Q

Previsão do tempo

16° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 19° C
  • Monday 18° C
16° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 19° C
  • Monday 18° C
16° C
  • Saturday 22° C
  • Sunday 21° C
  • Monday 20° C

Ana Paula Harfouche apresenta livro “Políticas de Saúde”

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Ana Paula Harfouche, presidente do conselho de administração do Centro Hospitalar do Oeste, apresenta no dia 14 de julho, pelas 15h, no Museu do Hospital e das Caldas, o seu livro “Políticas de Saúde - Fundamentação, Prioridades, Opções e Resultados”.

Terá apresentação do professor catedrático Adriano Moreira e do jornalista Francisco Gomes, chefe de redação do JORNAL DAS CALDAS.

Este trabalho surge na sequência e como complemento lógico de dois trabalhos publicados anteriormente pela autora: “Hospitais transformados em empresas – análise do impacto na eficiência: estudo comparativo”, em 2008, e “Opções Políticas em Saúde – Efeitos sobre a Eficiência Hospitalar”, em 2012.

De acordo com a autora, este livro resulta essencialmente da avaliação das políticas públicas e saúde nos últimos quinze anos, com a introdução de novos modelos de gestão e financiamento no subsector hospitalar.

Incorpora uma síntese dos estudos sobre as opções políticas desde o XV Governo Constitucional, em 2002, até ao XVII, em 2011, e os resultados das mesmas na eficiência hospitalar.

Este estudo sobre a eficiência contemplou 39 hospitais, 22 dos quais foram transformados em SA e os 17 são do Setor Público Administrativo.

As questões de investigação foram: Os hospitais empresarializados ganham eficiência no ponto de chegada? A nova gestão intrínseca a estes hospitais é incentivadora de maiores ganhos de eficiência relativamente aos hospitais com gestão tradicional? Existem diferenças regionais, em termos de eficiência, com a empresarialização dos hospitais? (e esta que nos diz aqui no Oeste particular interesse) Existem ganhos de eficiência com a fusão dos hospitais em centros hospitalares?

Há uma análise da atividade de internamento, de consultas, das urgências e do hospital de dia.

Os gráficos publicados mostram os consumos e gastos com pessoal e gastos totais por doente saído, por consulta externa, por urgência, por área de atividade clínica e por região.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

José Viegas com duplo título de campeão nacional de veteranos

José Viegas, que reside nas Caldas da Rainha e foi um dos melhores praticantes nacionais de ténis de mesa, tendo representado o Sporting das Caldas para além de FC Porto, Benfica, Sporting e Clube 81 Huelva de Espanha, entre outros, e foi internacional por Portugal e com inúmeros títulos nacionais, conquistou nos dias 18 e 19 de maio, na Figueira da Foz, na categoria de veteranos, o Campeonato Nacional Individual e de Pares.

viegas