Q

Previsão do tempo

17° C
  • Monday 26° C
  • Tuesday 28° C
  • Wednesday 27° C
16° C
  • Monday 26° C
  • Tuesday 29° C
  • Wednesday 28° C
16° C
  • Monday 28° C
  • Tuesday 31° C
  • Wednesday 30° C

Seniores festejaram santos populares na Expoeste

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
De muletas, andarilhos e até cadeiras de rodas, nada foi obstáculo para os seniores das Caldas da Rainha festejarem os santos populares, no passado dia 23, na Expoeste.
Seniores festejaram santos populares

De muletas, andarilhos e até cadeiras de rodas, nada foi obstáculo para os seniores das Caldas da Rainha festejarem os santos populares, no passado dia 23, na Expoeste.

A tarde foi animada por treze marchas das instituições participantes e ao todo ali estiveram a desfilar e a assistir perto de 800 seniores.

A Festa dos Santos Populares – organizada pela Câmara Municipal e Grupo Concelhio de Apoio à Pessoa Idosa (constituído pelas IPSS e Juntas de Freguesia do concelho) – era um evento destinado à população idosa do concelho (especialmente utentes do Cartão Municipal do Idoso), que assistiu ao espetáculo de marchas populares e participou da sardinhada que se seguiu, e onde não faltaram também o caldo verde e o arroz doce.

Convívio e animação foram as palavras de ordem neste dia, onde os grupos vestidos a preceito e com arcos feitos por eles próprios, marcharam ao som da música popular. Havia instituições que levavam a sua própria música, cantada ao vivo ou não, com a ajuda do músico Luís Manuel.

Participaram o Centro Social Paroquial das Caldas da Rainha, Santa Casa da Misericórdia das Caldas da Rainha, Centro de Apoio aos Idosos Dr. Ernesto Moreira (Lar do Montepio), Centro Social Paroquial de Santa Catarina, Associação de Solidariedade e Educação de Salir de Matos, Centro de Desenvolvimento Comunitário do Landal, Centro Social Paroquial Nª Srª das Mercês – Carvalhal Benfeito, Associação Social e Cultural Paradense, Fonte Santa – Centro Social da Serra do Bouro, Centro de Apoio Social do Nadadouro, Casa do Povo de A-dos-Francos, Clube Sénior e Centro de Apoio Social da Freguesia de São Gregório.

Vera Ferreira, diretora técnica da Casa do Povo de A-dos-Francos, falou em nome das instituições, e disse ser “um gosto participar neste convívio”. Abílio Camacho, presidente da União de Freguesias de Nossa Senhora do Pópulo, Coto e São Gregório, em nome das autarquias do concelho, manifestou esperar que os seniores “se tenham divertido”. A vereadora da cultura da Câmara das Caldas, Maria da Conceição, destacou o trabalho realizado na preparação dos fatos para as marchas, enquanto que o presidente da Câmara, Tinta Ferreira, sublinhou que este tipo de eventos “contribui para a amizade, convívio e para a saúde” dos participantes.

A Associação terapêutica “Viagem de Volta” colaborou n preparação e concretização do evento. A quermesse esteve a cargo do Centro de Apoio Social do Nadadouro, do Lar da Foz do Arelho e da Comissão de Estudantes da Universidade Sénior. A receita reverte para a compra de uma cadeira de rodas que depois será sorteada e entregue a uma das instituições do concelho.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Carolina Santos vence primeira final no circuito nacional de surf

Carolina Santos, atleta de Caldas da Rainha, estreou-se a vencer em provas a contar para o circuito nacional feminino de surf e é a nova Miss Prio Cup, após bater Camilla Kemp, campeã nacional de surf em 2018, numa final bastante renhida e de excelente nível, na Costa Nova, em Ílhavo, na passada sexta-feira.

carolina