em países como Alemanha, Itália, Estados Unidos, Brasil, França, Suíça, República Dominicana e Japão. A exportação já representa mais de dez por cento das vendas.

A coleção de 2016 mantém 34 sardinhas das duas edições anteriores e integra 26 novos modelos. “Sardinha bêbeda”, de autoria do artista plástico e cantautor Manuel João Vieira (Enapá 2000, Irmãos Catita, entre outros), tem edição numerada e limitada a 99 exemplares.

Com o seu incomparável humor, Manuel João Vieira, professor assistente na Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha, concebeu uma “sardinha-cantil”, preparada para transportar uma dose individual de bagaço, numa evocação e diálogo com a criação mais icónica de Raphael Bordallo Pinheiro: o Zé Povinho.

Este ano a coleção integra 12 novos modelos vencedores do concurso das Sardinhas das Festas de Lisboa da EGEAC. A coleção de 2016 apanhou ainda na ‘rede’ uma sardinha do Porto e outra de Coimbra, desenhadas por Craigh Wheatley, um designer inglês que trabalha com diversas marcas de alta costura de luxo.

Cada uma das sardinhas bordallianas é acondicionada numa original embalagem criada pelo designer Ricardo Mealha, que contém um folheto com imagens e explicação de toda a coleção, incluindo ainda um clips em formato de sardinha, que transforma o folheto num leque para o braseiro da sardinha assada, ou para refrescar as noites mais quentes de verão. Está ainda disponível uma caixa de duas sardinhas, alusiva às latas de conserva do pescado.

O packaging da coleção recebeu o Prémio Design Meios & Publicidade 2015, na categoria “Design: Caixa Individual”, recebendo ainda outra distinção, na mesma competição, na categoria “Mobiliário e Decoração”.

O preço de uma unidade é 18,90€. A sardinha de edição limitada, de autoria de Manuel João Vieira, custa €169.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Candidata da Iniciativa Liberal em piquenique no Parque D. Carlos I

Ana Martins, candidata da Iniciativa Liberal (IL) às eleições europeias, participou num piquenique no Parque D. Carlos I, nas Caldas da Rainha, onde manifestou que o país “podia ter feito muito mais com os fundos europeus que recebeu”.

Iniciativa Liberal 1

Composição de dança ganhou o 1º prémio do “Toma Lá Talento”

Martim Codinha, aluno no Colégio Rainha D. Leonor, conquistou o 1º lugar na final concelhia do concurso "Toma Lá Talento” com uma composição de dança.
O 2º lugar foi para Martim Marques, da Escola Secundária Rafael Bordalo, no domínio da guitarra.
A 3ª classificação foi para a dupla Marie e Anne, também da Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, com cântico e guitarra.

talento 1