Q

Previsão do tempo

19° C
  • Wednesday 19° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 17° C
19° C
  • Wednesday 19° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 17° C
19° C
  • Wednesday 19° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 17° C

A minha vida de universitário

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O JORNAL DAS CALDAS recolheu as histórias de treze jovens que acabaram ou estão a concluir os estudos universitários.
Joana Agostinho começou a fazer mestrado mas congelou a matrícula por estar a trabalhar

Pedimos que transmitissem como foi ou tem sido a vida de estudante distante (uns mais do que outros) da área de residência, como foi a experiência, os desafios, as dificuldades iniciais e como se tornou mais fácil. Também quisemos perceber que respostas de alojamento tiveram e como geriram despesas com casa, transporte, alimentação e custos da universidade. Por último, deixaram conselhos para os futuros universitários.

Joana Agostinho, 24 anos, Caldas da Rainha

“Procurem ir para um curso com o qual se identificam”

Fiz a licenciatura em Relações Internacionais no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, entre 2010 e 2013, e comecei o mestrado em Economia e Políticas Públicas no Instituto Universitário de Lisboa. Congelei a matrícula após entrar no mercado de trabalho.

Desde que me lembro que queria ir para a faculdade. Sempre me interessei por áreas profissionais diferentes, o que fez da escolha uma decisão mais complicada do que o previsto – candidatei-me por isso a um curso que incorporava variadas disciplinas.

Talvez o maior desafio em todo o processo seja lidar com a pressão e com as emoções. Coimbra era a cidade para onde queria ir, talvez por a associar aos estudantes universitários, contudo, achei importante procurar opiniões sobre qual o melhor instituto tendo em conta o curso que pretendia e no topo da minha lista ficaram duas universidades de Lisboa. Acabei por viver lá durante os três anos da licenciatura e foram anos que me enriqueceram bastante.

É na força de vontade que vamos buscar a motivação para continuar e a capacidade de aguentar as saudades de casa (que eram sempre muitas). Tudo isto acabou por me deixar mais preparada para um futuro independente.

Alojamento e despesas:

A questão do alojamento surge muito associada à saudade. No meu caso o fator proximidade e facilidade de acesso entre Caldas da Rainha e Lisboa fez com que a princípio fizesse viagens de ida e volta diárias. Viver em Lisboa traria custos demasiado elevados e por isso esta passou por ser a primeira solução, que se mostrou ser muito cansativa (tendo em conta que demorava cerca de duas horas e um quarto por viagem).

Os gastos eram elevados e foi quando me candidatei à bolsa de estudo que procurei ter acesso à residência de estudantes. Quem vai para uma residência tem de estar preparado para a partilha das divisões da casa, assim como deve ter a noção de que a agitação será uma constante. E juntam-se pessoas de todo o mundo, que ali se encontram ao abrigo de programas de intercâmbio. Seja como for, foi o que me possibilitou o equilíbrio das despesas.

A bolsa de estudo ajudava e candidatei-me na altura a uma bolsa atribuída aos alunos do ensino superior pela Câmara Municipal das Caldas da Rainha – ambas foram efectivamente um grande apoio.

Todavia, foi a minha família quem me apoiou nestes anos – entre alojamentos, despesas educativas, transporte e alimentos. Gerir despesas significava não vir a casa todos os fins de semana e quando vinha levava alguma comida já confecionada. Comer na universidade ou levar algo ajudava a controlar as contas ao fim do mês e fazia a diferença nos custos. Um estudante gasta mil e tal euros nas propinas e deve preparar-se para um custo de 300 euros mensais, no mínimo, para outros gastos. Quando falamos de Lisboa e Porto, tendo em conta o valor das rendas, sobe para os 500 euros.

Conselhos para futuros universitários:

Fazerem o exercício de se imaginarem a exercer a profissão é essencial para uma candidatura. Procurem ir para um curso com o qual se identificam nas disciplinas específicas que vão frequentar e sem receios de mais nada entrem no desafio.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Pensado um grande parque que crie nas Caldas uma centralidade urbana de cultura, saúde e bem-estar

O Masterplan do Termalismo, apresentado pelo arquiteto urbanista Bruno Soares, na sessão da Assembleia Municipal que decorreu a 16 de abril, defende criar nas Caldas da Rainha um grande Parque das Termas, que totaliza cerca de 40 hectares no seu conjunto. O objetivo principal é fazer a ligação entre o Parque D. Carlos I, a Mata D. Leonor, a Quinta da Boneca, Centro de Artes, o Museu de Cerâmica e o Centro Histórico das Termas, com a instalação de um percurso pedonal estruturante transversal.

masterplan 1

“É preciso criar uma maior consciencialização ambiental na população”

Emídio Sousa fez o seu primeiro ato público como secretário de Estado do Ambiente nas Caldas da Rainha, no âmbito da sessão de abertura da 30ª edição das Jornadas Pedagógicas de Educação Ambiental, que decorreram no Centro Cultural e de Congressos (CCC) entre os dias 19 e 21 de abril.

jornadas

Dino D’ Santiago no concerto de 14 de maio

Este ano o tradicional concerto de 14 de maio com o palco colocado na Praça 25 de Abril, junto ao edifício da Câmara Municipal das Caldas da Rainha, será protagonizado pelo músico e compositor Dino D' Santiago, atualmente um dos artistas mais aclamados pelo público em Portugal.

dino santiago