Q

Previsão do tempo

19° C
  • Friday 27° C
  • Saturday 26° C
  • Sunday 23° C
19° C
  • Friday 27° C
  • Saturday 26° C
  • Sunday 24° C
19° C
  • Friday 30° C
  • Saturday 29° C
  • Sunday 25° C

Comerciantes caldenses recebem conselhos da polícia

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A PSP das Caldas da Rainha está a divulgar conselhos aos comerciantes caldenses para se precaverem contra assaltos.

A PSP das Caldas da Rainha está a divulgar conselhos aos comerciantes caldenses para se precaverem contra assaltos.

“A técnica está ao seu serviço para o ajudar a fazer a vida dura ao ladrão. Quando fizer obras no seu estabelecimento, dê lugar de relevo às questões de segurança. Aproveite a ocasião para pôr em execução ideias práticas, tendentes a evitar roubos e assaltos”, é divulgado num panfleto distribuído em várias lojas da cidade.

“Diversos sistemas de alarmes podem oferecer-lhe segurança e garantir-lhe noites mais tranquilas, bem como um período de férias menos preocupado. A utilização de meios vídeo e/ou vigilantes podem compensar os seus custos. Neste caso, coloque cartazes a anunciar que os tem. Dissuadir o ladrão já é meio caminho andado e um alarme sonoro já fez fugir mais do que um ladrão”, descreve.

Por outro lado, “um bom cofre facilita a sua vida e dificulta a do ladrão”. Outra recomendação passa por haver “iluminação, espaço e visibilidade”. Segundo a PSP, “os ladrões gostam de cantos escuros e prateleiras e montras atravancadas”.

“As horas de maior movimento são as preferidas pelos ladrões. Muitas vezes eles atuam aos pares, e, enquanto um desvia a atenção, o outro furta os artigos. Espelhos normais e convexos, colocados estrategicamente nas paredes e tetos, são pouco dispendiosos e o ladrão não gosta. Uma arrumação adequada das prateleiras pode melhorar a vigilância. Colocar os artigos mais valiosos perto dos locais de atendimento também facilita a vigilância”, recomenda.

As horas de abrir e fechar o estabelecimento, principalmente se o comerciante o fizer sozinho, são críticas. “É uma altura propícia a um assalto. Desconfie do cliente demasiado matinal e daquele que chega a horas de fechar. Combine, com o comerciante seu vizinho, apoiarem-se mutuamente na vigilância do outro estabelecimento”, refere.

O hábito de fazer dupla verificação de portas, janelas e cofres é também importante, tal como ter pouco dinheiro na caixa. “Leve as quantias elevadas de dinheiro até ao banco e procure não ir sozinho, mas antes acompanhado de um colaborador. Evite as ruas com pouco movimento quando for fazer depósitos no banco”, sugere a PSP.

Por último, em caso de assalto, não oferecer resistência e tente registar o máximo de pormenores sobre o assaltante, nomeadamente aspecto físico, corpulência, vestuário e calçado, tipo de arma e comportamento, direcção de fuga, cúmplices que possa ter no exterior, características do carro que possa utilizar e a sua matrícula, mas sem se expor.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Enchente nas Tasquinhas ajudou financeiramente associações e expositores 

A Expotur – Tasquinhas das Caldas da Rainha, de 5 a 14 de agosto, no salão da Expoeste, foi muito visitada, tendo proporcionado receitas às associações e expositores, que se mostraram, na generalidade, satisfeitos com a adesão ao evento, após dois anos de pausa devido à pandemia.

tasquinhas vale serrao

Feira de 15 de Agosto desiludiu vendedores e visitantes

A tradicional feira do 15 de Agosto nas Caldas da Rainha foi considerada este ano “muito fraquinha, desde feirantes a carrosséis”, sendo este comentário de um dos visitantes idêntico a muitos outros ouvidos, inclusive dos vendedores.

agosto1

Modelo e agricultora em concurso da SIC

A modelo Marie Brethenoux, de 34 anos, que desde 2021 está a viver na Serra do Bouro, nas Caldas da Rainha, onde se ocupa da reformulação da quinta da família, dedicando-se também ali aos trabalhos rurais, vai participar na nova temporada de ‘Quem Quer Namorar com o Agricultor’, programa da SIC.

marie