Q

Previsão do tempo

12° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
12° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
13° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C

Canoísta esteve desaparecido durante sete horas no mar de Peniche

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Um praticante de caiaque, de 43 anos, esteve sete horas desaparecido ao largo de Peniche, quando participava numa travessia até às Berlengas, no passado sábado. Acabou por ser encontrado e resgatado por um helicóptero da Força Aérea a cerca de dez milhas a sudoeste do arquipélago.
Helicóptero EH-101 Merlin da Força Aérea efetuou o resgate

Um praticante de caiaque, de 43 anos, esteve sete horas desaparecido ao largo de Peniche, quando participava numa travessia até às Berlengas, no passado sábado. Acabou por ser encontrado e resgatado por um helicóptero da Força Aérea a cerca de dez milhas a sudoeste do arquipélago.

O desportista, José Alberto, um médico residente em Aveiro e atleta experiente desta modalidade de desportos aquáticos, seguia numa expedição à ilha das Berlengas com 24 participantes. Foi o único que não chegou ao destino previsto. Ter-se-á afastado do grupo por causa da ondulação e do vento, cerca das 14h, última vez que tinha sido visto a duas milhas a sudoeste do arquipélago.

Duas horas depois o alerta foi dado por familiares e foi mobilizado o salva-vidas “Vigilante” do Instituto de Socorros a Náufragos de Peniche e mais tarde a embarcação semirrígida da Estação Salva-Vidas da Nazaré e um helicóptero da Força Aérea. O navio-mercante “Fri Stren”, que se encontrava ao largo de Peniche em trânsito para Norte, participou também nas buscas, que contaram ainda com as corporações de bombeiros de Torres Vedras, Lourinhã e Peniche, e com a Proteção Civil de Peniche.

Segundo o comandante da capitania de Peniche, Serrano Augusto, “foi pesquisada uma área entre Torres Vedras e Peniche, e a Oeste das Berlengas”.

Às 21h foi avistado e resgatado pelo helicóptero da Força Aérea, que o transportou para Peniche, onde recebeu assistência médica antes de ser levado para o hospital das Caldas da Rainha para a realização de exames complementares. À chegada apresentava estar bem de saúde, no entanto, bastante cansado.

A capitania vai agora apurar as causas que o levaram a ficar à deriva. O caiaque, de quatro metros e meio, em fibra de vidro, não foi recuperado e pode constituir um perigo à navegação.

Devido à previsão de ventos muito fortes tinha sido adiada a tradicional travessia Berlenga Ocean Challenge, mas uma empresa de desportos de aventura de Sever do Vouga realizou na mesma o atravessamento na 19ª Expedição em Autonomia às Berlengas em Caiaque, na qual participava o homem desaparecido.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

GNR leva presentes de alunos a idosos

Alunos da turma 8C da Escola Básica e Secundária Fernão do Pó, do Bombarral, prepararam presentes alusivos à páscoa para serem distribuídos por idosos que vivem no concelho.

idosos

Barbeiro desaparecido

Um barbeiro brasileiro, de 42 anos, está desaparecido desde 3 de março, havendo suspeitas de que se possa ter afogado no mar na Foz do Arelho, localidade onde residia, mas não havendo testemunhas todas as hipóteses estão em aberto, tendo o caso sido comunicado ao Ministério Público e à Polícia Judiciária.

desaparecido0

Ministério Público acusou menor que terá esfaqueado a irmã até à morte

A jovem de 16 anos que terá esfaqueado até à morte a irmã, três anos mais velha, em agosto do ano passado, na casa onde viviam com o pai, no bairro da Fonte Boa, em Peniche, foi agora acusada pelo Ministério Público dos crimes de homicídio qualificado e profanação de cadáver.

lara