Q

ACCCRO alarga área de influência

Marlene Sousa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A cerimónia da tomada de posse dos órgãos sociais da ACCCRO – Associação Empresarial das Caldas da Rainha e Oeste para o triénio 2016/2019, realizou-se no passado dia 23, no Espaço Turismo das Caldas da Rainha.
Direção

A cerimónia da tomada de posse dos órgãos sociais da ACCCRO – Associação Empresarial das Caldas da Rainha e Oeste para o triénio 2016/2019, realizou-se no passado dia 23, no Espaço Turismo das Caldas da Rainha.

A cerimónia da tomada de posse dos órgãos sociais da ACCCRO – Associação Empresarial das Caldas da Rainha e Oeste para o triénio 2016/2019, realizou-se no passado dia 23, no Espaço Turismo das Caldas da Rainha.

Mantém-se como presidente Paulo Agostinho. A assembleia geral e o conselho fiscal foram totalmente renovados, contando com Margarida Freitas como presidente da Assembleia Geral e com Carlos Sequeira como presidente do Conselho Fiscal.

São 113 anos de associativismo empresarial que a tornam na sexta associação empresarial com mais anos de existência em Portugal num universo de mais de 500 associações empresariais.

A associação registou recentemente a alteração da sua designação, passando a denominar-se Associação Empresarial das Caldas da Rainha e Oeste, mantendo a sigla ACCCRO, respeitando assim a história desta associação, mas também tomando como boa nota um estudo realizado em que 85% dos inquiridos sabia identificar e reconhecer a sigla ACCCRO.

A área de influência territorial da ACCCRO há muito que deixou de se aplicar unicamente a Caldas da Rainha e Óbidos, tal como a designação indicava, sendo que conta com associados nos mais diversos concelhos do Oeste, nomeadamente Alcobaça, Bombarral, Caldas da Rainha, Cadaval, Óbidos, Peniche e Torres Vedras.

De igual forma, as áreas sectoriais dos seus associados não se restringem ao comércio e aos serviços, contemplando também outras áreas empresariais, tais como agricultura, cultura, indústria, turismo e inovação tecnológica.

Na tomada de posse foram apresentados os membros convidados do conselho consultivo, criado pela associação. De acordo com Paulo Agostinho, pretende-se o “mero exercício de cidadania, contribuindo desta forma, com todos os conhecimentos advindos das mais diversas áreas de intervenção profissional, para a disseminação da cultura, das artes e da implementação de estratégias empresariais ao serviço da ACCCRO e de toda a região Oeste”.

Fazem parte do conselho consultivo Adelino Mota, maestro, Carla Cardoso, professora da ESAD.CR, Carlos Coutinho, diretor do Museu José Malhoa e do Museu da Cerâmica, Daniel Pinto, diretor da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste, José Elói, empresário, José Ramalho, coordenador técnico do CCC, Isabel Castanheira, antiga livreira, e Maria José Rocha, professora na Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro.

Nesta cerimónia foi celebrado um protocolo entre ACCCRO e o Banco BIC, com a presença de Ana Paula Ferreira, diretora regional da instituição bancária. Esta parceria tem como intuito trazer benefícios aos associados, nomeadamente na área do crédito com vantagens.

É objetivo desta associação empresarial continuar a celebrar protocolos com outras entidades, criando vantagens para os associados e empresas.

Esta sessão serviu também para a apresentação das empresas que resolveram assumir o compromisso de se associarem à ACCCRO, participando também na nova visão estratégica da associação: “Sozinho, vamos mais rápido, mas juntos, vamos mais longe.”

Os novos associados da ACCCRO são o Balance Health Club & Spa, o Grupo Auto Júlio (conjunto empresarial em clara expansão que se dedica a várias áreas de negócios com uma variada oferta de bens e serviços), a empresa de consultadoria e comercialização de bens e serviços de energia e comunicações Master Vantagem; o Grupo Transwhite, de transportes de temperatura controlada e de bens alimentares, a empresa de representação e distribuição de produtos sanitários, Barros & Moreira, a distribuidora de bebidas FGP, Lda, e a Pan & Past, de preparação de produtos de pastelaria e padaria.

“A união faz a força”

Francisco Vogado, que concluiu funções enquanto presidente da Assembleia Geral no triénio 2013/2016, iniciou a cerimónia, referindo que o poder político precisa duma associação empresarial forte para ajudar no “combate à desertificação das populações, para a oferta de novas valências e oportunidades, para a criação do emprego, fixação de novos polos industriais e comerciais e ainda o desenvolvimento do tecido empresarial já existente”.

“A união faz a força”, palavras de Margarida Freitas, nova presidente da Assembleia Geral, que destacou a força do associativismo no desenvolvimento económico da região.

O presidente da associação agradeceu a todos que tomaram posse e fazem parte da equipa, lembrando que não é fácil conseguir dirigentes associativos por falta de tempo, devido às suas profissões.

Segundo Paulo Agostinho, a ACCCRO é uma das mais de 500 associações empresariais em Portugal, revelando que cerca de 20 por cento vão encerrar durante o ano de 2016. “Isso significa que é difícil gerir uma associação”, sublinhou o responsável, recordando o trabalho feito pelas centenas de dirigentes da ACCCRO ao longo destes 113 anos.

O dirigente revelou que nos últimos três anos reformularam internamente os “métodos, ferramentas, parque informático, inclusive a equipa, para que possa acompanhar uma estratégia e o objetivo” que definiram para a associação.

Pretendem contribuir para a modernização do tecido empresarial, defendendo e representando os interesses dos associados e das empresas da região. “Unicamente uma associação empresarial forte, moderna e preparada para enfrentar os desafios, pode ser um parceiro competente e verdadeiramente necessário e fundamental para o tecido socioeconómico”, adiantou.

O presidente da Câmara das Caldas, Tinta Ferreira, sublinhou a dinâmica da ACCCRO, que “ganhou alma e coragem e decidiu recandidatar-se e foi eleita pelos associados”. “Quem tem funções de responsabilidade sujeita-se à crítica muitas vezes injusta”, apontou o autarca, considerando que a alteração da sua designação significa “uma motivação e o início de um novo projeto para a ACCCRO”.

Órgãos Sociais para o Triénio 2016/2019

Assembleia Geral

Presidente: Margarida Freitas

Vice-Presidente: Paulo Monteiro

Vogal: José Manuel da Conceição

Suplente: André Nogueira

Conselho Fiscal

Presidente: Carlos Sequeira

Vice-Presidente: Leonel Almeida

Secretário: Fernanda Pequeno

Suplente: Carlos Alexandre

Direção

Presidente: Paulo Agostinho

Vice-Presidente: Carlos Tomás

Vice-Presidente – José Silva

Tesoureiro –Rosário Abegão

Secretário – Nuno Magalhães

Suplente –Salomé Sebastião

Suplente – Vítor de Brito

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Festa no Bairro Azul

A Associação de Moradores e Amigos do Bairro Azul, nas Caldas da Rainha, organizou no passado dia 14 um arraial de santos populares, integrado na 8ª Festa da Flor.

ama

Paróquia comemorou Santos Populares

A Paróquia de Nossa Senhora do Pópulo, nas Caldas da Rainha, realizou no passado 14 um arraial de santos populares junto à Igreja de Nossa Senhora da Conceição.

paroquia